Gestação de 11 a 12 Semanas: fotos da barriga

Está com 11 semanas de gestação? Sabe o que acontece à partir de agora? No fim do primeiro trimestre talvez você consiga saber o sexo do seu bebê.

Depende da posição em que ele vai estar. Os meninos são mais fáceis de serem identificados.

Porém, não crie muita expectativa, tem gente que não consegue saber antes do quinto ou sexto mês.

 

11 Semanas de Gestação 

É emocionante poder ouvir as batidas do coração do seu bebê. O útero cresce junto com o bebê e, por isso, ele já está grande o suficiente para encher sua barriga. Algumas mulheres já conseguem sentir os movimentos do feto nessa fase.

A partir de agora, isso é possível, com mais precisão, pelos exames de ultrassonografia ou por aqueles aparelhos que tem nos consultórios médicos, o Sonar (que emite apenas som, sem imagens).

Geralmente, é entre a 11ª e a 13ª semanas que os exames de ultrassom, para quem ainda não fez, são solicitados. Alguns obstetras têm em seus consultórios aparelhos de ultrassom que dão chance às mamães de poder dar aquela espiadinha em seus bebês.

Outros até emitem laudos, a cada consulta. Às vezes, até por conta da ansiedade dos pais, os médicos nem sugerem esta possibilidade – justamente para não deixá-los assustados sem motivos aparentes.

Nem sempre o que você sente é o bebê mexendo, os movimentos podem ser gases na gravidez ou leves problemas intestinais.

Alguns sintomas da gravidez também podem incomodar nesse momento, como salivação excessiva, exagerada sensação de sede ou azia, mas não há nada para se preocupar.

O corpo do bebê já está formado 

Todas as partes do feto já estão formadas. Entretanto, elas são bem pequenas e fininhas. A cabeça ainda é maior que o corpo, os dedos já estão totalmente separados e os ossinhos ficaram mais duros. A pele é fina e transparente.

Os vasos sanguíneos da placenta aumentam e fornecem os nutrientes e oxigênio necessários para o crescimento rápido. As raízes dos dentes aparecem sob a gengiva. O seu filho já consegue abrir e fechar os punhos e se esticar na barriga.

Hora de fazer o exame de Translucência Nucal

Entre a 11ª e a 14ª semanas de gestação também é indicado que a gestante realize o exame de TN (Translucência Nucal).

Por meio de uma ultrassonografia faz-se uma medida na região da nuca do feto para calcular o risco de ele apresentar malformações, alterações genéticas ou alguma síndrome, como a de Down.

onze semanas de gestação sintomas

Veja também: Como está o bebê no 4º mês

Sinto o bebê soluçar na minha barriga, isso é normal?

Como o feto já possui o diafragma, soluços podem ser comuns. Você pode não senti-los agora, mas, em breve, conseguirá sentir os pulinhos.

Nessa semana, você já pode fazer a ultrassom que faz diagnóstico para a síndrome de Down e trissomia 18. Além de verificar a saúde, o médico mede a translucência nucal do bebê e verifica se não há o risco de doenças genéticas.

11ª semana de gravidez: barriga, sinais e sintomas

Com o crescimento acelerado do útero – que já está acima dos ossos da pelve –, a barriga da grávida fica cada vez mais arredondada.

Nesta fase também é comum aparecer uma linha vertical escura na barriga de algumas gestantes chamada de Linha Nigra. E para quem não tinha notado ainda, a cinturinha gradualmente vai desaparecendo.

Os sintomas anteriores como náuseas, enjoos, queimações e tonturas vão diminuindo. No geral, algumas gestantes ainda sentem enjoos matinais – que podem ser minimizados com a prática de ter ao lado da cabeceira da cama bolacha de água e sal ou uma fruta.

Quando o enjoo vier, ela deve ir mastigando devagar a fruta/bolacha. Gestante não deve esquecer-se de beber muita água e dar preferência a sucos naturais. Além disso, fazer exercícios adequados e indicados como caminhadas, natação, hidroginástica, pilates e Yoga.

Quando devo começar a tomar Ácido fólico?

O ideal é começar a tomar o ácido fólico pelo menos três meses antes de a mulher engravidar. Se isso não for possível, no primeiro trimestre é fundamental a ingestão deste suplemento que ajuda a prevenir alterações genéticas no feto, além de minimizar riscos de parto prematuro ou outros problemas.

O complexo vitamínico (B) pode ser ingerido diariamente em forma de cápsulas e ainda por meio dos vegetais como espinafres, brócolis, lentilhas, cereais e frutas.

Embriologia da 11ª semana de gravidez

Na décima primeira semana de gravidez o embrião mede em torno de 4 centímetros (tamanho de um dedo polegar) e já tem todo o corpinho formado. De agora para frente, as fases de desenvolvimento e de formação do bebê são mais amenas e os riscos de abortos espontâneos diminuem muito.

Com toda sua estrutura formada – o embrião já tem os dedos das mãos e dos pés separados totalmente, incluindo unhas –, e já desliza dentro do útero.

Estica-se, dá chutes e se movimenta bastante (mas a gestante ainda não o sente). A partir dos próximos meses, a função principal do bebê será crescer, ficar forte e se desenvolver de forma a viver fora do útero por conta própria.

11ª semana de gravidez: quanto tempo é em meses?

A décima primeira semana de gestação representa a metade do terceiro mês de gravidez, que vai da 9ª semana a 13ª semana e 2 dias.

Tecnicamente, a décima primeira semana de gestação equivale à oitava semana de gravidez. Para uma gestação calculada a partir da data da última menstruação (DUM).

Confira algumas fotos da barriga com 11 semanas de gravidez:

12 semanas de gestação

Com o fim das 12 semanas de gravidez, o período mais delicado e perigoso da gestação já passou, dá para relaxar, mas não abuse. Alguns incômodos chatos já passam e dá para começar a recuperar suas forças e sentir vontade de retomar sua rotina.

Se você não conseguiu ver o sexo do bebê, já está chegando a hora.

Sintomas da gravidez com 11 semanas 

Conforme o feto for crescendo, o seu útero começará a pesar. Os enjoos e o cansaço intenso tendem a desaparecer, trazendo mais energia ao dia a dia da gestante.

O que persiste são as idas frequentes ao banheiro e, para algumas gestantes, o refluxo. Devido ao aumento dos níveis de progesterona dessa fase é possível que a mulher sinta azia forte, isso se deve ao fato do hormônio relaxar a válvula que está localizada entre o estômago e o esôfago. Aí, os ácidos que se encontram no estômago acabam subindo para o esôfago.

De fato, os três primeiros meses de gestação são os mais difíceis em relação a sintomas, preocupações e insegurança. Isso porque tudo é novidade. Mas, sabendo o que esperar desta fase, os acontecimentos tornam-se mais leves.

Confira também: Tudo sobre o 5º mês de gestação

A queimação na garganta também pode acontecer. Para evitar esse problema, coma menos e mais vezes. Sempre bem devagar. Também beba antes ou após as refeições, jamais durante elas.

Evite refrigerantes e alimentos picantes. É importante tomar ácido fólico e manter uma dieta rica em cálcio, proteínas e vitaminas.

12ª semana de gravidez x tamanho da barriga

Chegando ao fim do primeiro trimestre, a barriga da grávida já está bastante evidente. Os seios também ficam maiores e, às vezes, doloridos. As aréolas dos mamilos ficam mais escuras.

É nesta fase que algumas mulheres passam a engordar, já que as náuseas e os enjoos começaram a desaparecer e o apetite reaparece. É importante não se descuidar da alimentação.

Beba muita água, mantenha uma dieta equilibrada e ingira alimentos que sejam fontes de vitaminas, proteínas e minerais.

doze semanas de gestação são quantos meses

Exames 

Se a gestante ainda não fez nenhum exame de ultrassom, esta é a hora. Geralmente ele é solicitado entre a 11ª e a 13ª semanas e serve para confirmar a idade gestacional e descartar gravidez ectópica (óvulo fecundado fora do útero), por exemplo.

É também nesta fase (até a 14ª semana) que deve ser realizado o exame de TN (Translucência Nucal). Por meio de uma ultrassonografia faz-se uma medida na região da nuca do feto para calcular o risco de ele apresentar malformações, alterações genéticas, hidrocefalia ou alguma síndrome, como a de Down.

Valores de referência da TN

Segundo especialistas, os valores abaixo de 2,5 mm são considerados normais e acima disso aumentam os riscos de síndromes.

Desenvolvimento do bebê com onze semanas

O cérebro do seu feto já está produzindo hormônios e as células nervosas estão se multiplicando rapidamente.

Essa semana ele já passa a sugar e engolir os alimentos, abrir e fechar os dedos das mãos e fazer algumas caretas com os músculos da face. A placenta e o cordão umbilical, a partir de agora, ajuda a sua circulação sanguínea.

12ª semana de gravidez: quanto tempo corresponde em meses?

A décima segunda semana de gestação representa a reta final do terceiro mês de gravidez (de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias) e equivale à nona semana de gravidez. Para uma gestação calculada a partir da data da última menstruação (DUM).

Já dá para saber o sexo do bebê?

Sim. Em alguns casos isso já é possível, mas o mais indicado é entre a 13ª ou 14ª semanas de gestação.

Embora existam exames (de sangue ou de urina) que servem para descobrir o sexo do bebê ainda por volta da 8ª semana, alguns procedimentos são considerados invasivos e podem trazer riscos para o bebê. Por isso, converse com seu obstetra se vale a pena.

Embriologia da 12ª semana de gravidez

Na décima segunda semana de gravidez o embrião mede em torno de 6 centímetros. O seu rosto vem mudando a cada semana e os olhos, que ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro.

Neste período, os tecidos e os órgãos formados crescem e amadurecem rápido. O intestino, por exemplo – que mais parecia uma parte inchada do cordão umbilical –, começa a entrar na cavidade abdominal.

Embora muito pequeno, o embrião já reage quando a mulher encosta na barriga. Mesmo assim, ainda não é possível senti-lo.

É no primeiro trimestre que ele dá início a fase que o acompanha por muito tempo após o parto, a fase oral. Alguns já mantêm o dedinho na boca.

Veja agora imagens da barriga da mamãe com 12 semanas de gravidez:


    1. Avatar
      Adriana 21 de janeiro de 2015
    2. Avatar
      adriana 28 de abril de 2015
    3. Avatar
      eliete 17 de maio de 2015
    4. Avatar
      Deise 25 de maio de 2015
    5. Avatar
      karen 10 de junho de 2015
    6. Avatar
      luana 27 de junho de 2015
    7. Avatar
      nathi 31 de julho de 2015
    8. Avatar
      Grazyy 18 de setembro de 2015
    9. Avatar
      Janaina da Silva Fernandes 24 de novembro de 2015
    10. Avatar
      Patricia 25 de novembro de 2015
    11. Avatar
      Maria jose 27 de novembro de 2015
    12. Avatar
      Geovane 3 de janeiro de 2016
    13. Avatar
      day 2 de fevereiro de 2016
    14. Avatar
      mari 28 de maio de 2016
    15. Avatar
      laura theodoro 4 de novembro de 2016
    16. Avatar
      larissa 3 de janeiro de 2017
    17. Avatar
      amanda 17 de maio de 2017
    18. Avatar
      gercilene 21 de agosto de 2017

    Adicione um comentário

    *