Benefícios da yoga para gestante

A yoga é uma pratica milenar que traz muitos benefícios a mulheres gravidas e consequentemente ao bebê. Os exercícios são capazes de trabalhar os músculos e articulações de todo o corpo, e vão além. Eles atuam também nos campos energético, mental-emocional e espiritual, já que a concentração é fundamental.

Indicação médica

Muitos médicos recomendam a realização de atividades leves e moderadas durante a gestação, o que traz benefícios para a saúde de mãe e filho. Dentre as indicações estão caminhadas, hidroginástica e pilates. Além destes, a pratica da yoga é altamente recomendada por todos os profissionais da saúde, já que não há esforço excessivo, e sim inúmeros benefícios.

 Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Quais são os benefícios da yoga?

Como a yoga exige concentração e é realizada em um ambiente tranquilo, o momento contribui ainda para que a relação entre mulher e bebê se fortaleça, o contato entre ambos aumenta.

Estudos científicos comprovam que a yoga possibilita aumento do peso do bebê, menor ocorrência de partos prematuros, prevenção da má posição para o parto. A mulher melhora sua respiração, melhora a postura, relaxa o útero, tem a placenta mais oxigenada e fica, de maneira geral, mais tranquila e preparada para a hora do parto.

Outros resultados para mãe e bebê

A yoga ajuda a boa circulação sanguínea, o que diminui incômodos como inchaços, varizes, formigamentos e dormências. As dores nas costas, tão comuns devido ao crescimento da barriga, também diminuem. Da mesma maneira, a prisão de ventre ocorre com freqüência no período, e é aliviada com os exercícios.

A pratica da yoga ainda ajuda no fortalecimento da região pélvica, o que contribui para um parto mais tranquilo e rápido. Os hormônios provocam ainda alterações de humor e ansiedade, amenizados pelos exercícios. O pós-parto também é ajudado, a recuperação ocorre de maneira mais rápida.