9 semanas de gravidez: sintomas e tamanho da barriga

As 9 semanas de gravidez chegou. As mudanças já não são tão evidentes semana a semana, mas elas existem.

Nesta fase, o cansaço e a fadiga são bem frequentes e podem ser resultados de noites mal dormidas ou da carência de nutrientes como o magnésio – que age na função imunológica, dá força aos ossos, regula o açúcar no sangue e a pressão arterial, melhora o metabolismo e a performance física, porque atua na contração muscular.

A ansiedade e o medo em relação ao parto, às alterações físicas (como o aumento de peso), as mudanças psicológicas e de rotina como adaptações financeiras e a troca do papel de filha e de esposa para o de mãe são alguns dos motivos que tiram a noite de sono das futuras mamães. Por isso, geralmente, as gestantes acordam muito cansadas.

9 semanas de gestação

Vejamos quais as principais mudanças das 9 semanas de gravidez. Foto: FemmeActuelle

O ideal é dormir ao menos oito horas por dia e, quando possível, que a gestante descanse nos intervalos de trabalho. Estique bem as pernas. Beba bastante água. Se alimente corretamente, com riqueza de nutrientes e pratique atividades físicas adequadas como, yoga ou pilates.

Sinais de ansiedade e de cansaço extremo devem ser relatados ao obstetra – que saberá como ajudar a gestante a amenizar esses e outros sintomas ou preocupações.

Nesta fase de transições, receber o apoio do pai da criança e de familiares é fundamental. Ouvir mães mais experientes pode trazer algum tipo de conforto emocional. Mas lembrem-se, grávidas, conselhos não são indicações médicas e o que foi bom para um organismo pode não ser para outro. Compartilhar informações é importante, mas se automedicar, por exemplo, é errado em qualquer situação.

9 semanas de gravidez: quanto tempo?

A nona semana de gestação representa o início do terceiro mês de gravidez (de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias).

Calculada a partir da data da última menstruação (DUM), tecnicamente, a nona semana de gestação equivale à sexta semana de gravidez.

Embriologia das 9 semanas de gravidez

Na nona semana de gravidez o embrião mede cerca de 30 mm (quase do tamanho de uma azeitona). Em virtude dos ombros, cotovelos, joelhos e pulsos já estarem funcionando, ele se mexe bastante dentro da bolsa d’água. Mas ainda não é possível que a futura mamãe sinta este movimento do feto. Isso ocorrerá apenas no segundo trimestre, quando ele crescer ao ponto de encostar-se à parede uterina.

Nesta fase, 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão tão complexo que é o cérebro. É também neste período que ele começa a perceber os sons emitidos pela gestante. Se você ainda não teve um bate-papo com seu herdeiro, esta é a hora de começar. Pode conversar a vontade, cantar músicas e relaxar bastante. Quanto mais plena a mamãe estiver, mais tranquilidade passará para seu bebê.

9 semanas de gravidez

Barriga de 9 semanas de gravidez

Muitas mulheres percebem a barriga já bem grande nesta fase. Outras têm a sensação de “estufamento” da barriga. Pelo fato de terem de comer em um intervalo menor entre as refeições, algumas gestantes acabam comendo muito e de forma errada. O ideal é se alimentar a cada três horas e manter uma dieta saudável e equilibrada.

O fator “comer por dois” é mito, mas incluir mais verduras, legumes, frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteínas, como ovos, castanhas ou sementes, e leite faz toda a diferença.

decima semana


  • Add Your Comment

    *