E como a gestação passa muito rápido, as 13 semanas de gravidez marcam o fim do primeiro trimestre e o início do segundo.
A partir de agora, a fase mais difícil com a presença de náuseas, enjoos, cansaço e falta de energia já chegou ao fim para grande parte das gestantes.
O período de formação dos órgãos do bebê também findou e os riscos de aborto espontâneo reduziram bastante.
Com o fim do primeiro trimestre, muitas gravidinhas querem saber se já podem sentir seus bebês se mexerem e se já saberão se virá um menino ou uma menina para já começar a chamar o bebê pelo nome escolhido.
Já dá para saber se é menino ou menina?
Sim! É justamente por volta das 13 semanas de gravidez que já é possível ver se é menina ou menino, por meio de exame de ultrassom – e não mais por outros métodos considerados invasivos. Claro, isso não é tão simples assim porque depende de vários fatores.
Entre eles estão a qualidade do aparelho de ultrassonografia, a posição do bebê e a experiência do profissional que realiza o exame.
Muitas gestantes só conseguem matar a curiosidade a partir da 16ª semana de gravidez. É preciso trabalhar a paciência e a ansiedade!
Quando o bebê começa a mexer?
Com relação a sentir os movimentos do bebê já é uma questão mais delicada e complexa. Há relatos de que muitas gestantes confundem os primeiros movimentos do bebê com flatos intestinais (gases), principalmente quando é a primeira gestação. Já na segunda ou demais gestações, por ela já saber como é, ficará mais fácil distinguir. Mas os movimentos só ocorrem por volta da 16ª semana, que é quando o bebê cresce ao ponto de encostar-se à parede uterina.
Geralmente os movimentos são discretos como cócegas, “tremidas” ou vibrações, depois vão aumentando até o bebê dar chutes fortes que dá para a gestante perceber um volume por fora da barriga como se fosse o pezinho ou a mãozinha, por exemplo. Na maioria dos relatos os primeiros movimentos são quando a grávida está numa posição relaxada: sentada ou deitada.
Leia mais: Desenvolvimento do bebê na barriga da mãe
13 semanas são quantos meses?
As 13 semanas de gravidez ficam bem no meio do caminho entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo (entre três e quatro meses de gravidez).
Para uma gestação calculada a partir da data da última menstruação (DUM), a 13ª semana equivale à décima semana de gravidez, de fato.
Barriga de 13 semanas de gravidez
Com o útero em pleno crescimento, a barriga da gestante se mostra cada vez mais “barriga de grávida”. Com o fim dos enjoos e das náuseas é muito comum a mulher ter mais disposição para comer.
É importante redobrar o cuidado com a alimentação. Beber bastante água. Optar por sucos naturais. Evitar o consumo de frituras, doces e refrigerantes.
Outra coisa que costuma voltar com o fim das náuseas e da falta de energia é o aumento da libido. Por isso, se não houver restrição médica, aproveite para curtir o parceiro.
Bebê com 13 semanas
Nas 13 semanas de gravidez o bebê tem quase 8 centímetros de comprimento, pesa em torno de 25 gramas (metade de uma banana) e já tem impressões digitais. Ele movimenta bastante, inclusive já quer amamentar.
Se a gestação for de uma menina, o embrião já tem cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários. Reduzindo para cerca de 1 milhão quando ela nascer – diminuindo gradativamente até ter 200 mil óvulos por volta dos 17 anos de idade.