Gestação de 25 a 26 semanas – Principais mudanças

Durante as semanas 25 e 26 da gestação, a futura mamãe consegue perceber diversas mudanças no desenvolvimento de seu bebê, que cada vez interage mais e dá sinais de que está se preparando para nascer.

Veja a seguir quais as principais mudanças neste período:

Semana 25: o que acontece com mãe e bebê?

Na semana 25 o bebê não pára de crescer. Ele se movimenta cada vez mais e de maneira coordenada. O cérebro e o sistema nervoso central estão se formando, e as mãozinhas já podem abrir e fechar. Os pulmões estão quase prontos para o movimento da respiração. As medidas aproximadas são 22 centímetros e 700 gramas.

Neste momento, as estrias ainda não apareceram, mas é bom que a mulher comece a prevenir-se hidratando muito bem a pele. Alguns sintomas incômodos devem começar a ocorrer, como zia, má digestão e prisão de ventre. Eles ocorrem devido ao relaxamento da musculatura e também ao aumento uterino, que a esta altura pode ser sentido a uns 5 cm do seu umbigo.

Leia também: Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Características da gravidez na semana 26

Na 26ª semana, o bebê mede mais ou menos 33 centímetros e pesa 790 gramas. Neste período ele está aprendendo muitas coisas, como a respirar. Isso mesmo, ele já consegue praticar a respiração usando seus músculos e pulmões. Como não há ar, ele inspira e expira líquido amniótico.

O bebê também está flexionando os lábios, a boca e outros músculos necessários para a alimentação. O movimento de sugar fica tão natural que não é raro ver através do ultrassom bebês chupando os próprios dedos – alguns chegam até a nascer com bolhas nos polegares.

O movimento de agarrar também é aprendido neste período – com certeza você já estendeu um dedo para um recém-nascido e ficou espantada com sua força, não é mesmo? Dentro do útero da mãe alguns chegam a puxar – sem qualquer perigo – o cordão umbilical.

A mulher deve redobrar a atenção com a alimentação neste período, e se alimentar em intervalos de tempo não muito longos. Abuse de frutas, sucos e iogurtes.


  • Add Your Comment

    *