Cuidados com a circulação durante a gestação

O aumento do fluxo sanguíneo no corpo da mulher durante a gestação e a compressão de alguns vasos pelo crescimento do útero provocam alterações na circulação da gravida. Ainda durante o segundo trimestre, pernas e pés ficam inchados, provocando grande desconforto. Veja a seguir algumas dicas para lidar com o problema e ter uma gestação tranquila até o final:

Os inchaços

Os inchaços dos membros inferiores ocorrem por conta da compressão que o útero, já bastante crescido, realiza sobre veias que realizam o fluxo sanguíneo da região. Além disso, as mudanças hormonais também interferem. A sensação é de grande incomodo.

 Leia ainda: Berço de fraldas para chá de bebê passo a passo

O que fazer para melhorar o fluxo sanguíneo?

– Para melhorar o fluxo sanguíneo, a mulher precisa se exercitar. As atividades físicas promovem a circulação, o que diminui os inchaços. Exercícios leves são indicados. Os realizados debaixo d’água, como a natação e hidroginástica, são considerados muito benéficos para a gestante. Caminhadas também são ótima opção.

–                    O controle do peso também deve ser realizado durante a gestação. É que o ganho excessivo de peso prejudica, dentre outras coisas, a circulação e o inchaço.

–                    Tenha uma alimentação equilibrada. Isso vai te ajudar a ter uma gestação mais saudável em todos os aspectos. Lembre-se também de beber bastante líquido. Seja água, água de coco ou sucos naturais, cerca de dois litros diários são indicados para as gestantes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outras dicas

Para diminuir o desconforto, evite ficar longos períodos em pé. Além disso, evite usar salto. Prefira sapatos mais confortáveis, que acomodem melhor o seu pé. Depois de um dia de trabalho, procure relaxar. Deite-se no sofá com as pernas elevadas para promover a circulação.

Se fizer longas viagens, faça paradas para dar uma caminhada e estimular a circulação dos membros inferiores.