Linha Nigra: Linha Escura na Barriga durante a Gravidez

A gravidez traz muitas alterações no seu corpo; alguns que você espera, como o crescimento da barriga, e outros não, tais como os pelos que crescem em lugares inusitados.

Uma das alterações que você pode não estar esperando é uma linha escura aparecendo até o meio da barriga.

A linha de gravidez, ou linha nigra, como é oficialmente conhecida, na verdade, sempre esteve presente, mas, apenas ao meio da gravidez, torna-se mais perceptível.

Quando ela aparece? Como ela é? Porque ela aparece? Como cuidar dela? Como se livrar dela? Continue lendo para descobrir.

Linha Nigra- Quando ela aparece?

Linha nigra aparece em torno da 14ª à 16ª semana de gestação, mas pode aparecer mais tarde do que isso. Em alguns casos só aparece depois de 20ª semana, ou seja, na segunda metade da gravidez e pode demorar de algumas semanas até 6 meses para desaparecer após o nascimento da criança.

linha nigra barriga

A linea nigra é a pigmentação da pele na área abdominal que se distende para acomodar o embrião.

Como ela é ?

É vertical e pode ir até o umbigo, ou, às vezes, ultrapassam a linha do umbigo. Muitas vezes ela possui 1 cm de largura.

Em algumas mulheres, a linha nigra é mais suave e, em outras, ela é mais escura. Ela pode aparecer na parte abaixo do umbigo ou em toda a barriga.

Por que ela aparece?

Essa linha escura na barriga ocorre devido ao aumento de um hormônio chamado de “hormônio melanocítico estimulante” (MSH), que amplia a produção de melanina, causando aumento da hiperpigmentação na região da barriga, bem como em áreas onde a pele se distende para acomodar o bebê.

Ao mesmo tempo, o aumento da melanina também faz com que outras regiões do corpo escureçam, como manchas no rosto (cloasma), na pele ao redor dos seios (aréolas), nas axilas ou até mesmo na virilha.

Leia mais: Barriga de grávida é dura ou mole, afinal?

grávida com linha escura na barriga

Foto: LeblogdesMamans

A estimativa é de que 70 a 90% das mulheres grávidas têm marcas de gravidez, tais como a linha nigra, cloasma ou estrias.

Como cuidar dela?

Enquanto a mancha estiver presente, ao tomar sol, use um protetor solar de fator 30 ou maior.

Além disso, tenha uma alimentação saudável, priorizando alimentos integrais e verduras escuras que são fonte de ácido fólico para o organismo.

Como se livrar dela?

Ela pode levar até 6 meses após o nascimento do bebê para desaparecer, por isso, paciência é a palavra-chave.

Portanto, se você está grávida e apareceu uma linha escura abaixo do umbigo, não se preocupe. Isso é perfeitamente normal.