Search
Search
X

Gestação de 13 a 14 semanas – O que muda na gravidez?

Com a chegada da 13ª semana, tanto o bebê quanto a mãe passam por mudanças significativas, que já são percebidas com mais facilidade.

As semanas 13 e 14 de gestação são muito importantes, pois é exatamente neste período que começam a acontecer mudanças bastante significativas para a mãe e também para o bebê. Saiba o que muda e o que acontece no início do segundo trimestre de gestação:

Semanas 13 e 14: como está o bebê?

Neste período, o bebê está em pleno desenvolvimento: seu tamanho varia de 8 a 9 centímetros e seu peso é de pouco mais de 40 gramas. Sim, ele ainda é muito pequeno, mas importantes funções, reações e membros começam a funcionar e trabalhar sozinhos.

Devido a estímulos e impulsos cerebrais, o bebê pode, a partir de agora, realizar pequenos movimentos faciais, como mexer as sobrancelhas e boca. Além disso, ele consegue mover as mãos e os dedos.

As papilas gustativas também “despertam”, e o bebê passa a ser capaz de distinguir diferentes sabores. Deste momento em diante, os médicos recomendam que a futura mamãe varie bastante o cardápio, pois  isso ajudará o bebê a acostumar-se desde cedo com diferentes alimentos e sabores.

Outra novidade ocorre durante estas semanas: os primeiros fios de cabelo do bebê começam a nascer. Os delicados pelos da sobrancelha e do  restante do corpinho também surgem aqui.

Leia ainda: Gestação aos 5 meses

Foto: Divulgação / Babycenter

As mudanças para a mãe

A partir da 13ª semana, todas as secreções tornam-se mais abundantes, o que inclui o suor, o fluxo vaginal e a saliva.  No que se refere aos sentidos, o olfato estará mais aguçado do que nunca.

13ª semanas de gestação: já dá para saber o sexo do bebê?

Como a gestação passa muito rápido, a 13ª semana marca o fim do primeiro trimestre de gravidez e o início do segundo. A partir de agora, a fase mais difícil com a presença de náuseas, enjoos, cansaço e falta de energia já chegou ao fim para grande parte das gestantes. O período de formação dos órgãos do bebê também findou e os riscos de aborto espontâneo reduziram bastante.

Com o fim do primeiro trimestre, muitas gravidinhas querem saber se já podem sentir seus bebês se mexerem e se já saberão se virá um menino ou uma menina para já começar a chamar o bebê pelo nome escolhido.

Já dá para saber o sexo do bebê?

Sim! É justamente por volta da 13ª semana de gravidez que já é possível ver o sexo do bebê, por meio de exame de ultrassom – e não mais por outros métodos considerados invasivos. Claro, isso não é tão simples assim porque depende de vários fatores. Entre eles estão a qualidade do aparelho de ultrassonografia, a posição do bebê e a experiência do profissional que realiza o exame.



Muitas gestantes só conseguem matar a curiosidade a partir da 16ª semana de gravidez. É preciso trabalhar a paciência e a ansiedade!

13ª semana de gravidez: o bebê já se mexe?

Com relação a sentir os movimentos do bebê já é uma questão mais delicada e complexa. Há relatos de que muitas gestantes confundem os primeiros movimentos do bebê com flatos intestinais (gases), principalmente quando é a primeira gestação. Já na segunda ou demais gestações, por ela já saber como é, ficará mais fácil distinguir. Mas os movimentos só ocorrem por volta da 16ª semana, que é quando o bebê cresce ao ponto de encostar-se à parede uterina.

Geralmente os movimentos são discretos como cócegas, “tremidas” ou vibrações, depois vão aumentando até o bebê dar chutes fortes que dá para a gestante perceber um volume por fora da barriga como se fosse o pezinho ou a mãozinha, por exemplo. Na maioria dos relatos os primeiros movimentos são quando a grávida está numa posição relaxada: sentada ou deitada.

13ª semana de gravidez: quanto tempo é?

A décima terceira semana de gestação fica bem no meio do caminho entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo (entre três e quatro meses de gravidez).

Para uma gestação calculada a partir da data da última menstruação (DUM), a 13ª semana equivale à décima semana de gravidez, de fato.

Barriga de 13 semanas de gravidez

Com o útero em pleno crescimento, a barriga da gestante se mostra cada vez mais “barriga de grávida”. Com o fim dos enjoos e das náuseas é muito comum a mulher ter mais disposição para comer.

É importante redobrar o cuidado com a alimentação. Beber bastante água. Optar por sucos naturais. Evitar o consumo de frituras, doces e refrigerantes. Outra coisa que costuma voltar com o fim das náuseas e da falta de energia é o aumento da libido. Por isso, se não houver restrição médica, aproveite para curtir o sexo na gravidez.

Embriologia da 13ª semana de gravidez

Na décima terceira semana de gestação o bebê tem quase 8 centímetros de comprimento, pesa em torno de 25 gramas (metade de uma banana) e já tem impressões digitais. Ele movimenta bastante, inclusive já quer amamentar.

Se a gestação for de uma menina, o embrião já tem cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários. Reduzindo para cerca de 1 milhão quando ela nascer – diminuindo gradativamente até ter 200 mil óvulos por volta dos 17 anos de idade.

Com a chegada da 14ª semana, a maioria das mulheres gravidas percebe grande diminuição – ou mesmo o sumiço – de alguns sintomas que eram muito comuns no início, como as náuseas, cansaço e as dores.

Por fim, seu corpo está mais proporcional, com os membros e o tronco aumentando de tamanho – já que antes a cabeça do bebê era maior.





Comentários:




8 comentários em “Gestação de 13 a 14 semanas – O que muda na gravidez?

  1. Pâmela Sousa

    Olá, no começo da minha gravides estou sentindo muitos enjôos e dores no estômago,e quase não estou comendo,isso e normal?

  2. mariza moraes

    tudo que como passo mal,isso é normal,sinto como se estivese engolido um elefante e com isso tambem sinto dores na barriga,ela fica dura depois que tomo um simples café com pão.

  3. edilaine milena

    Olá. Estou com 3 meses de gravidez é minha ptimeira gestacao entao nao tenho entendimento ainda mas a cada dia que passa eu fico mais anciosa agora as vezes nem parece que eu estou grávida,por causa da sensação as vezes fica tao calmo é normal ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*