Search
Search
X

Gases na gravidez: Sintomas

Apesar de a gravidez ser um período de muitas alegrias, é inevitável dizer que, infelizmente, alguns incômodos também acompanham a mulher

Teve ou tem Gases na gravidez? Problema resolvido!

Alterações de humor, incertezas e mudanças físicas são algumas das questões com que a gestante precisa lidar durante a gravidez. Além desses problemas, outro fator que sempre gera desconforto é o aumento dos gases.

Gases na gravidez: Sintomas

Os gases durante a gestação são causados pelo aumento de progesterona no organismo, um hormônio essencial para o desenvolvimento da gravidez. Além de ser considerado constrangedor para muitas mulheres, os gases trazem sintomas como dores abdominais, às vezes em grande intensidade como pontadas ou como dor constante; flatulência, cólicas e prisão de ventre – o que pode acarretar em outro problema comum da gestação: as hemorroidas.

O que fazer para amenizar

luftal na gravidez

Para amenizar a quantidade de gases, é indicado ingerir bastante líquido, no mínimo dois litros de água. (IndigoDaily)

Chás de menta e de erva-cidreira também são bastante indicados, pelas suas propriedades que ajudam a aliviar os sintomas. Dentre os líquidos, entretanto, é prudente evitar o consumo excessivo de leite (e seus derivados) e bebidas adocicadas artificialmente, assim como as gaseificadas.

Alimentos que devem ser evitados

gases na gravidez prejudica o bebe

Alguns alimentos também aumentam a quantidade de gases na gravidez e, portanto, devem ser evitados. (Hello Bacsi)

Dentre eles, encontram-se leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico; cereais e algumas verduras, como couves, repolho e brócolis. Frutas como laranja, limão, uva, pera e ameixas também devem ser consumidas em menor quantidade ou retiradas do cardápio da gestante.

Como aliviar gases

Para o conforto da mulher e amenizar a quantidade de gases, a gestante deve usar roupas mais largas e confortáveis, evitando principalmente elásticos ou tecidos que pressionam a barriga. Fazer exercícios físicos leves e de controle da respiração também amenizam os sintomas.

Como eliminar gases na gravidez

O ideal é a mulher evitar prender os gases, já que isso pode aumentar o desconforto intestinal, mas infelizmente nem sempre é possível eliminá-los, seja por estar acompanhada ou em lugares públicos de grande movimento. Para auxiliar na eliminação dos gases, algumas dicas podem resultar na melhora do sintoma, como comer mais devagar e em menores porções, ainda que seja necessário aumentar o número de refeições.



Essa indicação é importante porque um dos fatores de aumento dos gases é a dificuldade de digestão devido ao aumento do útero, que comprime o estômago e intestino.

Atenção as reações! 

A gestante deve perceber se algum alimento ou atitude específica faz com que se sinta desconfortável e que possa aumentar a quantidade de gases, já que cada corpo reage de uma forma aos alimentos consumidos. Por vezes, até mesmo corrigir a postura enquanto está sentada ou trocar de posição ao se deitar pode auxiliar a eliminar os gases e trazer mais conforto à mulher.

Ter gases na gestação prejudica o bebê?

gases na gravidez dor lado direito

Foto: The Bump

Felizmente, o bebê não é afetado de modo algum pelo aumento ou acúmulo de gases no organismo, entretanto, caso a mulher se sinta muito desconfortável e perceba a necessidade de remédios, é importante procurar um médico, já que a automedicação pode trazer consequências para o bebê.

Grávida pode tomar luftal para gases? E simeticona?

Apesar de serem os remédios mais indicados para o tratamento de gases na gravidez, é importante não utilizar o medicamento antes de conversar com o ginecologista sobre o problema e prescrição, pois ele saberá prescrever a dosagem correta.

Gases na gravidez: Sintomas
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*