18 semanas de gravidez

18 semanas de gravidez: equivale a quantos meses? Nesta altura da gestação, você já estará no quinto mês de gravidez.

Qual é o tamanho da barriga nesta etapa? O tamanho da barriga varia muito de acordo com cada mulher, mas é provável que já esteja aparecendo e que você perceba que ela está se expandindo rapidamente.

Caso ela ainda não esteja evidente, não se preocupe, pois cada mulher tem seu próprio ritmo, e dependendo da estrutura corporal de cada pessoa, a barriga pode demorar a aparecer.

O que acontece na gestação de 18 semanas?

Nesta etapa é comum que a gestante tenha que realizar um ultrassom morfológico, para que seja possível verificar como está a formação de cada órgão do bebê. Ele também é importante para verificar se o feto tem alguma doença congênita, e através dele também é possível identificar o gênero da criança.

Este exame proporciona com que você enxergue o bebê com detalhes, e quem sabe até consiga enxergar algum gesto a mais como um bocejo.

18 semanas quantos meses

Sintomas da gravidez de 18 semanas?

É bem provável que você já sinta os movimentos do feto na sua barriga de forma intensa. A azia que você estava sentindo nas últimas semanas já vai ter passado, e agora é importante controlar o apetite.

Possivelmente você estará se sentindo mais cansada, mas isso é natural já que sua barriga está crescendo. Além disso, sua pressão poderá estar mais baixa do que o normal, então tome cuidado, pois pode sentir tonturas mais frequentemente.

Qual é o ganho de peso nesta fase?

Nesta etapa é normal que a mulher tenha mais apetite, e que aumentem os desejos da gravidez. Tente lidar com esse aumento de apetite repentino comendo alimentos saudáveis e fazendo pequenas refeições ao longo do dia, para que não acabe tendo um aumento de peso excessivo esta semana. Deve continuar praticando exercícios nesta etapa, mas de forma mais moderada, evitando mudanças súbitas de posição.

18 semanas de gestação são quantos meses

Foto: T-Online

Como está o desenvolvimento do bebê?

Ele já estará flexionando os braços e as pernas, e você vai sentir quando ele chutar sua barriga. Com relação ao tamanho, ele estará com pouco mais de 13 centímetros e pesando 140 gramas. O aprendizado dessa semana é o bocejo, e se você tiver sorte pode presenciar ele fazendo esse movimento no ultrassom.

Ele também terá aprendido a soluçar, o que é natural nesta fase, já que ele está aprendendo os movimentos necessários para respirar.

E, além de tudo isso, ele estará desenvolvendo as impressões digitais, que formarão parte de sua identidade.

Como são as cólicas na gravidez com 18 semanas?

É perfeitamente normal, já que sua barriga está crescendo em um ritmo acelerado.

Uma das causas mais comuns nesta etapa é a dor no ligamento redondo do útero, que são o que dá suporte a este órgão.

Isso ocorre porque o peso do útero começa a puxar estes ligamentos, o que ocasiona as cólicas.

Leia mais: Dor no pé da barriga na gravidez

gestação 18 semanas sintomas

Foto: Proženy

E a gravidez gemelar de 18 semanas

As gestantes já conseguem detectar mais claramente os movimentos dos gêmeos nesta fase.

Esta etapa é conhecida como uma das melhores da gravidez, pois você estará com menos enjoos e ainda com disposição para realizar as atividades diárias, apesar de já apresentar um certo cansaço.

Muito cuidado, pois grávidas de gêmeos tem maior tendência a ter anemia, então verifique se está ingerindo ferro suficiente em sua alimentação.

Nas 18 semanas de gravidez você estará em uma fase mais tranquila, com maior apetite já que os problemas como azia e má-digestão já devem ter passado, por isso aproveite essa semana, pois as próximas devem trazer mais cansaço devido ao crescimento do bebê.