8 Dicas Infalíveis para Aliviar o Refluxo na Gravidez

Nossa equipe selecionou algumas dicas infalíveis para amenizar o refluxo na gestação. Conheça os alimentos que você deve evitar e qualquer que irão ajudar a amenizar esse problema.

Os incômodos clássicos da gestação são as azias, os enjoos e os vômitos.

Se você está grávida, provavelmente já sentiu estes sintomas ou já presenciou uma grávida se queixando de náuseas, queimação e enjoos.

Todos estes são sintomas de refluxo na gravidez e é um quadro muito comum. Ele está relacionado com as alterações hormonais pelas quais as grávidas passam e ao aumento da acidez estomacal.

Algumas mulheres podem passar por isto durante toda a gestação, no entanto, há como aliviar este mal-estar apenas alterando a alimentação.

Veja abaixo algumas dicas de quais alimentos você deve evitar e quais deve consumir para reduzir os sintomas do refluxo na gravidez.

Azia na gravidez dicas

Alimentos ácidos não são recomendados à gestante que sofre com azia (foto: Divulgação)

Alimentos que você deve evitar para amenizar o refluxo

Alimentos fritos e gordurosos

Batatas fritas, carnes gordurosas, manteigas, queijos, sorvetes e salgadinhos são alimentos que induzem a uma maior produção de ácido estomacal. Por isto, eles pioram os sintomas causados pelo refluxo na gravidez.

Bebidas com cafeína

Elas trazem dois agravantes: aumentam a produção de ácido no estômago e são bebidas ácidas. Ou seja, por dois motivos elas aumentam a acidez estomacal, fazendo com que você tenha mais azia e vômitos.

Sendo assim, evite beber café, chá mate, chocolate e energéticos.

Foto: Verywell

Foto: Verywell

Alimentos ácidos e picantes

O refluxo na gravidez é causado pelo aumento da acidez estomacal e o consumo de alimentos ácidos e picantes pode piorar o quadro. Corte o consumo de álcool (cerveja, vinho, licor, etc) e evite refrigerantes, pimenta, bebidas com gás, molho de tomate, alimentos industrializados, açúcar e doces.

O que comer para ajudar prevenir o refluxo na gestação

Alimentos alcalinos

Alimentos alcalinos são o contrário dos alimentos ácidos. Eles irão reduzir a acidez do estômago, fazendo com que você sinta menos os incômodos do refluxo na gravidez.

Estes alimentos são saudáveis e nutritivos e, por isto, fazem muito bem à gestante e ao bebê.

Alguns exemplos de alimentos alcalinos são: abacate, amêndoas, a imensa maioria dos vegetais, melancia, banana…

Chá de gengibre

O chá de gengibre é um forte aliado no tratamento do mal-estar causado pelo refluxo na gravidez. No entanto, tenha muito cuidado com a quantidade! Isto porque o gengibre pode aumentar a pressão. Utilize apenas uma fina lasca de gengibre quando for fazer seu chá.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3 Dicas extras valiosas contra o mal-estar na gravidez

1. Coma devagar e em pequenas porções, pois quanto mais cheio estiver seu estômago, mais ácido ele irá produzir.

Além disto, a acidez estomacal será menor se você mastigar bem os alimentos.

2. Não deite depois de comer, espere pelo menos duas horas. Isto irá minimizar os sintomas do refluxo na gestação.

3. Como bolacha de sal ao acordar, faça isto antes mesmo de levantar. Elas irão reduzir o mal-estar matinal.


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