12 semanas de gravidez

12 semanas de gravidez: reta final do primeiro trimestre!

A partir da 12ª semana de gestação os enjoos e o cansaço intenso tendem a desaparecer, trazendo mais energia ao dia a dia da gestante. O que persiste são as idas frequentes ao banheiro e, para algumas gestantes, o refluxo.

De fato, os três primeiros meses de gestação são os mais difíceis em relação a sintomas, preocupações e insegurança. Isso porque tudo é novidade. Mas, sabendo o que esperar desta fase, os acontecimentos tornam-se mais leves.

12 semanas de gestação – Ultrassom e Translucência Nucal

gravidez 12° semana sintomas

Se a gestante ainda não fez nenhum exame de ultrassom, esta é a hora. Foto: What to Expect

Geralmente ele é solicitado entre a 11ª e a 13ª semanas e serve para confirmar a idade gestacional e descartar gravidez ectópica (óvulo fecundado fora do útero), por exemplo.

É também nesta fase (até a 14ª semana) que deve ser realizado o exame de TN (Translucência Nucal). Por meio de uma ultrassonografia faz-se uma medida na região da nuca do feto para calcular o risco de ele apresentar malformações, alterações genéticas, hidrocefalia ou alguma síndrome, como a de Down.

Translucência nucal – Valores

Segundo especialistas, os valores abaixo de 2,5 mm são considerados normais e acima disso aumentam os riscos de síndromes.

Calculadora de gravidez semanas em meses

12 semanas de gravidez

As 12 semanas da gravidez representa a reta final do terceiro mês de gravidez (de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias) e equivale à nona semana de gravidez. Para uma gestação calculada a partir da data da última menstruação (DUM).

Já dá para saber se é menino ou menina?

Sim. Em alguns casos isso já é possível, mas o mais indicado é entre a 13ª ou 14ª semanas de gestação.

Embora existam exames (de sangue ou de urina) que servem para descobrir o gênero do bebê ainda por volta da 8ª semana, alguns procedimentos são considerados invasivos e podem trazer riscos para o bebê. Por isso, converse com seu obstetra se vale a pena.

Embriologia – 12 semanas de gravidez

feto com 12/13 semanas

Foto: Ricardoillia

Nas 12 semanas de gravidez o embrião mede em torno de 6 centímetros. O seu rosto vem mudando a cada semana e os olhos, que ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro. Neste período, os tecidos e os órgãos formados crescem e amadurecem rápido.

O intestino, por exemplo – que mais parecia uma parte inchada do cordão umbilical –, começa a entrar na cavidade abdominal.

Embora muito pequeno, o embrião já reage quando a mulher encosta na barriga. Mesmo assim, ainda não é possível senti-lo. É no primeiro trimestre que ele dá início a fase que o acompanha por muito tempo após o parto, a fase oral. Alguns já mantêm o dedinho na boca.

15 semanas de gravidez – Tamanho da barriga

Chegando ao fim do primeiro trimestre, a barriga da gravidinha já está bem evidente. Os seios também ficam maiores e, às vezes, doloridos. As aréolas dos mamilos ficam mais escuras.

É nesta fase que algumas mulheres passam a engordar, já que as náuseas e os enjoos começaram a desaparecer e o apetite reaparece. É importante não se descuidar da alimentação. Beba muita água, mantenha uma dieta equilibrada e ingira alimentos que sejam fontes de vitaminas, proteínas e minerais.