Gestação de 5 Meses: Fotos e Sintomas da Gravidez

Respire fundo. Chegamos ao seu quinto mês de gravidez e sabemos que a ansiedade está enorme. Quanto mais as semanas passam, mais parecem demorar a passar.

Mas lembre-se que ansiedade demais, às vezes, atrapalha. O bebê precisa de tranquilidade, por isso, você não pode se apavorar a cada novo sintoma que sentir. Não é porque uma amiga não sentiu algo que você está sentindo que há algo errado.

Para te ajudar a entender o que é normal durante o quinto mês de gestação, segue abaixo uma lista dos sintomas mais comuns.

Sintomas de uma gestação de 5 meses

É nessa etapa que aparecem os sintomas mais tradicionais da gravidez. Fisicamente, o seu corpo muda muito (veja a evolução do corpo na gravidez) e, emocionalmente, é quando cai a ficha e a realidade bate à porta. Por isso, nesse período, o maridão tem que ser mais compreensivo.

Sintomas físicos

Os movimentos fetais começam a ficar tão intensos que você poderá sentir o bebê mexer com maior frequência, se ainda não teve a chance de senti-lo. Há um aumento da umidade vaginal (leucorreia), mas nada preocupante, a menos que a secreção seja amarronzada ou tenha um cheiro forte.

Congestão nasal, sensação de entupimento do ouvido, prisão de ventre, azia, dificuldade de digestão e câimbra nas pernas também são sintomas comuns nessa fase.

Veja ainda: Gestação de 6 meses. Saiba tudo!

Pode ocorrer um possível inchaço (veja como evitar o inchaço) dos tornozelos e dos pés e, às vezes, também das mãos. Dor de cabeça, desmaios e tontura não são sintomas frequentes, mas podem acometer algumas mulheres.

O surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorroidas são raros, mas acontecem. Grande aumento do apetite, dores nas costas, modificação na pigmentação da pele no abdômen e no rosto e aumento da pulsação fazem parte ainda desse período.

Sintomas emocionais

Nessa fase ocorre uma maior instabilidade emocional e a mulher pode, de vez em quando, sentir-se um pouco irritada e ter algumas mudanças de humor, estilo TPM.

Nessa etapa também há um sentimento mais amplo de aceitação da realidade de se “estar grávida”. Os períodos de distração, falta de concentração e esquecimento do que se está fazendo só vão aumentar. (Confira os benefícios da música na gravidez)

O bebê no 5º mês de gravidez

Se você ainda não descobriu o sexo do seu rebento, pode se empolgar. É agora que se consegue descobrir se você terá uma menina ou um menino.

Além disso, os movimentos do feto serão cada vez mais constantes. Nesse período, a pele do bebê forma a chamada “vernixcaseosa”. Ela é uma película de gordura que fica sobre a pele e tem a finalidade de protegê-la.

Nessa fase, também começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios, as sobrancelhas e os cabelos.

Não deixe de ler: Gestação de 7 meses. Tudo sobre

Dúvidas

Se sentir qualquer sintoma que não lhe pareça normal, procure o seu médico. O importante é sentir-se segura e manter o seu bebê – além de você mesma – muito saudável.

Confira algumas fotos da gestação de 5 meses:


    1. Avatar
      sany Salles Fonseca gomes 18 de janeiro de 2015
    2. Avatar
      tauvania santos alves 14 de fevereiro de 2015
    3. Avatar
      A Redação 19 de fevereiro de 2015
    4. Avatar
      Denylson Jeronimo J. Da Silva 18 de abril de 2015
    5. Avatar
      Renata 15 de maio de 2015
    6. Avatar
      Daiana 24 de julho de 2015
    7. Avatar
      Anny 1 de dezembro de 2015
    8. Avatar
      Daiane 9 de fevereiro de 2016
    9. Avatar
      reisiany 12 de fevereiro de 2016
    10. Avatar
      Nina 29 de fevereiro de 2016
    11. Avatar
      A Redação 29 de fevereiro de 2016
    12. Avatar
      Evy 1 de março de 2016

    Add Your Comment

    *