Desenvolvimento do bebê mês a mês: da gestação aos 3 anos

Acompanhar mês a mês todas as mudanças que fazem parte do processo da gravidez é uma sensação indescritível, capaz de aumentar ainda mais os laços entre pais e filhos


gestacao

Cada fase do desenvolvimento do bebê, desde o descobrimento da gravidez até as primeiras palavras da criança, é marcada por momentos de grande emoção para os pais.

A formação do feto no ventre materno até o nascimento do bebê, o seu desenvolvimento mês a mês e o início da construção da personalidade são etapas que merecem ser conhecidas de forma detalhada.

Confira como se desenvolve o bebê até atingir os 3 anos de idade e se surpreenda com uma série de informações inesperadas.

   

1 mês de gravidez

No primeiro mês de gravidez ocorre a implantação no útero do óvulo fertilizado. As células se multiplicam em ritmo acelerado, fazendo com que o desenvolvimento do embrião seja rápido.

O primeiro órgão a se formar é o coração e, sem seguida, forma-se o cérebro e medula. Ao final do mês já é possível observar o formato dos bracinhos e perninhas e o bebê apresenta um tipo de cauda, que desaparece após algumas semanas.

2 meses de gravidez

Os batimentos do coração começam com 2 meses de gestação e se formam os primeiros vasos sanguíneos. O feto pesa entre 2 a 8 g e já se movimenta involuntariamente no ventre.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

É nessa fase que geralmente as mulheres descobrem que estão grávidas e já é possível notar algumas mudanças no corpo, como o aumento dos seios, enjoos e mal-estar matinal.

3 meses de gravidez

Com 3 meses o embrião tem quase 10 cm e pesa cerca de 45 g. O nariz, orelhas e ossos se desenvolvem e os rins já produzem urina. Em alguns casos, é possível descobrir o sexo do bebê nessa fase.

Os sintomas da mãe, como enjoos e tontura, começam a desaparecer.

4 meses de gravidez

Nessa etapa da gestação, o tamanho do bebê chega a 15 cm e o peso 240 g. Os pulmões de desenvolvem e uma penugem de proteção (chamada lanugo) começa a encobrir seu corpo. Bebê começa a ouvir o coração da mãe e, com o desenvolvimento das pálpebras, consegue diferenciar a claridade e escuridão.

5 meses de gravidez

A formação das unhas, sobrancelhas e dentes (por baixo da gengiva) acontece aos 5 meses. O tamanho do bebê já chega aos 30 cm e o peso cerca de 600 g. Os membros ficam mais proporcionais ao corpo e os ossos se fortalecem, o bebê se movimenta mais e dá cambalhotas no ventre.

Com o aumento do peso, a mãe se sente mais cansada e a quantidade aumentada de hormônios resultam em alterações de humor.

6 meses de gravidez

Com 6 meses o bebê mede cerca de 35 cm e pesa de 1000 e 1200 g. Com a audição mais desenvolvida, ele consegue notar melhor sons internos e externos. Os músculos estão mais fortalecidos e o bebê costuma levar o polegar à boca.

A aparência do bebê já se assemelha ao do momento do nascimento e a mãe já pode sentir mais facilmente os movimentos que ele faz.

barriga de gravida

7 meses de gravidez

O tamanho do bebê aos 7 meses é de cerca de 40 cm, com o peso próximo de 1700 g. Com o desenvolvimento das papilas, ele é capaz de distinguir o doce do salgado.

Os cabelos se formam nessa fase e o bebê já pode abrir e fechar os olhos. A mãe começa a sentir inchaço nos pés e o aumento das dores nas costas.

8 meses de gravidez

Aos 8 meses o bebê tem em média 47 cm e pesa por volta de 2500 g. Ele já está com o sistema digestivo formado e seus órgãos continuam amadurecendo.

A grávida se sente mais desconfortável nessa fase final, com falta de ar e dificuldade para dormir. O bebê está pronto para se encaixar no canal do útero e se prepara para o nascimento.

9 meses de gravidez

Com 9 meses o bebê tem em média 50 cm e 3500 g. Ele já está totalmente formado e não tem muito espaço para se mover na barriga da mãe.

É preciso estar atenta às contrações que, quando ocorrem em espaços curtos de tempo, indicam que o momento do parto se aproxima. Ao notar que as contrações acontecem a cada 10 minutos ou menos, é preciso se dirigir ao hospital ou maternidade o mais breve.

Desenvolvimento do bebê mês a mês

Entenda como é o desenvolvimento do bebê mês a mês após o nascimento:

1 mês

A atividade principal do recém-nascido é se alimentar e dormir. Ele só enxerga claramente até a distância de 30 cm e em tons de branco e preto.

Seus bracinhos e perninhas aparentam estar um pouco encolhidos, isso porque ele ainda está se acostumando a viver fora da barriga, onde permanecia na posição fetal.

Ao final do primeiro mês, o sistema nervoso vai amadurecendo, o bebê passa a ter mais controle muscular e será capaz de virar e levantar um pouco a cabeça.

2 meses

Com 2 meses de vida, o bebê começa a dar os primeiros sorrisos de verdade. Ele passa a dormir por períodos maiores e também se mantém acordado por mais tempo.

O bebê começa a se interessar por objetos coloridos e com formas variadas. Seus movimentos são mais precisos e ele já consegue pegar objetos por vontade própria.

3 meses

Aos 3 meses o bebê já tem maior coordenação dos braços e pernas. Seus chutes ficam mais fortes, pois os ligamentos dos joelhos se tornam mais flexíveis.

Com o amadurecimento do cérebro, ele começa a desenvolver melhor a linguagem e fica mais ativo. Esse é o momento ideal para estimular o bebê com sons e conversar bastante com ele.

bebe contente

4 meses

Quando o bebê chega aos 4 meses, ele passa a se interessar mais pelas coisas que estão acontecendo a sua volta (o que acaba atrapalhando na hora de amamentar, pois ele pode se distrair facilmente).

Nota-se que o bebê começa a babar mais, o que acontece porque os primeiros dentinhos já estão começando a se formar. Ele também começa a formular as primeiras sílabas “ma-ma” ou “da-da”.

5 meses

Aos 5 meses, o bebê já consegue se sentar com o apoio de almofadas. É nessa fase que ele costuma levar objetos à boca para explorá-lo. Ele começa a treinar as novas habilidades aprendidas, como fazer um determinado som. Em geral, eles costumam ficar focados por algum tempo na nova atividade que aprendeu.

O bebê começa a interagir mais nas brincadeiras e a distinguir o próprio nome.

 

6 meses

Com 6 meses o bebê já aprendeu a rolar para os dois lados, o que faz com que a atenção seja redobrada na hora de trocar a fralda e deixá-lo na cama. Ele já começa a se alimentar, experimentando os primeiros sabores e texturas e fazendo bagunça na hora de comer.

Na presença de estranhos, o bebê pode se mostrar mais arredio, mas também faz amizade facilmente com quem interagir com ele. É nesse período que ele começa a fazer de tudo para chamar a atenção da mãe com barulhos e movimentos.

bebe lendo

7 meses

Aos 7 meses o bebê consegue se sentar sem o uso de apoio, deixando as mãos livres para segurar objetos, aprimorando a coordenação motora. Ele também vai começar a se mover por conta própria, se preparando para engatinhar ou rolar.

Os primeiros dentinhos já começam a despontar da gengiva, o que aumenta mais ainda quantidade de baba.

A ansiedade da separação acontece nessa fase, onde ele faz de tudo para chamar a atenção. Mas é importante não o reconfortar a todo momento para não o mimar.

8 meses

Com 8 meses o bebê já engatinha e consegue se manter de pé se apoiando nos móveis. Quedas são comuns nessa fase e, apesar de desejar proteger a criança dos tombos, é preciso deixar o bebê explorar o ambiente (sempre com o cuidado para que ele não se machuque, é claro).

É nessa fase que ele começa a compreender as utilidades dos objetos, como abrir, apertar, puxar. Os pais passam a se deliciar com as gracinhas do bebê, como mandar beijo.

bebe com 8 meses

9 meses

Aos 9 meses o bebê já começa a dar alguns passos se apoiando nos móveis ou com alguém segurando. O ideal é que ele ainda não use sapatinhos para não atrapalhar o equilíbrio e fortalecer os músculos dos pés e pernas.



Ele também é capaz de entender o “não”. Nessa fase, o bebê demonstra estar fortemente ligado a mãe, sendo o período onde é mais afetado pela ansiedade da separação.

10 meses

Quando o bebê chega aos 10 meses de idade, começa a estabilizar melhor os primeiros passinhos. Sua personalidade começa a se revelar e, enquanto algumas crianças se revelam mais sociáveis ao sorrirem para estranhos, outras são mais reservadas, não interagindo muito com estranhos.

Ele aprende a dar tchauzinho e já é capaz de compreender algumas frases simples. Por isso, o indicado é relatar ao bebê o que está sendo feito ou irá fazer, como ”vamos trocar a fralda” ou “hora de comer”.

11 meses

Com 11 meses, o bebê começa a colaborar na hora de trocar a roupa, esticando os bracinhos e perninhas. Ele também já consegue se alimentar usando as próprias mãos.

Nesse período, é fundamental começar a ensinar sobre o significado da palavra “não”, usando essa palavra nos momentos de perigo ou quando ele faz algo errado.

Desenvolvimento do bebê com 1 ano

Com 1 ano a criança passa a se entreter em brincadeiras por mais tempo e isso faz com que deseje passar mais tempo acordada. Por isso, é importante criar uma rotina para a hora de dormir.

Ele já começa a se comunicar do seu próprio jeito, respondendo algumas perguntas com palavras, que muitas vezes são inteligíveis.

1 ano e 1 mês

Nessa fase, alguns bebês já deram os primeiros passinhos, enquanto outros ainda deixam os pais na expectativa. Isso é normal, já que cada criança tem seu próprio tempo.

A curiosidade do pequeno está cada vez mais aguçada e ele começa a imitar o que vê à sua volta.

criança de 1 aninho

1 ano e 2 meses

Essa é uma fase de exploração, onde a criança está descobrindo melhor os seus limites. Ela costuma lançar os objetos no chão e se entretém com brinquedos de montar. É importante que ela tenha ao alcance objetos e brinquedos que estejam de acordo com a sua faixa etária.

1 ano e 3 meses

Com essa idade, o vocabulário da criança vai aumentando e ela passa a entender que alguns objetos servem para fazer coisas específicas (como associar que a colher é usada para comer a papinha).

Nessa fase, ela aprende observando e imitando, como ao ver a mãe simulando que está comendo ou se penteando.

1 ano e 4 meses

Nessa etapa, já é possível ensinar com paciência seu filho a usar o. Embora ele ainda vá levar um tempo para deixar as fraldas, já terá um controle maior sobre o intestino e bexiga.

Um bom sinal de que ele pode aprender mais rapidamente a usar o troninho é se a criança chora quando a fralda está suja.

1 ano e 5 meses

Nesse período, a ansiedade de separação começa a diminuir e a criança passa a ficar menos ansiosa quando não está com os pais.

A criança já é capaz de compreender várias palavras, embora ainda pronuncie apenas algumas. Nessa fase, é fundamental disciplinar para que seu filho aprenda a respeitar as regras.

1 ano e 6 meses

Apesar de ainda precisarem dos pais para muitas coisas, a criança consegue realizar diversas tarefas sozinha, como tirar o sapato ou segurar o copo. Porém, nessa fase e preciso ter cuidado com o relacionamento com outras crianças, pois tendem a morder, puxar e bater, por não entenderem que o outro bebê não é um dos seus brinquedos.

professora com crianças

1 ano e 7 meses

Já é possível compreender mais da metade das coisas que o pequeno fala e seu vocabulário continua se expandindo. Os pais podem notar, por exemplo, que ele começa a montar pequenas frases, como “qué colo”.

Ele também começa a compreender termos como “em cima” e “embaixo” ou “dentro” e “fora”. Com essa idade, a criança passa a perceber melhor pequenas mudanças no ambiente, como ao trocar um móvel da casa do lugar.

1 ano e 8 meses

A criança está pronta para aprender ainda mais palavras, e esse é o momento para ensinar as coisas que estão acontecendo ao seu redor através de brincadeiras. Também é bom exercitar novas habilidades com o corpo, ensinando a criança alguns passos mais rápidos, o que pode ser feito dançando uma música, por exemplo.

1 ano e 9 meses

O jeito de andar da criança fica mais maduro, sendo capaz de se movimentar com maior eficiência. Com o aumento da velocidade, os pais devem estar mais atentos para garantir se estão caminhando em um local seguro.

Quedas e joelhos ralados são comuns nessa fase. O ideal é lavar o machucadinho com água e sabão e usar um antisséptico.

1 ano e 10 meses

A criança começa a ter ideias próprias e também a se importar com os resultados daquilo que faz, ou seja, fica contente quando consegue o que deseja e frustrado quando fracassa. Isso faz parte do aprendizado e é bom que os pais elogiem tanto suas conquistas quanto as tentativas.

1 ano e 11 meses

É interessante nessa fase treinar a coordenação motora do seu filho usando lápis e papel. Os primeiros desenhos serão apenas alguns rabiscos, mas com o tempo ele começará a se aperfeiçoar, fazendo linhas e círculos.

Também é nessa época que ele começa a aprender as diferentes cores e o nome de cada uma.

Desenvolvimento da criança com 2 anos

2 anos desenvolvimento

O cérebro da criança já está totalmente formado até completar 2 anos. Ela já é capaz de correr, chutar uma bola e subir escadas. O vocabulário está mais elaborado e ela já consegue falar cerca de 50 palavras e entender umas 200.

A criança já formula frases com até 3 palavras, incluindo interrogativas e negativas. Ela também passa a ter noção de propriedade e ciúmes, passando a compreender o significado de “meu”.

Desenvolvimento da criança com 3 anos

Com 3 anos, a criança não precisa mais de fraldas, já sendo capaz de controlar a bexiga à noite. Seu vocabulário contém mais de 1000 palavras e sua fala é mais elaborada, usando frases completas.

Nessa fase, a criança já pode ajudar em pequenas tarefas de casa, como guardar os brinquedos, o que ajuda a desenvolver a independência e autoestima, além de ser encarado como uma diversão. Na hora de ir à escola, a criança já se despede dos pais mais facilmente, pois compreende que eles vão retornar mais tarde.

Como anda o desenvolvimento do bebê aí na sua casa? Deixe o seu comentário!

Referências

maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/desenvolvimento-do-bebe-mes-mes/

https://brasil.babycenter.com/c25004331/seu-beb%C3%AA-m%C3%AAs-a-m%C3%AAs

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2013/03/o-desenvolvimento-do-bebe-mes-mes-de-1-6-meses.html

http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-um-bebe-de-um-ano-consegue-fazer/

http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-um-bebe-de-dois-anos-consegue-fazer/

http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-uma-crianca-de-tres-anos-consegue-fazer/

https://www.tuasaude.com/gravidez-semana-a-semana/

Desenvolvimento do bebê mês a mês: da gestação aos 3 anos
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*