Como estimular a inteligência do bebê

Muitas pesquisas foram realizadas nas últimas décadas para saber mais sobre o inteligência dos bebês, que sempre intrigou médicos e estudiosos. O que se descobriu, de maneira geral, é que os bebês possuem uma capacidade de aprendizado bem maior do que se acreditava. O melhor de tudo é que quando os pequenos recebem os estímulos no momento certo, podem desenvolver a inteligência ainda mais.

Leia ainda: Como escolher a creche ideal para o bebê

Dicas para estimular corretamente a inteligência dos pequenos

  • Formação do bebê na barriga da mãe: a partir do quinto mês de gestação, enquanto seu cérebro está sendo formado, o bebê começa a responder a estímulos externos, ouvindo, por exemplo, a voz de seus pais. Por isso é que muitos recém-nascidos se acalmam quando seus pais contam histórias ou cantam.
  • Primeiros três meses de vida: nessa idade, quando o bebê nascer cante ou converse antes de pegá-lo no colo. A atitude serve para mostrar a ele que você está por perto, e pode já servir para acalmá-lo. Toque o pequeno e faça massagens, utilize brinquedos como mordedores e chocalhos para estimular seu tato.
  • Primeiros seis meses: aos seis meses a criança já consegue seguir os objetos com os olhos, e brincar de “escondeu-achou” pode ajudar a controlar sentimentos de tristeza e alegria. Os pais também devem conversar bastante com seus filhos.
  • Seis meses a um ano de idade: neste período o bebê começa a ter firmeza para sentar, e os pais devem estimulá-los também a engatinhar. Ajude também para que o pequeno reconheça sons, odores e sensações táteis.
  • Um a três anos: a partir do primeiro ano de idade o bebê começa a dar seus primeiros passos e a ensaiar suas primeiras palavras. Estimule com brinquedos sus coordenação motora e com conversas e perguntas sua fala.
  • Três a seis anos: os seis primeiros anos de vida são muito favoráveis para a assimilação de novas informações e aprendizados. A criança já consegue aqui entender notas musicais e brincar com instrumentos musicais mais simples. O momento também é favorável para que comece a aprender uma língua estrangeira.