Bebê com 10 meses

Uma das fases da vida em que mais mudanças ocorrem é do bebê com 10 meses, uma etapa que exige também bastante atenção por parte dos pais.

O que acontece nessa fase? Os sons que o bebê faz já começam a ficar mais parecidos com palavras, ou seja, você vai começar a perceber um desenvolvimento na forma como ele se comunica.

E o seu papel é fundamental, pois você pode auxiliar seu filho a começar a formar palavras, repetindo as que ele falar da forma correta.

Dê bastante atenção ao que ele disser, mesmo que não entenda nada, tente se esforçar, pois quanto mais você demonstrar interesse, mais ele vai falar.

Bebê com 10 meses- Quase pronto para os primeiros passos

O bebê de 10 meses

Os bebês nesta fase já têm bastante velocidade ao engatinhar, o que possibilita com que queiram explorar cada canto da sua casa, e também já sentam com confiança. Foto: KaiaCalhoun

Outra coisa marcante desta fase é que eles estarão começando a se equilibrar, e isso vai significar que estarão se apoiando em móveis da casa para isso. Ele estará quase pronto para dar os primeiros passos, e, se você segurar as mãos dele, ele se sentirá mais seguro para andar. Pode ser até que ele caminhe até você quando estiver segurando uma das mãos dele.

É um momento maravilhoso na vida dos pais e das crianças, pois é uma etapa em que estes estão ganhando independência pela primeira vez.

Você vai ficar cada dia mais impressionada em como seu bebê está se desenvolvendo depressa, então aproveite, porque esta fase passa rápido. Mas fique alerta, pois as quedas serão mais frequentes também, o que pode ocasionar alguns machucados e muito choro, mas nada que um carinho por parte dos pais não resolva.

É importante ficar atenta também porque ele pode começar a querer subir e descer escadas, por isso considere investir em algumas medidas de segurança. E prepare-se para começar a se exercitar muito mais diante dos primeiros passinhos do seu filho, afinal vai ter que correr atrás dele.

Leia mais: Qual a hora certa do bebê sentar, andar e falar?

O que um bebê de dez meses consegue fazer?

Foto: Parenting

Personalidade do bebê de 10 meses

Esta fase também é cheia de sorrisos e caretas, então aproveite ao máximo para tirar várias fotos. Eles já começam a demonstrar sua personalidade, ou se escondem das outras pessoas, demonstrando timidez, ou abrem enormes sorrisos.

Começam também a mostrar se são mais aventureiros, calmos, agitados, etc. Também poderá começar a desenvolver o hábito de reclamar quando não gosta de alguma coisa, demonstrando desde cedo uma personalidade forte.

E quando gostam de alguma coisa também demonstram, pois nesta etapa eles já devem ter os brinquedos favoritos, jogos, livros, músicas, etc. Além disso, começará a fazer gestos, imitando os pais, como acenar com as mãos dando tchau, pedindo atenção, etc.

bebê 10 meses

Foto: MamasHealth

Desenvolvimento do bebê de 10 meses

Cada bebê é único e se desenvolve na sua própria velocidade, então, caso ele esteja um pouco atrasado não se preocupe, eventualmente, ele vai desenvolver as habilidades.

Se ele nasceu prematuro, as chances de que ele demore um pouco mais para se desenvolver são bem altas, e os médicos costumam calcular a idade de um prematuro a partir do momento em que ele estava previsto para nascer, e não da data do parto.

Caso tenha mais dúvidas a respeito do desenvolvimento do seu bebê e se está dentro da normalidade, busque o aconselhamento de um médico, somente um profissional pode proporcionar uma opinião com segurança a respeito disso.

E, sobretudo, aproveite esta fase maravilhosa da vida do seu bebê, ela é cheia de surpresas, sorrisos e caretas e passa muito rápido, não tem preço acompanhar cada passo e cada palavra nova que ele der.