Bebê com 1 ano: desenvolvimento da criança

O primeiro ano de uma criança é o momento de celebrar tudo o que foi conquistado e descobrir quais serão os próximos passos no desenvolvimento dele. Os pais costumam ter certa dificuldade em acompanhar o desenvolvimento do bebê de 1 ano, pois eles aprendem coisas novas todos os dias nesta fase da vida.

Desenvolvimento do bebê de 1 ano

Aos 12 meses, o bebê consegue copiar os gestos dos familiares, e essa é uma das maiores formas de aprendizado nesta idade. A memória está se desenvolvendo rápido e você vai perceber isto quando a criança tentar encontrar objetos que não estão no campo de visão dela.

O bebê também vai demonstrar mais interesse por histórias, então, sempre que possível, leia um livro para ele antes de dormir.

o bebe de 1 ano

Ele também vai demonstrar mais interesse por histórias ao ouvir e apontar quando reconhecer o objeto do qual você está falando. (Foto: KaiaCalhoun)

Sociabilização

Nesta fase, as crianças estão cada vez mais atentas às emoções que as outras pessoas demonstram, lançando sorrisos quando percebem esta expressão ou chorando quando alguém está triste. Também é comum que comecem a demonstrar afeto pelos adultos mais próximos.

Outra característica do bebê nesta etapa é que ele pode vir a ficar mais estressado quando você deixá-lo e demonstrar mais apreensão diante de terceiros. A capacidade comunicativa também estará em alta, pois ele vai tentar dizer algumas palavras que inicialmente serão difíceis de compreender.

Quando você tentar impor alguma disciplina, a criança também pode começar a demonstrar sentimentos de raiva ou frustração.

Veja também: Desenvolvimento motor do bebê mês a mês

desenvolvimento bebe 1 ano

Foto: SimplySaraPhotography

Primeiros passos

Nesta idade seu bebê provavelmente ainda não estará dando os primeiros passos, mas já vai tentar ficar de pé utilizando os móveis da casa como apoio.  O primeiro aniversário dele dará início a uma nova etapa, em que ele estará sentindo muito mais segurança para se movimentar.

Por isso tenha cuidado para não deixar muitos objetos da casa ao alcance dele, pois o bebê vai querer explorar todas essas novas habilidades de locomoção. Ao mesmo tempo, não deve ser um sinal de preocupação aos pais caso a criança ainda não esteja tentando dar os primeiros passos ou se equilibrar.

Cada bebê é diferente e tem seu próprio tempo, então não se preocupe caso ele esteja um pouco atrasado em relação às outras crianças.Caso suspeite que possa ser um problema no desenvolvimento do bebê com 1 ano, pergunte ao médico, pois ele vai saber qual é a melhor solução para o caso.

Sono – bebê 1 ano

bebe de 1 ano

Foto: ZerotoThree

A partir de 1 ano de idade o bebê estará dormindo mais durante a noite e menos durante o dia, o que significa maior tranquilidade para o sono dos pais. Apesar disso, o cochilo da tarde ainda costuma ser um hábito para os bebês nesta idade.

Eles também podem já estar querendo ganhar certa independência, tentando lutar contra o sono, por isso tente fazer atividades que o acalmem durante a noite para que ele comece a criar horário pra dormir.

Comida para bebê de 1 ano

bebe 1 ano

Foto: NewHealthAdvisor

Após o primeiro aniversário, você vai notar certa perda de apetite por parte dele, mas isto é normal, já que o crescimento desacelera um pouco a partir desta fase.

Nesta etapa você também pode começar a fazer a transição entre leite materno para o leite de vaca, mas lembre-se de sempre optar pela versão integral, pois eles precisam desta gordura para o desenvolvimento.

É importante tomar cuidado com relação a comidas que podem causar engasgos e evitar dar ao bebê alimentos como uvas, pipoca, ou qualquer coisa que possa ficar entalada na garganta. O desenvolvimento do bebê de 1 ano ocorre de forma muito rápida, então aproveite para estar por perto, pois todos os dias há uma descoberta nova nesta etapa.

Bebê com 1 ano: desenvolvimento da criança
5 (100%) 1 vote[s]

  • Adicione um comentário

    *