Língua presa, o que fazer?



A língua presa é um problema comum entre bebês e pode ser detectada logo nos primeiros meses. Saiba todas as informações importantes sobre o assunto lendo abaixo:

A língua presa

A chamada “língua presa” ou frênulo lingual é um problema que ocorre quando há alteração na membrana mucosa que fica localizada na parte inferior da língua do bebê. Ela pode ser vista facilmente quando o bebê levanta a língua.

   

Leia ainda: Benefícios da acupuntura para bebês

Sinais de que o bebê possui língua presa

Antes mesmo de o bebê falar, é possível verificar se ele possui a língua presa por meio de alguns sinais. Caso o diagnóstico seja positivo, o bebê terá certa dificuldade para sugar o leite no peito de sua mãe, assim ele terá que utilizar mais força, o que vai deixá-lo cansado rapidamente e o que pode causar ferimento no mamilo da mulher. Além disso, a criança poderá estalar a língua durante a mamada e querer mamar várias vezes ao dia dentro de pequenos intervalos de tempo – já que em cada mamada não conseguiu obter a quantidade de leite necessária para suas necessidades.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Sinais nas crianças mais crescidas

Nas crianças mais crescidas é fácil perceber que possuem língua presa quando começam a ter dificuldade para falar corretamente algumas palavras, distorcendo a pronuncia de outras, geralmente trocando o “r” pelo “l”.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Avaliação médica

Caso os pais percebam os sinais acima, é importante que um profissional faça uma avaliação na criança para confirmar o problema ou descartá-lo. Os profissionais aptos para tanto são médicos, dentistas ou fonoaudiólogos. Em alguns hospitais já está disponível o teste da linguinha.



Como tratar?

O tratamento consiste em intervenção cirúrgica. Nos bebês, é feita uma pequena incisão na membrana, pouco invasiva. No mesmo dia a criança já pode se alimentar normalmente. Em crianças mais crescidas o procedimento exige que toda a membrana seja retirada. Sendo assim, quanto antes detectada e tratada for a língua presa, melhor e mais fácil.

Língua presa, o que fazer?
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*