1 Mês de Gestação: Sintomas, Como está o bebê?

Parabéns, futura mamãe! Com 1 mês de gravidez você ainda não consegue perceber o seu bebê fisicamente, mas as emoções já estão à flor da pele, não é verdade?

O primeiro mês passa despercebido para as mais desavisadas. Quando a desconfiança vai chegando, vem a pergunta: “será que estou grávida?”.

Algumas mulheres não têm sintomas no início, então o atraso menstrual é o primeiro sinal de alerta. Entretanto, existem alguns sinais que podem indicar uma gestação.

Eles são: dor de cabeça, corrimento escuro – no lugar da menstruação, escurecimento do mamilo, cólica, enjoo matinal, seios e corpos inchados, vontade de fazer xixi constante, sono em excesso, alterações de humor, prisão de ventre, vômitos e desejos estranhos.

A maior dificuldade de identificar a gravidez é o fato dos sintomas, em sua maioria, serem parecidos com os da TPM.

A menos que sua menstruação seja muito “reloginho”, você só conseguirá perceber sua gravidez no segundo mês. Se ela for muito desregulada, fica ainda mais complicado saber se os sintomas são de uma gestação ou não.

1 mês de gestação: Como está seu bebê?

A mulher ovula próximo ao 14º dia do ciclo menstrual. Quando o espermatozoide encontra o óvulo, começa a gestação. Depois de aproximadamente 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado se implanta no útero e começa a ser chamado de embrião.

1 mes de gestação

Nesta imagem é possível observar como está o embrião dentro da barriga da mãe.

Saiba tudo sobre:  Gestação de 2 meses

Já acomodado no útero, o embrião começa a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbilical, que permitem que ele se adapte à vida dentro do útero até o momento de seu nascimento.

Ao final do primeiro mês, o bebê é uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm.

Nas duas semanas que se seguirão, começará a formação do tubo neural (de onde se derivam o cérebro e a medula), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.

Leia também: 3 meses de gravidez: como anda meu bebê?

Aborto Espontâneo

Esse primeiro trimestre pede cuidados especiais – o aborto espontâneo é algo comum nessa fase. Portanto, você deve cuidar bem de si mesma, evitando grandes esforços físicos, descansando e alimentando-se bem. Evite hábitos prejudiciais como o fumo e o álcool.

Aproveite para saber: 4 meses de gravides: sintomas, fotos do bebê

Acompanhe nesse vídeo do primeiro mês de gravidez as principais mudanças que ocorrem na vida da mulher e do bebê ao longo dessas 4 semanas, entre elas: sintomas, tamanho da barriga, cuidados, entre outros. Acompanhe: