Como engravidar de gêmeos: Tire suas dúvidas

Da mesma forma que há casais que desejam uma menina ou um menino, ter filhos gêmeos é uma experiência sonhada por diversos pais


Entenda como engravidar de gêmeos é possível com base em métodos que aumentam as chances de realizar esse sonho.

Como engravidar de gêmeos naturalmente

A gravidez de gêmeos acontece quando há uma ovulação dupla, o que ocorre quando existe uma predisposição genética da mulher. Ou seja, se o homem tiver um irmão gêmeo, não quer dizer que poderá ter filhos gêmeos, pois o fator genético depende apenas da mulher.

A dupla gestação ocorre porque dois óvulos da mulher amadurecem de uma vez e são fecundados por dois espermatozoides diferentes, o que resulta em uma gravidez de gêmeos não idênticos. No caso de filhos idênticos, o que acontece é que apenas um óvulo acaba se dividindo em dois após a fecundação.

engravidar gêmeos clomid
Casais que não desejam recorrer à medicina podem optar por usar métodos naturais para ter gêmeos.

Há algumas pesquisas de como engravidar de gêmeos que indicam que a chance é maior quando a mãe está amamentando. Isso ocorre porque, durante a fase de amamentação, o período fértil da mulher não é padrão.

Engravidar após os 35 anos de idade também é um fator que favorece a gestação de gêmeos. Apesar de a qualidade e quantidade de óvulos diminuírem devido ao aumento de idade, o risco de ovular por duas vezes no mês é maior, ampliando as chances de ter uma gestação gemelar.

Outro método que ajuda a engravidar de gêmeos naturalmente é tentar engravidar logo após parar de tomar anticoncepcional. O motivo é porque o corpo ainda está ajustando nos três primeiros ciclos da mulher, aumentando as chances de ocorrer a liberação de mais de um óvulo.

Sintomas para descobrir uma gravidez de gêmeos

remédio caseiro para engravidar de gêmeos
Foto: Avopix

As mulheres grávidas de gêmeos apresentam sintomas mais intensos, como enjoos matinais, fadiga e aumento de peso. Devido aos riscos serem maiores em uma gravidez gemelar, as visitas ao médico são mais frequentes, pois são maiores as chances de um parto prematuro, anemia, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Qual a probabilidade?

O fator genético é o que define como engravidar de gêmeos, representando apenas 1 a 2% das gestações naturais. Em caso de gêmeos não idênticos na família da mulher, a chance de uma dupla gestação é aumentada em 10 vezes.

Além da genética, há outros fatores que podem favorecer uma gravidez gemelar. Através do uso de remédios que estimulam a ovulação ou por meio da fertilização in vitro, as chances de nascerem gêmeos podem aumentar de 10 a 15%.

tomei clomid e engravidei de gêmeos
Foto: Mondolirondo

Tratamento para gestação de gêmeos

Para entender como engravidar de gêmeos é possível através de um tratamento para fertilidade, isso ocorre porque a mulher recebe uma medicação que estimulam o ovário para ampliar as chances de gravidez.

Os óvulos são coletados e preparados no laboratório, recebendo cada um espermatozoide, sendo verificado no dia seguinte se houve a fertilização. No caso da fertilização in vitro, é feita a fecundação de mais de um óvulo. Esses óvulos são inseridos no útero materno, o que aumenta as chances de nascerem gêmeos.

Porém, a prática de fecundar mais de um óvulo geralmente não é recomendada pelos médicos, exceto quando é o caso de um diagnóstico de infertilidade.

 

Remédios caseiros

Mesmo sabendo como engravidar de gêmeos através de tratamentos médicos, há quem prefira fazer o uso de remédios caseiros, como os que são mostrados a seguir:



  • Chá de inhame: Equilibra os níveis de estrogênio no organismo da mulher, aumentando a quantidade e qualidade dos óvulos.
  • Maca peruana: Essa planta estimula a produção de folículos ovarianos, que é o local onde os óvulos de desenvolvem e amadurecem.
  • Raiz de falso unicórnio: A raiz contribui para a produção hormonal, estimulando a liberação do óvulo.

Além do uso de remédios caseiros, as mulheres que desejam engravidar de gêmeos devem estar atentas à ingestão de nutrientes em boa quantidade, para que o organismo possa se preparar para a gestação dupla. Por isso, é importante tomar as vitaminas que são receitadas pelos médicos.

tomei clomid e engravidei de gêmeos
Foto: Onsalus

Dicas de alimentos para engravidar de gêmeos

Apesar de nem todas as mulheres conseguirem engravidar de gêmeos naturalmente, há alguns alimentos que, supostamente, podem ajudar. Comer inhame e batata doce, por exemplo, ajuda a aumentar e melhorar a ovulação. Porém, não há nenhuma comprovação científica a respeito.

O consumo de leite e derivados (manteiga, queijo, iogurte, etc.) por serem ricos em cálcio, também podem contribuir para a ovulação. Estudos sobre como engravidar de gêmeos mostram que a probabilidade é aumentada em até 5 vezes para as mulheres que consomem mais alimentos lácteos.

Há também quem afirme que tomar ácido fólico ajuda a ter uma gestação gemelar. Porém, esse suplemento na verdade é indicado para a proteção do sistema nervoso do bebê em formação, sendo por isso receitado para gestantes ou mulheres que planejam engravidar.

remédio caseiro para engravidar urgente
Foto: Verywell

Tomou Clomid e engravidou de gêmeos?

O Clomid é um estimulante ovulatório que não é usado apenas para ajudar a engravidar de gêmeos. Ele atua de forma a auxiliar a mulher que apresenta pouco ou nenhuma ovulação em seu período fértil.

Porém, de acordo com especialistas, o uso de estimulantes ovulatórios, como no caso do Clomid, pode ampliar as chances de liberação de mais de um óvulo, o que amplia as chances de ter gêmeos. Porém, é importante lembrar que os estimulantes devem ser usados apenas por indicação de um médico.

como engravidar de gêmeos
Foto: Fotolip

Engravidar de gêmeos com elixir de inhame funciona?

Na busca de como engravidar de gêmeos, há mulheres que recorrem ao uso do elixir de inhame. O motivo é porque ele contém uma substância chamada diosgenina, que promove um hiperovulação. Isso provoca um estímulo no crescimento de mais de um folículo dominante, o que amplia consideravelmente as chances de ter uma gravidez de gêmeos.

Indux ajuda?

O Indux possui ação idêntica ao Clomid, sendo um indutor de ovulação feito com base o citrato de clomifero. Por essa razão, com o estímulo à liberação do óvulo pode contribuir para aumentar as chances de ter uma gravidez de gêmeos.

Como engravidar de gêmeos: Tire suas dúvidas
5 (100%) 1 vote

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*