Clomid: Para que serve, como tomar

O Clomid é usado para ajudar no tratamento da infertilidade de mulheres que apresentam dificuldade de ovulação.

Para que serve o Clomid?

O Clomid é um medicamento que serve exclusivamente para tratar a fertilidade de mulheres que apresentam anovulação, ou seja, que possuem dificuldade em ovular ou não ovulam.

Esse medicamente contribui para que o desenvolvimento e o crescimento dos óvulos seja ampliado, o que permite a liberação dos mesmos. Dessa forma, os óvulos ficam preparados para serem fecundados.

Porém, quando a causa da infertilidade é outra que não seja a anovulação, é recomendado que outros tratamentos sejam realizados antes de fazer o uso do Clomid.

Há algumas pessoas que não podem consumir o Clomid e, por esse motivo, é necessário realizar alguns exames para que seja verificado se o uso poderá ser feito sem prejuízos à saúde.

clomid como tomar

Apesar de o medicamento às vezes ser vendido sem prescrição médica, o recomendado é que seja feito por orientação de um profissional. (Serengo)

Como tomar o medicamento?

O Clomid poderá ser tomado de forma contínua ou alternada, o que vai depender da decisão médica. É importante que o médico oriente de forma correta qual é a melhor forma de realizar o tratamento para que ele seja mais eficaz e não traga riscos à saúde.

  1. No primeiro ciclo, é tomada uma dose de 50 miligramas, ou seja, 1 comprimido diário por cindo dias. Se a ovulação acontecer nesse primeiro ciclo, não será então preciso seguir com o tratamento nos dois próximos passos.
  2. Para o segundo ciclo, é tomada uma dose de 100 miligramas, os seja, 2 comprimidos. Eles devem ser ingeridos por cinco dias, isso após 30 dias do primeiro ciclo.
  3. Durante o terceiro ciclo não há o aumento da dose.

Leia mais: Fertilidade feminina: o que é e como funciona

Clomid engravida mesmo?

O Clomid é muito eficaz para a fertilidade e auxilia muitas mulheres a engravidar. Isso devido à sua capacidade de induzir e promover a ovulação, ajudando a engravidar de forma mais rápida.

clomid funciona

Foto: Earth

Preços

O preço do Clomid possui uma média de R$ 50,00 e ele vem numa caixa com 10 comprimidos. Esse medicamento pode ser encontrado em diversas farmácias espalhadas pelo Brasil, além de também ser adquirido através da internet.

Bula de Clomid

Mulheres que apresentam cisco no ovário, insuficiência hepática, que estejam amamentando ou que tenham hipersensibilidade a alguma substância desse medicamento não deverão usá-lo.

Para não haver riscos de saúde com a ingestão do Clomid, busque sempre antes a orientação de um médico.

Veja também: Tomar pílula por muito tempo prejudica a fertilidade?

Foto: HuffPost

Entre os possíveis sintomas relacionados ao uso do medicamento (que são relacionados ao clomifeno presente em sua fórmula), estão:

-Desconforto abdominal
-Edema
-Erupção na pele, ondas de calor
-Queda capilar
-Sangramento anormal uterino
-Urticárias
-Vermelhidão
-Tonturas

É preciso manter a atenção para os efeitos colaterais do Clomid. Se os efeitos persistirem, procure a orientação de um médico. Nesse caso, ele poderá reduzir a dosagem do medicamento ou até mesmo parar o tratamento se necessário.


  • Adicione um comentário

    *