Varicocele causa infertilidade? Quem tem pode ser pai?

A varicocela é um problema genético e geralmente acomete homens jovens, entre 15 e 25 anos, e se mostra principalmente após esforço físico. Apesar de não ter o nome muito conhecido, a varicocele atinge cerca de 15 por cento da população masculina.

O mais comum é que o problema ocorra no testículo esquerdo, devido a sua posição, que dificulta a passagem do sangue.

O que é varicocele?

A doença possui três graus de dilatação: leve (I), moderado (II) e importante (III); sendo os dois últimos os que requerem maiores cuidados, já que podem levar o homem à infertilidade.

Sintomas

o que é varicocele

Esse é um problema considerado silencioso, pois muitos homens só descobrem a varicocele ao realizarem exames, principalmente relacionados à infertilidade. (Aufeminin)

Alguns homens, entretanto, podem sentir desconforto, dor ou sensação de peso nos testículos ou perceberem o aumento do volume do saco escrotal. Os sintomas são potencializados com o esforço físico e geralmente amenizam quando o homem se deita de costas.

Apesar de ser uma preocupação, a varicocele geralmente não causa impotência, o problema pode ocorrer apenas em pacientes com o grau III de dilatação ou que possuam a varicocele bilateral.

Tem cura? Qual o tratamento?

Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de reversão permanente da doença. É uma anomalia considerada simples de ser tratada e, caso o grau seja considerado leve, poderá até ter o tratamento dispensado, desde que não traga desconfortos para o homem.

Se o problema for considerado moderado ou importante, ou ainda causar dores, poderá ser utilizado um suspensório escrotal (principalmente para realizar atividades que exijam esforço físico) e ministração de medicamentos. No caso de a varicocele ser o motivo de infertilidade do homem, deverá ser realizada uma cirurgia para reparação. Cerca de 70 por cento dos pacientes conseguem engravidar a parceira após o procedimento cirúrgico.

varicocele gravidez

Foto: Vov.vn

Cirurgia 

Existem dois tipos de cirurgia para reparação:

Cirurgia aberta: considerada uma cirurgia simples, em que o paciente, geralmente, recebe alta cerca de 24h após o procedimento. É realizada com anestesia geral.

Cirurgia laparoscópica: Apesar de ter uma incisão menor, o tempo necessário para a recuperação pós-operatória é maior, sendo necessário, inclusive, que o paciente fique mais tempo internado.

Apesar de ser considerado um procedimento não cirúrgico, existe uma terceira forma de resolver o problema. A embolização da varicocele, como é conhecida, é um procedimento feito apenas com sedação e se assemelha a um cateterismo.

Leia mais:
Licença paternidade: 5 dias úteis ou corridos
Teste de paternidade durante a gestação

Homem com varicocele pode engravidar sua parceira?

Apesar de ser um dos principais motivos de infertilidade masculina, nem sempre o problema impede que o homem tenha filhos, principalmente quando a doença é considerada leve. Em muitos casos, o homem descobre a varicocele somente após a paternidade, ao realizar exames.

Em caso de realização de exames para a confirmação de infertilidade e diagnóstico da necessidade de cirurgia, além do espermograma, poderão ser solicitadas as provas funcionais, que consistem em exames complementares que verificam o dano na estrutura do espermatozoide.

Varicocele x filhos saudáveis

A doença não impede que o homem tenha filhos saudáveis, muitos mesmo antes de que o homem seja diagnosticado com a doença.

Varicocele bilateral pode engravidar

A varicocele bilateral exige cirurgia para reparação do problema, já que essa anomalia, assim como o grau III da varicocele unilateral, geralmente impede que o homem possa engravidar a parceira.