Dicas e cuidados na gravidez de gêmeos

You are currently viewing Dicas e cuidados na gravidez de gêmeos
Foto:Jofrancesphotography

Se gerar um filho já é uma felicidade sem limites, imagine só gerar dois bebês? É alegria em dobro para toda a a família, mas principalmente para os pais, que viverão um momento especial em suas vidas com uma gravidez múltipla.

Porém, vale ressaltar que a gestação de gêmeos pede um pouco mais de cuidados. Quando se trata de gerar dois bebês, a gravidez tem maiores chances de ser de risco, por isso é necessário estar bem informada durante esse período. O corpo de uma mulher foi preparado para gerar uma criança por vez. Quando ocorre uma gravidez múltipla, o organismo da gestante sofre uma sobrecarga de funções e tarefas, que exigirão trabalho em dobro.

Leia também: Quais são as chances de ter uma gestação múltipla?

Gestação:

Devido a gestante estar gerando dois bebês, é natural que a mamãe ganhe mais peso que o normal. Geralmente a grávida ganha, em média, 500 gramas por semana após as 20 semanas de gestação, isso significa que os fetos estão se desenvolvendo e crescendo. Enquanto uma gestação de apenas um bebê se ganha por volta de 10 quilos, numa gestação de gêmeos a média sobe para 20 quilos.

Riscos:

Segundo especialistas, os maiores riscos numa gestação gemelar são: o aborto, parto prematuro, anemia, infecção urinária, aumento do líquido amniótico, ruptura prematura das membranas, placenta baixa e descolamento antecipado das placentas.

O médico obstetra deve estar presente em todas as etapas da gestação.

Foto:Jofrancesphotography
Foto: Jofrancesphotography

Parto:

A escolha do tipo de parto deve ser avaliada junto com o obstetra, ela deve ser decidida com muito cuidado, pois como já vimos, o risco de complicações pode ser relativamente alto em alguns casos. Além de dois obstetras, no parto de gêmeos é necessário a presença de mais dois pediatras e um anestesista.

Geralmente a melhor opção é o parto do tipo cesária, mas se as condições dos fetos e da gestante permitirem, é possível um parto normal.

Para o parto normal é necessário que a gestante já tenha tido outro parto normal e que o primeiro gêmeo esteja de cabeça para baixo.

Agora, depois do parto, com o nascimento dos bebês gêmeos, não existe contra indicações. A mamãe só precisa dar muito amor para estes dois pequenos!

Fique de olho

Na gestação de gêmeos é importante que se atente aos seguintes pontos:

Fique sempre de olho n pressão. Cerca de 25% das gravidez múltiplas apresentam condições de pré-eclâmpsia;

Evite exageros e mantenha-se sempre bem alimentada. É importante que seu peso esteja sempre em equilíbrio com a balança para evitar problemas como diabetes gestacional e parto prematuro. A dica é comer com calma, de forma fracionada, com redução no consumo de sódio. A dica é comer alimentos ricos em fibras, que ajudam seu organismo.

Execícios: evite atividades de impacto e que possam gerar perda de equilíbrio. A hidroginástica e a caminhada são boas opções, desde que recomendadas por seu médico.

Mantenha uma boa postura. Com o peso em dobro, há uma sobrecarga dos músculos, ligamentos e dos ossos. Faça consultas de rotina com um ortopedista.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 3 comentários

  1. Dayane priscilla

    Estou gravida de onze semanas e minha barriga esta muito grande . Poderia ser sinal de gêmeos ou pode estar inchada?

  2. Daniella Moraes

    estou grávida de um casal, e gosto muito de ter conteúdos como este para me informar melhor.

  3. Mislanye

    Estou grávida de gêmeos são um casal estou de 20 semanas minha barriga não está muito grande será que isso e normal????

Deixe um comentário