Mal-estar matinal na gestação, como amenizar?

Os enjoos matinais são um dos  sintomas que podem indicar uma gravidez. Geralmente eles começam entre 6 e 10 semanas, atingem o seu auge entre 11 e 13 semanas e desaparecem antes das 16 semanas, que é quando se inicia o segundo trimestre da gravidez. Mas há casos em que eles podem persistir até 22 semanas ou durante toda a gravidez.

É normal perder peso por causa dos enjoos?

Neste período, é normal algumas mulheres perderem peso devido os vômitos, enjoos e em alguns casos, náuseas mais fortes e debilitantes (veja nossa matéria sobre esse assunto). Se os vômitos forem persistentes, existe um forte risco de desidratação e carência nutricional associados a fadiga extrema, ansiedade e irritabilidade, distúrbios do sono, entre outros sintomas e, como tal, deve procurar seu obstetra imediatamente.

Foto: Suggestkeyword

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Como amenizar os enjoos na gravidez?

  • Faça 5 ou 6 refeições pequenas ao longo do dia em vez de fazer 3 grandes refeições;
  • Evite ficar sem comer ou levar muito tempo entre as refeições, mesmo quando sentir náuseas. Esforce-se por comer sempre nos horários corretos. Que tal incluir no cardápio gelatina ou frutas de cores verdes escuras?;
  • Foto: Mummysupplementshop

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    Coma alimentos ricos em proteínas (salmão, frango sem pele e sem gordura, carne vermelha sem gordura, ovo, soja, leite, iogurte, ervilhas, brócolis, tomate, uvas, abacate, morangos, kiwi) e hidratos de carbono (cereais integrais, arroz integral, pão integral, massas integrais);

  • Não coma alimentos com alto teor de gordura, fritos e picantes;
  • Não tome café, nem coma alho ou cebola crus e evite alimentos com odores intensos. Neste período qualquer cheiro forte te deixará com MUITO enjoo;
  • Prepare as refeições antecipadamente de modo simples e o mais natural possível;
  • Não beba muita água durante as refeições. Beba antes e ao longo do dia pelo menos 2 litros de água por dia. É fundamental que se mantenha muito bem hidratada;
    Não beba nem coma alimentos muito quentes. De preferência faça refeições frias ou mesmo geladas. Um picolé de frutas pode ajudar;
    Quando se sentir mais enjoada, coma alimentos secos, como bolachas de água e sal;
    Comer uma bolacha ao levantar, ainda deitada na cama, poderá ajudar a minimizar a sensação de enjoo. Faça respirações profundas. Após acordar, espere 10 ou 15 minutos antes de sair da cama. Levante-se suavemente, primeiro ponha-se de lado em posição fetal, coloque os pés fora da cama, coloque-os no chão e a seguir erga o busto apoiando-se nos braços;

Leia mais: Quantas horas a grávida deve dormir por dia?

  • Evite movimentos bruscos, exercício físico intenso e procure diminuir o stress provocado pelo trabalho diário;
  • Não se deite após as refeições;
  • Experimente acrescentar algumas raspas de gengibre à refeição. Pelas suas propriedades, o gengibre ajuda a acalmar o estômago.

Seus enjoos matinais, sono de dia ou à tarde, azia e outros sintomas são fortes lembretes de que seu corpo está ajudando seu bebê a se desenvolver e crescer. Se você descansa o suficiente e faz com que esteja sempre confortável, você e seu bebê irão prosperar durante toda a gestação.