Como saber meu período fértil?

Aprenda a calcular o seu período fértil e quais são os sintomas que indicam que você está nesse período, além de outras dúvidas comuns a esse respeito.

Sintomas do período fértil

O período fértil ocorre quando o óvulo se libera do ovário em direção às trompas, onde fica pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e assim iniciar a gravidez. Apesar de a secreção vaginal elevada ser o sintoma principal que indica o período fértil, há também outros tipos de sintomas que demonstram isso.

  • Secreção vaginal transparente: O sinal que surge em primeiro lugar para apontar a aproximação do período fértil é quando a secreção vaginal se torna transparente, assemelhando-se à clara do ovo quando crua. Nessa etapa, um hormônio chamado estradiol é liberado, fazendo com que a produção de líquido na região seja aumentada. Isso ocorre para que que a lubrificação se torne maior, o que facilita a entrada dos espermatozoides pelo canal vaginal.
  • Aumento do desejo: O aumento da libido ocorre devido à liberação de hormônios em quantidade mais elevada. Isso causa uma sensação maior de desejo e faz a mulher se sentir mais atraente.
  • Surgimento de cravos e espinhas: A pele da mulher se torna mais oleosa no período fértil, o que aumenta a incidência de cravos e espinhas. Esse consiste em um dos sinais mais fáceis de serem notados e ocorre mesmo depois da adolescência.
  • Dores no baixo ventre: Há mulheres que podem chegar a sentir dores semelhantes à cólica quando ovulam. Essa sensação de dor que vem e vai é um dos sinais da ovulação.
  • Irritação e instabilidade emocional: O humor pode se tornar instável durante o período fértil, causando uma irritação aparentemente sem motivos na mulher
  • Pequeno aumento de temperatura: O aumento de temperatura durante esse período decorre por causa do hormônio progesterona, que aumenta de quantidade quando os óvulos são liberados pelos folículos. Isso provoca um aumento ligeiro na temperatura do corpo, entre 0,3 a 0,8 º C.

Como calcular meu período fértil

periodo fertil sintomas

Para calcular o período fértil, é preciso antes saber o tempo que dura o ciclo menstrual.

Em geral, o dia em que desce a menstruação consiste no primeiro dia do ciclo. O cálculo é feito da seguinte forma:

Observe o tempo que dura o seu ciclo menstrual. Se ele varia mensalmente, faça o cálculo do tempo médio dos intervalos por 3 meses. Sabendo a duração do ciclo, subtraia 14 desse número para assim descobrir o dia da ovulação.

O período fértil consiste no intervalo de 6 que termina no dia da ovulação. Por isso, basta contar 5 dias para trás da data obtida anteriormente e será possível saber o seu dia fértil.

periodo fertil anticoncepcional

Foto: Báo Mới

Descobrindo meu período fértil: posso saber se minha menstruação é irregular?

Para descobrir o período fértil quando a mulher tem ciclos irregulares, o indicado é observar os últimos 6 a 12 ciclos e subtrair 17 dias do período mais curto e subtrair 12 dias do mais longo. O intervalo obtido entre os 2 resultados é o período fértil. Porém, esse cálculo não é totalmente garantido.

É possível engravidar fora do período fértil?

Para que ocorra a gravidez, é necessário que o óvulo seja fecundado pelo espermatozoide, o que acontece apenas no período fértil. Ovular fora do período fértil é algo muito raro, acontecendo apenas quando há uma alteração hormonal grande, o que ocorre em situações específicas.

Meu período fértil e antes ou depois da menstruação?

O período fértil se inicia por volta de 11 dias após o 1 º dia de menstruação (quando a mulher possui ciclos de 28 dias). Por isso, ele acontece antes da menstruação, já que a mulher primeiramente ovula e depois menstrua.

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *