Search

Dicas para Engravidar: aumente suas chances

Confira as principais dicas dos especialistas para aumentar as suas chances de engravidar

Para quem sonha em se tornar mãe, algumas dicas para engravidar pode ser o que faltava para alcançar esse objetivo.

Apesar de muitas mulheres conseguirem engravidar naturalmente e sem demora, o mesmo pode não acontecer com outras, que acabam enfrentando muita ansiedade por conta das várias tentativas frustradas.

É importante que a mulher conheça o seu próprio corpo e que o casal aproveite o período mais adequado para manter relações. Além disso, é fundamental que se certifiquem que a saúde de ambos está em dia e busquem ajuda profissional caso necessário.

Conheça a seguir mais detalhes sobre 15 atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença para quem quer engravidar rápido.

1. Comece a tomar ácido fólico

Uma das primeiras coisas que a mulher que deseja engravidar deve fazer é começar a tomar ácido fólico. Essa substância não serve para aumentar as chances de conceber, mas é fundamental para evitar malformação do bebê, como a do tubo neural.

   

Por esse motivo, os médicos recomendam que esse suplemento seja tomado, no mínimo, um mês antes de engravidar. Isso pode ser feito até mesmo antes de ir ao ginecologista para informar sobre a decisão de engravidar.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

O suplemento é encontrado nas farmácias, onde é vendido por um preço bem acessível, além de poder ser adquirido gratuitamente em postos de saúde.

A cada dia deve ser ingerido um comprimido, até que a gestação chegue, pelo menos, na 12ª semana.

2. Descubra quando está ovulando

Para que a gravidez aconteça, é preciso que as relações sexuais sejam próximas ao período em que a mulher estiver ovulando.

A ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. Além de fazer esse cálculo, também é possível identificar a ovulação observando os sinais do corpo, entre eles:

  • Pequena mudança na temperatura corporal;
  • Alteração na consistência do muco vaginal;
  • Dor abdominal apenas de um lado ou dos dois lados;
  • Fisgada na altura do umbigo;
  • Aumento da libido.

Para identificar com maior precisão o momento em que se está ovulando, o recomendado é fazer um teste de ovulação, principalmente quando o ciclo menstrual da mulher é irregular. Lembrando que, no caso do uso de indutores de ovulação, isso deve ser feito com a indicação de um médico.

dicas para engravidar

(Foto: mãe ativa)

Ao descobrir a data mais fértil, o casal pode ter relações sexuais três dias antes da data prevista e, para garantir, também continuar depois da data. Isso porque os espermatozoides podem sobreviver alguns dias no corpo da mulher, o que ampliam as chances de gravidez.

3. Procure alcançar o peso ideal

Estudos apontam que mulheres que estão acima do peso ou que apresentam magreza em excesso encontram dificuldade para engravidar.

Em relação ao peso acima do ideal, isso pode levar a ciclos anovulatórios, ou seja, ciclos onde a ovulação não acontece. Isso sem falar que o excesso de peso aumenta os riscos de complicações na gestação e no parto.

Já no caso do peso abaixo do recomendado, esse fator também reduz a fertilidade, diminuindo as chances de ovulação. Isso ocorre porque a falta de gordura corporal pode prejudicar a produção de hormônios, resultando em mudanças no ciclo menstrual e trazendo prejuízo à qualidade dos óvulos.

O mesmo acontece com homens acima ou abaixo do peso, pois isso pode causar uma perda de qualidade do sêmen.

4. Avalie seu histórico médico

Consultar um médico é importante para verificar se tudo vai bem com a sua saúde, avaliando a existência de hipertensão, diabetes ou algum problema menstrual.

Na consulta, o médico certamente vai indagar a respeito do método anticoncepcional que está sendo usado, se há algum problema genético em sua família ou na família do seu parceiro, entre outros.

Também é preciso informar se está tomando ou tomou algum medicamento recentemente, se já passou por uma gravidez ectópica ou sofreu um aborto espontâneo, bem como o tipo de parto que passou (no caso de já ter filhos).

dicas para engravidar naturalmente

(Foto: Infertilidade)

O médico ainda irá instruir o casal sobre quais são os procedimentos mais indicados para facilitar a gravidez. Além disso, também poderá identificar a existência de algum problema de fertilidade do homem ou da mulher.

5. Pare de beber e fumar

Muitos estudos comprovam que beber e fumar prejudicam a mãe e também o bebê em desenvolvimento. Por esse motivo, é fundamental que esses hábitos sejam deixados de lado antes da gravidez.

Em relação ao fumo, ele pode prejudicar a concepção, pois acaba levando os ovários a envelhecer precocemente e reduz a motilidade das trompas. Os homens também são afetados pelo tabagismo, pois a qualidade do sêmen é diminuída.

Já o álcool, quando consumido de maneira excessiva, também reduz a fertilidade da mulher, bem como prejudicam a fertilidade masculina.

6. Faça os exames necessários

O ideal é que tanto a mulher quanto o homem façam alguns exames antes de tentar ter um bebê, o que permite identificar algum tipo de problema de saúde e tratá-lo. Isso vai ajudar a aumentar as chances de conceber.

No caso do homem, o recomendado é que ele faça o exame de espermograma, enquanto ambos devem fazer o exame para HIV, tipagem sanguínea e sífilis. Entre os exames indicados para a mulher, estão:

  • Exame de urina: com a intenção de verificar a existência de alguma infecção, esse exame é fundamental para evitar complicações na gestação, como o parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e, até mesmo, um aborto espontâneo.
  • Exame ginecológico: o recomendado é que o exame de Papanicolau esteja em dia antes de engravidar. Isso porque, durante a gestação, esse exame geralmente não é feito.
  • Verificação da pressão arterial: esse exame deve ser feito para evitar problemas da placenta e a pré-eclâmpsia, já que os riscos são maiores para mulheres que apresentam pressão alta.

7. Tome as vacinas recomendadas

Estar com as vacinas em dia é muito importante para quem está querendo engravidar, pois previne malformações do feto e também aborto espontâneo. Por isso, se você nunca teve sarampo ou catapora, é preciso se imunizar, já que o feto pode correr riscos se a mãe adoecer.

dicas para quem quer engravidar

(Foto: Jornal Correio do Povo)

A vacina da rubéola também deve ser tomada se a mulher nunca foi imunizada. Nesse caso, é preciso esperar pelo menos um mês após tomar a vacina para tentar engravidar. Isso acontece porque é necessário um tempo para que o vírus atenuado presente na vacina seja eliminado pelo corpo.

Com base no resultado do exame de sangue, o médico poderá indicar outras vacinas, como a de hepatite B, por exemplo. Se a região onde a paciente vive apresenta risco para febre amarela, a vacina também deverá ser tomada.



8. Faça atividades físicas

Fazer exercícios ajuda a melhorar o sistema circulatório e a reduzir os níveis de estresse, o que favorece a produção hormonal. O parceiro também deve se exercitar, já que isso melhora a qualidade dos espermatozoides.

Os médicos indicam que a gestante pratique atividades físicas leves. Porém, o ideal é que os exercícios comecem antes mesmo de engravidar.

Fazer uma caminhada durante uma hora por três ou quatro dias durante a semana já é o suficiente. Outros exercícios indicados são ioga, musculação e andar de bicicleta.

Para quem não tem o hábito de fazer atividades físicas, o melhor é começar aos poucos, cerca de 15 a 20 minutos.

Também é preciso se atentar à quantidade de exercícios, pois em excesso, pode levar a problemas de ovulação. Por isso, consultar um médico é o mais recomendado.

9. Mantenha uma alimentação saudável

Para quem está tentando engravidar, é fundamental começar a criar um estoque de nutrientes no corpo. Afinal, além de contribuir para a fertilidade, essa mudança é importante para manter uma gestação saudável.

dicas para engravidar rapido

(Foto: prozeny)

A alimentação de ser feita com a ingestão de alimentos saudáveis, sendo recomendado:

  • Frutas, verduras e hortaliças (folhas verde escuras, além de ricos em vitaminas e minerais, ainda contêm uma elevada quantidade de ácido fólico).
  • Alimentos ricos em cálcio também são indicados, bem como os que contêm fibras, zinco e vitamina E, que ajudam a engravidar mais rápido. Alguns exemplos são o leite, brócolis, iogurte, azeite, grão-de-bico, carnes magras e ovos.
  • Peixes de águas profundas devem ser evitados, como é o caso do cação e da garoupa. O motivo é porque eles podem conter mercúrio, o que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

10. Programe a interrupção do método anticoncepcional

Se o método anticoncepcional usado é hormonal, como a pílula tradicional, o melhor é que a cartela seja finalizada, para então parar de tomar.

O mesmo deve ser feito em relação aos adesivos e anel intravaginal. Isso ajuda a evitar que a menstruação fique muito desregulada, o que pode reduzir as chances de engravidar.

Quando a mulher faz uso de injeção contraceptiva, pode ser que leve alguns meses para que a ovulação comece de novo e se regularize. Mas se o método usado for a camisinha, basta deixar de usá-la e já será possível engravidar mais facilmente.

11. Faça uma avaliação no dentista

Entre as dicas para engravidar, visitar o dentista está entre as consideradas importantes, embora muita gente não saiba. Estudos indicam que doenças na boca podem resultar em problemas durante a gestação. Por isso, é importante consultar o dentista ao menos um ano antes de tentar engravidar.

O que acontece é que, na gravidez, a mulher passa por mudanças hormonais que podem levar a problemas gengivais. Como consequência, pode levar até mesmo a um parto prematuro.

12. Conheça a frequência ideal para manter relações sexuais

Muitos estudos revelam que o tempo de abstinência afeta a qualidade de sêmen do homem. Segundo especialistas, é necessário aguardar de 2 a 3 dias após a ejaculação para que o esperma esteja ideal novamente.

Do mesmo modo, ficar mais de 5 dias sem ejacular também faz começar a diminuir a qualidade do sêmen.

dicas para engravidar aos 37 anos

Por esse motivo, o mais indicado para quem deseja ter um bebê é manter relações sexuais com o intervalo de 1 a 2 dias, o que faz com que as probabilidades de concepção sejam ampliadas.

13. Permaneça deitada após a relação

Pode até parecer uma crendice, mas pesquisadores descobriram que, se a mulher permanecer deitada com a barriga para cima por cerca de 15 minutos, isso pode aumentar as chances de conceber.

O motivo é porque a gravidade contribui para que os espermatozoides se dirijam mais facilmente para a trompa para se encontrarem com o óvulo.

Por esse motivo, usar a técnica de manter o quadril elevado após o ato sexual também pode favorecer o processo. Mesmo que não seja possível comprovar com precisão a eficácia desse método, não custa nada experimentar.

14. Procure ajuda de um especialista em fertilidade

Se você e o seu parceiro estão tentando engravidar a mais de 6 meses, é preciso decidir se vão continuar tentando ou buscar ajuda com um especialista.

Isso é ainda mais indicado se a idade da mulher for entre 35 e 40 anos. Mas se a idade for abaixo de 35 anos, as tentativas de engravidar naturalmente podem continuar por até um ano.

Porém, se for acima de 40, o especialista deve ser consultado assim que a decisão de ter um filho for tomada. Caso exista algum motivo para suspeitar que há algum problema de fertilidade com você ou com o seu parceiro, a consulta com o especialista em fertilidade também deverá ser feita de imediato.

15. Mantenha a calma

Mesmo que o desejo de engravidar seja grande, é preciso manter a calma. Isso porque quando a ansiedade e estresse são grandes, os hormônios da ovulação acabam ficando desregulados. Dessa forma, pode acontecer de o óvulo ser liberado mais tarde do que o previsto, ou mesmo não ser liberado pelo corpo durante o ciclo.

Por esse motivo, o recomendado é relaxar e buscar alguma atividade que ajude a reduzir a ansiedade. Na hora de ter relações sexuais, aproveite para estreitar a intimidade e curtir o momento, sem se sentir pressionada com a ideia de fazer um bebê. Isso contribui aumentando as chances de conceber.

Usando as dicas para engravidar mostradas aqui, as chances de ter um bebê rápido serão maiores. É normal demorar alguns meses para engravidar, por isso, o ideal é manter a calma e caso necessário, buscar a orientação de um médico é fundamental.

Referências

areademulher.r7.com/maternidade/como-engravidar-rapido-8-dicas-que-funcionam-para-engravidar/

brasil.babycenter.com/a4300279/da-decis%C3%A3o-%C3%A0-gravidez-em-20-passos

brasil.babycenter.com/a1500840/como-preparar-seu-corpo-para-a-gravidez

brasil.babycenter.com/a6700031/6-truques-para-engravidar-r%C3%A1pido

trocandofraldas.com.br/cinco-dicas-para-engravidar-rapido/

bebemamae.com/fertilidade/como-engravidar-rapido-veja-dicas

mdsaude.com/gravidez/como-engravidar-mais-rapido

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*