Teste de ovulação de farmácia e caseiro: como funciona

O teste de ovulação (ou teste de fertilidade feminina) é uma boa opção para quando o casal está planejando ter um filho e deseja aumentar as chances de engravidar o mais rápido possível. Esse tipo de teste é usado há muito tempo em outros países, mas se trata de um método mais recente no Brasil.

Com o uso do teste, os planos de maternidade podem ter uma grande ajuda, pois permitem detectar o momento em que acontece a ovulação da mulher.

Para entender como funciona o teste de ovulação e qual a maneira correta de fazê-lo, continue a leitura deste artigo.

 

Para que serve o teste de ovulação?

O teste de ovulação é indicado para as mulheres que estão tentando engravidar, sendo indicado para quem tem o ciclo menstrual irregular, o que diminui as chances de concepção.

Também pode ser usado por casais que querem ter relação no dia mais apropriado para que a fecundação aconteça com mais facilidade, ou para o caso de estarem realizando um tratamento de reprodução assistida, como o coito programado.

Uma maneira de saber quando a ovulação está acontecendo é prestando atenção no muco presente na região vaginal. Quanto mais o muco estiver elástico, significa que a mulher está mais fértil. Como não são todas as mulheres que conseguem fazer essa identificação através do muco, a opção é usar o teste de ovulação, que pode oferecer um resultado mais preciso.

O teste funciona medindo o aumento da hormona luteinizante (LH) presente na urina, o que permite identificar qual o momento mais provável em que vai ocorrer a ovulação.

Quando o resultado dá positivo, significa que o momento da ovulação está próximo. Isso quer dizer que a mulher está em seu período de maior fertilidade, o que consiste no melhor momento para que a fecundação aconteça. Ao usar o teste de ovulação, é possível saber qual é o momento ideal para tentar engravidar.

A ovulação acontece quando há a liberação do óvulo dos ovários da mulher, ficando preparado para que ocorra a fecundação. Após a maturação do folículo e antes que o óvulo seja liberado, o corpo feminino produz uma quantidade mais elevada do hormônio LH, que é o responsável para que a ovulação de fato aconteça.

como funciona o teste de ovulação

Teste de ovulação Famivita (Foto: Deskgram)

Para que a gravidez ocorra, é preciso que o óvulo seja fecundado por um espermatozoide em até 24 horas após a ovulação. Por essa razão, o teste serve como uma maneira de contribuir para que a mulher possa prever quando vai acontecer a ovulação e o pico da fertilidade.

O teste é feito da mesma forma que o teste de gravidez. Após colher a urina em um potinho, a tentante deve inserir o teste até a marca máxima e aguardar o resultado da leitura, que geralmente sai em cerca de 5 minutos. Como o pico da hormona LH é mais intenso entre às 15 e 19 horas, esse é o horário mais indicado para que o teste seja realizado.

Quando o teste de ovulação tem um resultado positivo, isso significa que a ovulação vai acontecer entre 12 e 48 horas. Se a linha do teste fica mais escura que a linha do controle, quer dizer que a ovulação está mais próxima.

Qualquer mulher pode usar o teste de ovulação, porém, há pesquisas que indicam que ele não é tão preciso no caso de mulheres que têm síndrome do ovário policístico.

Qual a diferença do período fértil e ovulação?

O período fértil consiste nos dias em que a mulher pode engravidar ao ter relações sexuais. Esse período dura em média 6 dias e é quando vai ocorrer a ovulação, aumentando as chances de engravidar.

Já a ovulação tem a duração de apenas 24 horas, que é quando o óvulo está pronto para a fecundação. Quando acontece de, por algum motivo, a mulher não ovular, não haverá o período fértil.

O motivo pelo qual o período fértil tem um tempo maior de duração é devido ao tempo de sobrevivência do espermatozoide. Ele pode viver em torno de 5 dias dentro do corpo da mulher. Por conta disso, se a relação acontecer 5 dias antes de a ovulação acontecer, existe a chance de engravidar.

diferença do período fértil e ovulação

(Foto: Clinifert)

As mulheres já nascem com todos os óvulos formados em seu ovário. Conforme cada óvulo amadurece, ele se encaminha para o útero através da trompa de Falópio, aguardando ser fecundado. Após o período de 24 horas, se a fecundação não acontecer, o óvulo não poderá mais ser fecundado. Ele então se degrada e quando a menstruação ocorre.

Preço do teste de farmácia

Os testes de ovulação podem ser adquiridos nas farmácias pelos preços que variam entre R$ 10,00 e R$ 55,00. Isso vai depender da marca e do tipo de teste.

Enquanto alguns são vendidos em embalagens contendo entre 5 e 10 tiras de testes, outros são disponíveis em formato de caneta, apresentando por isso um valor mais elevado.

Como funciona o teste de ovulação Clearblue digital?

O teste de ovulação digital Clearblue é usado para indicar o momento em que a fertilidade da mulher está mais elevada, aumentando a chance de gravidez. Ele é encontrado nas farmácias de todo o Brasil, permitindo que o teste seja feito no dia do pico do LH.

teste de ovulação clearblue

 

Assim como outros testes, o Clearblue identifica a presença do hormônio LH na urina da tentante, apresentando uma precisão acima de 99% quando feito de maneira correta.

Para fazer o teste de ovulação Clearblue Digital é simples, basta seguir o passo a passo mostrado a seguir:

  1. A tampa deve ser removida, inserindo o medidor de teste no suporte antes de o teste ser feito. Lembrando que a embalagem do produto deve ser removida apenas quando o teste for ser realizado.
  2. Em seguida, é preciso alinhar as setas (rosa), pressionando até que um clique seja ouvido. Nesse momento, um símbolo mostrando “teste pronto” irá surgir.
  3. Quando o teste estiver pronto para ser usado, a ponta do medidor deve ser colocado na urina imediatamente. Isso pode ser feito diretamente ao urinar entre 5 a 7 segundos na ponta do medidor, ou o medidor pode ser mergulhado numa amostra de urina por 15 segundos.
  4. Depois de receber a amostra de urina, a tampa deve ser recolocada e o teste mantido em posição horizontal.
  5. O resultado do teste vai aparecer após passarem 3 minutos. Se após 10 minutos da realização do teste alguma alteração ocorrer no resultado, isso não deve ser considerado.

Ao sair o resultado do teste, a leitura é simples:

  • Fertilidade baixa: quando um círculo vazio aparece no display, quer dizer que não foi verificado o aumento de LH, ou seja, a mulher não se encontra em seus dias férteis. Nesse caso, o medidor deve ser descartado e o teste repetido nos dias seguintes. É importante que o teste seja feito sempre no mesmo horário.
  • Fertilidade alta: quando aparece no display uma carinha sorrindo, quer dizer que houve um aumento de LH, ou seja, a ovulação está acontecendo e a mulher está num de seus dois dias férteis. Nesse caso, a mulher tentante deve ter relações sexuais em até 48 horas para que as chances de concepção sejam maiores. Não há a necessidade de que o teste seja feito novamente nesse ciclo.

Para que o teste apresente um resultado preciso, é importante que alguns cuidados sejam tomados. Em primeiro lugar, a mulher não deve urinar por pelo menos 4 horas antes de fazer o teste, nem consumir líquido em quantidade elevada.

Apesar de poder ser feito a qualquer hora, o recomendado é fazer o teste sempre no mesmo horário. Outro fator fundamental para um teste preciso é não molhar o suporte e sempre apontar o medidor do teste para baixo.

Como usar o teste de ovulação Confirme?

O teste de ovulação Confirme é fácil de usar e também é encontrado em várias farmácias. Ele vem com 5 tiras e é capaz de identificar qualquer quantidade de LH presente na urina. Quanto maior é a concentração desse hormônio na amostra de urina, mais escura ficará a linha do teste, significando que está mais perto de os ovários liberarem os óvulos.

Veja o passo a passo de como usar:

  1. Faça a coleta da urina no frasco que vem junto com o produto uma vez ao dia. O recomendado é fazer o teste entre 15 às 19 horas, pois é quando o nível de LH se encontra mais concentrado.
  2. Após retirar o teste da embalagem, ele deve ser segurado do lado verde e sua ponta mergulhada na amostra de urina até a marca indicada.
  3. É preciso aguardar 30 segundos e, em seguida, deixar o teste em uma superfície plana.
  4. Uma linha rosada surgirá e é preciso aguardar entre 3 a 5 minutos para que se obtenha o resultado final do teste.

Passados os minutos indicados, uma segunda linha aparecerá. A leitura do teste é feita de seguinte maneira:

  • Resultado positivo: se essa segunda linha for igual quer dizer que a ovulação acontecerá entre 24 a 48 horas. Caso esteja mais escura do que a primeira linha, significa que a ovulação pode ocorrer entre 12 a 24 horas.
  • Resultado negativo: se a segunda linha for mais clara que a primeira ou nenhuma linha aparecer, significa que a ovulação não está acontecendo. Nesse caso, o teste deve ser repetido no dia seguinte, preferencialmente no mesmo horário. 

Quando fazer o teste?

Para as mulheres que têm os ciclos regulares, o teste pode ser realizado no primeiro dia em que estiver no período fértil, que acontece entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Mas quando a mulher tem ciclos irregulares, pode ficar em dúvida sobre quando fazer o teste de ovulação.

Porém, há alguns sinais que indicam que a mulher está em seu período fértil. Além do muco adquirir um aspecto esbranquiçado e ficar opaco, outros sintomas muitas vezes podem ser observados, como sensação de cólica em um dos lados do ventre, mamas sensíveis e libido elevada.

O recomendado é que o teste seja feito quando esses sintomas aparecerem. Como a duração do período fértil é entre 5 e 7 dias, a ovulação pode ocorrer já no primeiro dia.

Como fazer o teste de ovulação caseiro?

O teste de ovulação caseiro pode ser feito de duas maneiras simples, observando o muco cervical ou com a medição da temperatura basal.

teste de ovulação caseiro

Confira a seguir como é realizado cada um deles:

Teste do muco cervical

Esse teste é feito introduzindo a ponta do dedo indicador na vagina, retirando uma pequena quantidade de muco. Em seguida, a elasticidade do muco deve ser observada, esfregando os dedos indicador e polegar e depois os afastando.

Quanto mais o muco estiver elástico, pegajoso e transparente, semelhante à clara do ovo, maiores são as chances de a mulher estar ovulando.

Teste pela temperatura basal

A temperatura basal consiste na temperatura mais baixa que o corpo chega durante 24 horas. Essa temperatura mais baixa ocorre em geral durante o sono, variando entre 36,2 e 36,5 graus.

Quando a mulher está ovulando, essa temperatura pode subir um pouco, entre 0,2 e 0,5 graus. Por esse motivo, ao fazer a medição diária, é possível identificar quando será o melhor momento para tentar engravidar.

A medição deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, após dormir por pelo menos duas horas seguidas. Assim que acordar e antes de se levantar, use o termômetro para medir a temperatura, colocando-o debaixo da língua. Em seguida, anote a temperatura em um papel.

Quando o período fértil chegar, haverá um aumento na temperatura basal, que irá se manter até a próxima menstruarão chegar.

Teste de ovulação detecta gravidez?

É importante lembrar que a finalidade do teste de ovulação é identificar o período em que as chances de gravidez são maiores. Ao contrário do teste de gravidez, que mostra se há a presença do hormônio HCG, o teste de ovulação tem como função detectar o hormônio LH.

Porém, como esses dois hormônios apresentam estruturas moleculares semelhantes, é possível que sejam detectados de maneira igual no teste de ovulação. Apesar disso, é preciso cautela e, em caso positivo e dúvidas sobre se está ou não grávida, o recomendado é fazer um teste de gravidez para confirmar.

Além disso, é importante ressaltar que o teste de ovulação não deve ser usado como um método contraceptivo. Se depois de um ano de tentativas de engravidar sem sucesso, o indicado é buscar ajuda com um especialista para que possíveis problemas sejam identificados e o tratamento realizado.

Referências

materprime.com.br/aprenda-como-o-teste-de-ovulacao-pode-ser-usado-para-ajudar-a-engravidar

arevistadamulher.com.br/gravidez/content/2448408-teste-de-ovulacao-entenda-como-funciona-e-saiba-utilizar

almanaquedospais.com.br/o-que-e-ovulacao-e-periodo-fertil

guiadobebe.com.br/teste-de-ovulacao-digital-clearblue

trocandofraldas.com.br/produto/confirme-fertilidade

remediocaseir.com.br/teste-de-ovulacao-caseiro

trocandofraldas.com.br/teste-ovulacao-interpretar

tuasaude.com/teste-de-ovulacao

vidaativa.pt/a/teste-de-ovulacao


  • Add Your Comment

    *