O que é ovulação?

Sem a ovulação não é possível ocorrer uma gravidez e, caso o óvulo não seja fecundado, é expelido juntamente com a menstruação


O que é ovulação? É um processo que ocorre durante o ciclo menstrual, mais precisamente entre os dias 11 e 17, no caso de mulheres que possuem o ciclo menstrual regular.

Ocorre durante o período fértil, em que o óvulo se desprende do ovário para chegar às trompas de falópio e posteriormente ao útero, caso seja fecundado.

Sintomas de ovulação

ovulação quer dizer gravidez
Durante o período fértil e ovulação, a temperatura corporal da mulher se eleva e o desejo sexual também se torna mais intenso.

Além disso, assim como durante a TPM (tensão pré-menstrual), podem ocorrer oscilações de humor, já que algumas mulheres podem se sentir mais estressadas, melancólicas ou fragilizadas. Também ocorre o aumento das secreções vaginais devido as alterações hormonais comuns do período.

Período de ovulação

Para mulheres com o ciclo menstrual regular, a data certa de ovulação é o décimo quarto dia do ciclo; entretanto, o período pode acontecer até três dias antes ou depois, o que gera a margem de tempo entre os dias 11 e 17. É importante saber que, caso a mulher deseja engravidar, as maiores chances de fecundação são no início do período fértil, já que o óvulo sobrevive entre 12 a 24 horas no organismo. Após esse período, já não há mais possibilidade de ele ser fecundado.

Calculadora de ovulação

dia de ovulação engravida
Fonte: Tochka

A calculadora de ovulação pode ser uma ferramenta importante para as mulheres que desejam engravidar ou, ao contrário, saber os dias de maior risco de fecundação e assim evitar uma gestação indesejada.

Apesar da média dos ciclos menstruais serem entre 28 e 30 dias, há mulheres que possuem o ciclo menor ou maior, pois isso, uma informação importante de preenchimento na calculadora é a quantidade de dias que o ciclo da mulher em questão possui (se a mulher perceber que a quantidade de dias se altera de um mês para outro, deverá colocar a média dos últimos meses). Outro dado importante a ser preenchido é o primeiro dia da última menstruação.

Existem muitos sites que fornecem essa ferramenta para pesquisa, entretanto, a mulher deve estar ciente de que as informações podem não ser absolutamente precisas, principalmente no caso de ciclos menstruais irregulares, visto que alguns fatores podem fazer com que o período fértil seja antes ou depois do esperado.

Como saber se estou ovulando?

Além dos sintomas de ovulação citados, algumas mulheres sentem os seios mais inchados e sensíveis e desconforto abdominal. Como são sintomas muito genéricos, entretanto, o mais indicado é fazer um teste de ovulação para ter um resultado mais preciso.

ovulação sintomas



Teste de ovulação

Existem testes que são possíveis de se realizar em casa, mas que exigem a observação dos sintomas do corpo no decorrer do mês para entender as diferenças que o período fértil traz. Um dos testes é a medição da temperatura basal (temperatura mais baixa do corpo). Nesse caso, a mulher deve medir a temperatura corporal todos os dias, de preferência com o mesmo termômetro e na mesma região corporal. Como durante o período fértil a temperatura corporal aumenta (ainda que sutilmente, por volta de 1ºC), os dias de ovulação podem ser percebidos através desse método.

Além da percepção da temperatura corporal, outro sintoma importante é o muco vaginal. Durante a mulher tende a perceber o aumento da secreção, que se assemelha à clara de ovo.

Também pode ser utilizado o teste de urina, vendido em farmácias, para verificar os níveis hormonais produzidos durante a ovulação.

Por fim, caso a mulher precise de acompanhamento médico para verificação, pode ser indicado o ultrassom seriado, exame utilizado para perceber as alterações nos ovários.

Ovulação tardia

quantos dias depois da ovulação vem a menstruação
Foto: Freundin

É chamada ovulação tardia a liberação do óvulo após o 21º dia do ciclo menstrual. Nesse caso, os sintomas de ovulação são os mesmos; entretanto, como o período fértil inicia-se mais tarde, esse processo acarreta também no atraso da próxima menstruação. Existem diversos fatores que podem fazer com que a evolução tardia aconteça, principalmente alterações hormonais, e o atraso pode ocorrer mesmo para mulheres que geralmente têm o ciclo menstrual regular.

Quem toma anticoncepcional ovula?

A ovulação não acontece em mulheres que tomam o anticoncepcional corretamente, já que o medicamento inibe o período fértil; entretanto, caso a mulher se esqueça de tomar o remédio ou tome algum medicamento que corte o efeito do anticoncepcional, mesmo que por apenas um dia, pode ocorrer a ovulação.

Remédio caseiro para aumentar a ovulação: verdade ou mito?

Existem alguns estudos para comprovação do aumento da ovulação através do consumo de raízes e plantas específicas, que agem no organismo como reguladores de determinados hormônios que são produzidos durante o período fértil. Dentre eles, os mais conhecidos são o chá de inhame e o de vitex.

O que é ovulação?
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*