Espermograma: Preços em 2017

Apesar de o foco ao planejar uma gravidez geralmente recaia apenas na mulher, muitas vezes a fertilidade do pai precisa ser analisada. Por esse motivo, o espermograma acaba sendo indicado para homens que encontram dificuldade em fecundar suas parceiras.

O que é um espermograma

O espermograma é um exame de laboratório feito através da masturbação para analisar a qualidade do sêmen. Esse exame também é feito para confirmar a eficácia da vasectomia, onde é observado se o procedimento realmente cortou a passagem do esperma.

espermograma preços

O exame também pode ser realizado para verificar outros aspectos da saúde do homem, como as condições da próstata.

No espermograma, são analisados diversos fatores, como o aspecto físico e capacidade dos espermatozoides se movimentarem, quantidade espermática, coloração, pH, volume e viscosidade.

Também são observadas as quantidades presentes de leucócitos, que são as células de defesa do nosso organismo, ácido nítrico, frutose e outros componentes. Através dessa análise é diagnosticado a fertilidade do homem, verificando se os espermatozoides têm possibilidade de alcançar o óvulo vivos depois do sexo.

Como é feita a coleta do Espermograma

A coleta da amostra é feita em uma sala privada. Nos laboratórios, são oferecidos estímulos visuais para facilitar a coleta, como revistas e filmes. Como a utilização de lubrificantes pode acabar interferindo no resultado, a coleta deve ser feita sem o uso de qualquer tipo de produto.

Para realizar a coleta, o paciente deverá estar com abstinência sexual entre 2 a 7 dias. Nesse período, além do sexo, a masturbação também deve ser evitada, além de qualquer ato que resulte em ejaculação.

Leia mais: Exames que detectam o que impede a gravidez

valor espermograma

Foto: De Telegraaf

Antes de realizar o exame não é preciso fazer nenhum tipo de alimentação específica ou jejum. Depois de realizar o exame não é necessário que o paciente tenha nenhum tipo de cuidado específico, podendo voltar à sua rotina.

Quando é solicitado um espermograma

O exame é solicitado quando existe algum fator genético, físico ou imunológico que possa provocar alterações nos espermatozoides, prejudicando a fertilidade do paciente. Em geral, ele é realizado por casais que tentam engravidar ou então após uma vasectomia.

O mais comum é que sejam pedidas duas amostras para que os resultados possam ser comparados, sendo a segunda feita após 15 dias. Se os resultados apresentarem uma diferença muito grande, é então solicitado um terceiro pedido.

exame de espermograma

Foto: SheKnows

Espermograma: Quanto custa esse exame?

O preço para o exame de espermograma pode variar entre R$ 70,00 a R$ 180,00, dependendo do laboratório e também da região onde o paciente se encontra.

Não existe nenhum tipo de contraindicação ou riscos que envolvam o exame, pois o espermograma pode ser realizado por qualquer homem que esteja em idade reprodutiva.

Vejam também: Fertilização In Vitro: Valores 2017

Resultado do Espermograma

O resultado do exame, além de avaliar a fertilidade do paciente, pode mostrar alguma alteração relacionada a outros problemas nos órgãos reprodutores, especialmente na próstata. Após alguns parâmetros serem analisados, é feita uma avaliação que determina se o paciente se encontra dentro ou fora dos padrões, que são classificados de acordo com o resultado.

Se as condições dos espermas forem normais, é então classificado como normospermia. Caso não se encontre dentro dos padrões, é feito um tratamento adequado para cada caso específico.