Damater: como usar a vitamina na gestação e na amamentação?

O uso do suplemento Damater pode ser a solução ideal para a mulher que planeja ter um bebê e precisa repor a carência de vitaminas. Afinal, é fundamental manter o corpo saudável e prepará-lo da melhor maneira para receber o bebê.

Esse suplemento não só ajuda a aumentar as chances de conceber. Ele também torna possível evitar problemas no desenvolvimento do feto, garantindo que tudo ocorra bem durante a gravidez.

Indicado para o período pré-gestacional, gestação e lactação, o uso de Damater ajuda a melhorar a situação nutricional da mulher. Porém, é preciso entender em que situação ele deve ser usado e quando não é indicado.

Deseja saber mais sobre a importância do Damater e como ele atua em cada situação? Então continue a leitura e não perca as importantes informações a respeito!

Leia também: Falta de vitamina D na gravidez: o que causa e quais os sintomas

damater suplementação

O que é Damater?

Damater é um suplemento composto de vitaminas e minerais. O seu uso é indicado tanto para as mulheres que estão planejando engravidar, durante a gravidez e no período de lactação.

O suplemento contém os nutrientes necessários para cuidar da saúde da mãe e do bebê. Entre seus componentes encontramos o ácido fólico, cálcio, ferro e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D e E.

A recomendação é que seja consumida uma cápsula de Damater por dia.  A sua ingestão pode ser ou não acompanhada de algum alimento. Lembrando que a cápsula não deve ser partida ou mastigada, o que permite que o efeito do suplemento seja mais eficaz.

Por se tratar de um alimento sem calorias, ele não provoca o aumento de peso. Além disso, a ingestão desse suplemento não resulta em retenção de líquidos ou aumento de apetite.

Apesar de se tratar de um suplemento, é importante que o seu consumo seja feito mediante indicação de um médico.

O motivo é porque, se usado sem necessidade, ele pode causar um excesso de vitaminas no corpo da mulher, prejudicando ela e o bebê.

Para que serve o Damater?

O uso do multivitamínico Damater tem como função fornecer vitaminas e minerais necessários para as mulheres que desejam engravidar, gestantes e lactantes. Dessa forma, é possível suprir certas carências de nutrientes e evitar problemas como:

Para que o suplemento seja consumido de maneira correta, é preciso antes consultar o médico. Assim, ele poderá indicar alguns exames para avaliar se o uso Damater é mesmo necessário.

Composição do Damater

Cada cápsula gelatinosa de Damater contém as seguintes vitaminas:

  • Vitamina A
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B6
  • Vitamina B12
  •  Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Ácido Fólico
  • Cálcio
  • Ferro
  • Zinco

Além dessas vitaminas, as cápsulas também contêm componentes que permitem que ela tenha a consistência ideal.

Eles são: água purificada, óleo, glicerol, lecitina de soja, glicerídeos, gelatina, dióxido de titânio, ácidos graxos saturados e corantes.

Leia mais: Vitaminas para Gestantes: quais são e quando tomar?

Efeito Colateral

No caso de o Damater ser ingerido de maneira incorreta, pode resultar em efeitos colaterais.

Isso geralmente ocorre se a mulher não necessita de suplementação ou tem alergia a algum de seus componentes. Entre os possíveis efeitos colaterais estão:

  • Prisão de ventre
  • Dores nos ossos
  • Escamação da pele
  • Ressecamento
  • Queda de cabelos
  • Febre
  • Vômito
  • Náuseas
  • Perda de apetite
  • Unhas quebradiças
  • Sonolência
  • Irritabilidade

Na maioria das vezes, esses problemas surgem quando a mulher apresenta hipervitaminose. Ou seja, significa que ela já contém uma alta taxa de alguma das vitaminas encontradas no Damater.

Para evitar efeitos colaterais, é recomendado tomar apenas com orientação médica. Além disso, não deve ser ingerida mais de uma cápsula do suplemento por dia, mesmo no caso de ter esquecido de tomar no dia anterior.

No caso de uma ingestão em grande quantidade, é necessário buscar rapidamente o socorro médico. Caso seja possível, a embalagem ou bula do medicamento também deve ser levado.

Como usar o Damater para quem deseja engravidar?

A mulher que deseja engravidar pode fazer o uso de Damater para aumentar a sua fertilidade.

Isso acontece por se tratar de um suplemento rico em nutrientes que criam condições favoráveis no seu organismo, facilitando para que a concepção aconteça.

Ele contém ácido fólico em sua composição, componente que é essencial para o período pré-concepcional.

Veja ainda: Ácido Fólico na Gravidez: para que serve e como tomar?

Isso faz com que sejam reduzidas as chances de o bebê sofrer de doenças relacionadas a má formação do sistema nervoso.

Antes de começar a usar o suplemento, é fundamental fazer uma visita ao médico e verificar como está a sua saúde. Assim, ele poderá avaliar a necessidade de usar Damater.

Damater para gestantes

Além de manter uma alimentação saudável, pode ser necessário que a gestante precise repor suas vitaminas e minerais.

Isso vai garantir o bom desenvolvimento do bebê, permitindo que ele receba todos os nutrientes fundamentais.

Veja mais: Mitos e verdades sobre a alimentação na gestação

Conforme a gravidez avança, a suplementação pode ser necessária. Em outros casos, ela deve ocorrer já no início da gestação.

Por esse motivo, antes de consumir Damater é preciso consultar o médico para saber em qual fase da gravidez ele é indicado.

Damater na Amamentação

Quem está amamentando precisa estar com as vitaminas em dia, especialmente no caso da vitamina C e ferro. Afinal, é isso que vai ajudar a garantir o reforço da imunidade da mãe e, consequentemente, do bebê.

Desse modo, a suplementação com Damater é bem recomendada. Porém, como cada organismo é diferente, é imprescindível ter a prévia recomendação médica antes de começar a tomar.

Qual o preço do Damater?

É possível encontrar Damater nas principais farmácias do Brasil. Ele está disponível em caixas contendo 20 ou 30 unidades.

O preço pode variar dependendo da farmácia e região, ficando na média de R$ 40,00 e R$ 50,00.

É fundamental seguir as orientações médicas a respeito das doses, horário e tempo de tratamento. Além disso, o uso do suplemento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.

Agora que você já sabe sobre a indicação de Damater e como ele deve ser usado, é o momento de conversar com seu médico. Assim, será possível avaliar a necessidade de consumir esse suplemento.

Saiba mais: 15 Alimentos para produzir mais leite materno