Como introduzir legumes e verduras na alimentação do bebê

A alimentação saudável é importante desde a infância. É no início da vida que as crianças começam a gostar de frutas, legumes e verduras, fundamentais para o pleno crescimento e desenvolvimento. Porém, a tentação é grande. Doces e salgadinhos, condimentados e outros alimentos industrializados atraem muito o paladar dos pequenos. O que fazer para que comam alimentos saudáveis?

Nada de forçar ou obrigar

A maneira como as crianças entram em contato com os alimentos saudáveis pode influenciá-las até a vida adulta. Sendo assim, nada de obrigar ou forçar os pequenos a comerem o que não querem.

Tudo nesta idade precisa ser feito com muito diálogo. É preciso despertar a curiosidade e o interesse falando sobre os benefícios para o crescimento e do gosto saboroso.

O paladar da criança muda muito ao longo do tempo, por isso os pais não devem desistir caso haja resistência. O que eles não querem hoje, podem adorar amanhã.

 Leia ainda: O lado bom da gestação

Esquecer gostos pessoais

Os pais, na hora de oferecer frutas, legumes e verduras, devem deixar de lado seus gostos pessoais. Se eles não gostam de determinado alimento, devem mesmo assim oferecer aos filhos, sem preconceito.

Tentações aos finais de semana

Os pais não precisam proibir o consumo de qualquer alimento, mesmo porque as tentações estão por todos os lugares e as crianças realmente gostam delas. Uma dica é deixar o final de semana para comer frituras, salgadinhos, doces…. enfim, o que der vontade. Durante toda a semana, os pratos devem ser saudáveis e equilibrados.

Nada de chantagem

Durante o período de introdução de novos alimentos, os pais não devem chantagear as crianças ou colocá-las de castigo caso não queiram comer algo. É natural que tenham preferências. O caminho é oferecer alternativas aos alimentos que não gostam.


  • Add Your Comment

    *