Menstruação escura e com pouco fluxo: o que pode ser?

A menstruação escura e com pouco fluxo, chamada popularmente de “menstruação borra de café” por causa da consistência e coloração, pode provocar preocupação nas mulheres.

As causas podem variar e, na maioria dos casos, não requer cuidados especiais. Porém, em alguns casos, pode significar algo mais sério e que precisa de mais atenção.

Conheça a seguir quais são as causas para essa alteração na menstruação e o que deve ser feito.

 

Quando a menstruação escura e com pouco fluxo é normal?

Esse aspecto da menstruação pode ser considerado normal quando ocorre em períodos específicos do ciclo menstrual, como no começo da menstruação ou ao final dela.

Nesses dois momentos, o sangue adquire uma tonalidade mais amarronzada e o fluxo se torna mais escasso.

menstruação marrom

Isso ocorre porque, ao final da menstruação, o sangue diminui a quantidade e velocidade, levando mais tempo para alcançar o exterior do corpo, chegando a escurecer no caminho. Por isso, não há motivos para preocupação quando isso acontecer, já que é algo muito comum.

Leia mais: Nidação ou Menstruação?

Pouca menstruação escura por vários dias

Há casos onde a menstruação escura e com pouco fluxo continua por diversos dias. Esse fenômeno é chamado de sangramento de escape e o motivo para isso acontecer pode ter relação com a pílula anticoncepcional, que provoca reação no organismo. Outros sintomas que podem vir em conjunto são a queda de cabelo e inchaço.

Esse sangramento também é comum, mas o médico deve ser informado caso o sangramento não pare depois de vários dias, pois talvez seja necessário mudar para um contraceptivo que se adapte melhor ao seu corpo.

Além disso, se o sangramento acontece sem que você esteja fazendo uso de pílula, é imprescindível procurar um médico.

menstruação escura e cólica

O corrimento escuro é menstruação escura ou um sintoma da gravidez? (Foto: TheStraitsTimes)

Pode ter relação com gravidez?

As mulheres que suspeitam estarem grávidas podem considerar o sangramento escuro como um possível sinal de gestação em sua fase inicial. Isso acontece porque, no momento em que o óvulo se implanta no útero, pode haver uma pequena descamação, provocando corrimento de cor escura.

Esse corrimento pode fazer a mulher se confundir imaginando que se trata de uma menstruação, pois também pode provocar cólica. Caso esteja em dúvida, o melhor é procurar um médico.

Veja também: Parar de tomar anticoncepcional engorda ou emagrece?

No início da gravidez também pode ocorrer um sangramento que se assemelha a uma menstruação escura e pouco. Não é preciso se preocupar, pois isso pode ser por causa de uma nidação, processo que não prejudica a mãe ou o bebê.

Apesar disso, é sempre importante comunicar ao médico caso isso aconteça, pois em alguns casos é possível que evolua para um quadro mais delicado.

 

Outros fatores que podem causar esse sintoma

Na maioria dos casos, a menstruação escura e com pouco fluxo não representa nenhum tipo de problema para a saúde da mulher. Porém, pode ser provocada por algumas doenças ou estar relacionada ao uso de medicamentos.

Os casos mais comuns são problemas uterinos ou podem estar relacionados a distúrbios da coagulação sanguínea, mudanças hormonais, DSTs ou até câncer. Por isso, é importante cuidar da saúde e procurar um ginecologista para avaliar a situação no caso de anormalidades na menstruação.

Menstruação preta

A menstruação preta, geralmente, não representa nenhum problema de saúde. O sangue pode apresentar essa coloração mais escura no início ou no final do ciclo e, desde que em pouca quantidade, é perfeitamente normal.

menstruação escura e pouco fluxo

(Foto: Xocials)

Caso a menstruação escura venha em pouca quantidade e por pouco tempo (geralmente por um ou dois dias), sem o acompanhamento do fluxo normal e de cor vermelha intensa, pode ser sinal de gravidez.

Nos primeiros seis dias após o embrião se prender ao útero, pode acontecer o chamado sangramento de implantação ou nidação, o que gera a confusão com o período menstrual.

Se a menstruação vier nessa cor em grande quantidade ou em vários ciclos menstruais, pode ser um sinal de que estão acontecendo alterações hormonais, no útero, que a mulher contraiu alguma DST ou ainda da chegada da menopausa. Portanto, deverá fazer alguns exames para a verificação da origem da alteração do sangue.

Menstruação com coágulos escuros

Na maioria dos casos, os coágulos não representam nenhum tipo de preocupação. Podem ser, na verdade, pedaços do endométrio da mulher, ou seja, pedaços de pele que se soltam da parede do útero e que são expelidos durante a menstruação.

Outro motivo da liberação de coágulos é o desequilíbrio hormonal, que pode ser regulado no próximo ciclo menstrual, mas que faz com que o fluxo sanguíneo aumente e fique mais espesso.

menstruação escura e prolongada

(Foto: Dailymail)

Caso a mulher note a saída de coágulos no sangue durante dois ciclos menstruais seguidos, entretanto, é importante informar ao ginecologista para que ele solicite um exame de sangue ou ultrassom, pois a coagulação do sangue pode ser oriunda de diversos motivos, como falta de vitaminas K e C, anemia (deficiência em ferro), surgimento de miomas, endometriose ou mesmo um aborto espontâneo.

Menstruação escura tomando anticoncepcional

O início do tratamento anticoncepcional com pílulas, a troca do medicamento ou ainda a ingestão da pílula do dia seguinte também pode alterar a coloração da menstruação, tornando-a mais escura.

Essa alteração é normal devido a mudança hormonal decorrente do remédio, que diminui a quantidade de progesterona no organismo.

menstruação marrom pode ser gravidez

Foto: Lado M

Escape menstrual 

Muitas mulheres utilizam a pílula anticoncepcional para conseguir ciclos menstruais regulares ou mesmo para inibir a menstruação, entretanto, algumas vezes pode acontecer o chamado escape menstrual, que é a menstruação fora do tempo.

Geralmente, esse fenômeno acontece antes do término da cartela de pílulas e tem relação com a baixa quantidade de hormônios que o anticoncepcional possui em sua fórmula ou com o esquecimento da pílula por um dia ou mais, cortando assim o efeito que ela produz.

menstruação escura e pouca tomando anticoncepcional

Foto: Straitstimes

O escape menstrual, ou spotting, também pode acontecer caso a mulher faça uso de muitas cartelas de anticoncepcional sem a pausa (justamente para não ocorrer a menstruação), causando uma disfunção hormonal.

Para regular a menstruação novamente, deverá iniciar uma nova cartela de pílulas, ingerindo-as regularmente. Caso o escape menstrual volte a acontecer, o ideal é conversar com o ginecologista e solicitar a substituição do tratamento por outro anticoncepcional com mais hormônios.

Se ainda assim o problema persistir, é aconselhável buscar outros métodos contraceptivos, como o anel vaginal, por exemplo.

Agora que você já sabe o que pode ser a menstruação escura e com pouco fluxo, fique atento aos sintomas e caso perceba algo fora do normal, procure um médico.