Como saber se estou grávida antes da menstruação atrasar

O atraso da menstruação é, na grande maioria dos casos, o primeiro sintoma percebido da gestação. No entanto, se a concepção ocorrer algum tempo antes, o corpo já dá outros sinais e apresenta outros sintomas de que a mulher está esperando um bebê. O que acontece é que na maioria dos casos eles passam desapercebidos ou são confundidos com outras reações.

Sintomas confundidos

Apesar de pouco intensos, os sintomas da gestação podem sim serem percebidos após apenas algumas semanas da concepção. Porém, por muitas mulheres eles não são percebidos porque são confundidos com os sintomas que antecedem a menstruação.

Leia ainda: Dicas de lanches para gestante comer no trabalho

Quais são os sintomas?

Um dos primeiros é a cólica abdominal, que ocorre devido ao aumento do sangue circulando na região juntamente com a ação de hormônios, que juntos buscam oferecer proteção ao embrião. A mulher pode ainda ter uma pequena perda de sangue. Mais sangue, hormônios e adaptação do útero à gravidez podem ainda provocar leve inchaço abdominal.

Logo nas duas primeiras semanas de gestação, as mamas já começam a ficar bastante sensíveis. Isso porque os hormônios já começam a estimular a produção de leite. Além disso, eles ficam inchados e com as auréolas mais escuras.

Com a ação hormonal intensa, o cansaço já começa a aparecer e a deixar a mulher menos disposta. Enjoo e náuseas são outros sintomas.

Foto: olivre.com.

Foto: olivre.com.

A partir de quando detectar a gestação?

Se a mulher não quer esperar o atraso da menstruação para saber se está gravida, é possível descobrir se ela espera ou não um bebê após cerca de uma semana depois da relação sexual. Exame de sangue e alguns exames de farmácia mais sensíveis podem revelar a informação, mas estes não são totalmente precisos. Quanto mais tempo se passar, mas confiável será o resultado.