Parar de tomar anticoncepcional engorda ou emagrece?

Parar de tomar anticoncepcional engorda ou emagrece? Descubra nessa matéria!

Cada vez mais mulheres estão parando de tomar a anticoncepcional por questões de saúde, mas será que parar de tomar a pílula pode causar alguma mudança no seu corpo?

Parar de tomar anticoncepcional engorda?

Já ao começarem a tomar anticoncepcional algumas mulheres sentem mudanças no corpo, normalmente, quanto ao aumento de peso.

Neste caso, os anticoncepcionais injetáveis são os que mais causam o aumento do apetite.

Ao parar o anticoncepcional, a queixa não muda muito, e elas continuam reclamando que engordaram ou emagreceram.

Mas, sem dúvidas, o que mais influencia o ganho de peso é alimentação e falta de atividade física.

O fato é que a mudança corporal depende muito de cada organismo, pois enquanto certas mulheres podem engordar, outras podem vir a emagrecer através do uso da pílula, por conta da presença de diuréticos em algumas delas.

parar de tomar anticoncepcional

Mas afinal, parar de tomar anticoncepcional engorda ou emagrece? Foto: Mirmam

Parar de tomar anticoncepcional – Efeitos

O que normalmente se diz sobre parar de tomar a pílula é que é uma fase em que você engorda.

Mas não há estudos que comprovem que esse aumento de peso realmente ocorre, e, na verdade, é mais comum engordar enquanto você estiver tomando a pílula do que quando parar.

 O caso é que muitas mulheres não concordam com esta afirmação, e dizem que engordaram ao parar de tomar o anticoncepcional.

O que ocorre muitas vezes, é que o corpo passa por um período de adaptação, pois dependendo do tempo em que a mulher esteja tomando a pílula, pode demorar para que os hormônios voltem a se adaptar, podendo levar a uma mudança de peso.

Podemos comparar o corpo a uma casa, por exemplo, e a pílula seria como uma pessoa que sempre limpa o local. Caso essa pessoa viaje, a casa vai ficar bagunçada, que é o que ocorre com o corpo quando você para com o anticoncepcional.

Eventualmente tudo vai se normalizar, mas leva um certo tempo.

E, na verdade, isso depende muito de cada organismo, pois certas mulheres vão, inclusive, ter uma perda de peso depois de pararem de tomar a pílula.

parar de tomar anticoncepcional emagrece

Foto: Regapo

Leia mais: Anticoncepcional que não engorda e não retém líquido existe?

Será que não há algo mais envolvido nestas mudanças corporais?

A mudança de peso após parar de tomar a pílula pode indicar outros problemas, que não necessariamente essa mudança na medicação.

Será que você não está passando por outras mudanças na sua vida, que estão afetando diretamente seu metabolismo?

Tente verificar se o que está ocorrendo ao seu redor não é o principal problema, e se isso não está levando com que você sofra com a ansiedade, e esteja comendo mais (ou menos) do que o habitual.

Benefícios de parar de tomar anticoncepcional

Parar de tomar a pílula anticoncepcional

Foto: Vox

Veja também: Anticoncepcional após o parto – Quando começar?

Apesar de logo após você parar de tomar o anticoncepcional ocorrer, muitas vezes, certo ganho ou perda de peso, boa parte destes problemas dependem, essencialmente, de fatores como alimentação e pratica de exercícios físicos.

Se você for uma pessoa ativa fisicamente e que busca ter uma alimentação saudável, provavelmente não sentirá diferença no seu peso ao parar de tomar o anticoncepcional.

O que não adianta é não cuidar corretamente do corpo através de uma boa alimentação e exercícios e colocar a culpa na pílula.

O importante é não pensar tanto nas causas do aumento ou diminuição do peso, mas em como você vai alterar seus hábitos de vida para recuperar a boa forma e a autoestima.

Portanto, não existem estudos que comprovem que parar de tomar a pílula engorda ou emagrece, as mudanças dependem de cada organismo e do estilo de vida de cada pessoa.