Dor lombar no início da gravidez , é normal?

A gravidez traz alguns sintomas indesejados, como, por exemplo, a dor nas costas.

É normal ter essa dor na lombar no início da gravidez? Sim, essa dor é normal durante a gravidez e as estimativas indicam que a maioria das mulheres sofre deste mal durante a gestação.

Segundo alguns estudos, mais de 50% das mulheres vão ter dores na coluna durante a gestação.

Ela pode gerar desconforto para dormir a até atrapalhar sua rotina diária.

Dor na lombar durante a gravidez?

gravidez dor lombar primeiras semanas

A dor nas costas é mais comum no final da gravidez, mas ela também pode vir a ocorrer no início por motivos que variam bastante.

Abaixo listamos algumas causas para que ocorra a dor na lombar:

  • Aumento dos níveis hormonais: isso pode causar o relaxamento dos ligamentos da região pélvica;
  • Mudança do centro de gravidade: assim que o bebê começar a crescer, isso vai se alterar, assim como sua postura pode se alterar por conta disso;
  • Ganho de peso: o bebê proporcionará um ganho considerável de peso para a futura mamãe, o que pode vir a trazer dores na coluna;
  • Postura: postura incorreta ou ficar em pé por muito tempo podem piorar a dor nas costas;
  • Estresse: ele costuma se acumular nas áreas mais frágeis do seu corpo, e, portanto, quando estiver passando por momentos estressantes, é provável que surja uma dor nas costas.

Dor lombar no início da gravidez

A dor na lombar não pode ser totalmente prevenida, mas existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir os danos causados por ela.

Faça exercícios regulares

Muitos sintomas da gravidez podem ser prevenidos através da prática de exercícios físicos constantes. É claro que você deverá ter o acompanhamento de um profissional que forneça exercícios especialmente indicados para gestantes, senão corre o risco de piorar a dor na lombar. Isso porque a prática de esportes durante a gravidez deve ser diferente, já que, se for muito exacerbada, pode prejudicar o bebê.

Um dos exercícios mais recomendados é o Pilates, pois ele busca melhorar a postura, e, além disso, desenvolve diversos músculos importantes durante a gestação.

Use os calçados adequados

Para prevenir a dor nas costas, nada melhor que usar sapatos confortáveis. Afinal, sapatos de salto alto já fazem mal para a coluna mesmo quando as mulheres não estão grávidas. E não precisa se sentir menos bonita por causa disso, pois existem diversos sapato “baixinhos” que ficam lindos com qualquer roupa.

Descanse bastante

A gravidez é uma fase da vida que exige muito descanso, principalmente nos estágios mais avançados, em que as mulheres cansam mais facilmente. Então aproveite para relaxar sempre que possível, e nada de ficar carregando peso. Também é importante elevar os pés para cima sempre que puder, pois, além de ser ótimo para a circulação sanguínea, é excelente para a coluna.

Dores lombares na gravidez

Foto: Flickr

Procure um quiroprata

Um quiroprata é especialista em coluna, e busca manipular a espinha dorsal do paciente através de ajustes específicos para cada caso.Com um profissional te auxiliando você, com certeza, terá melhoras significativas nas dores na lombar. Caso continue com dúvidas a respeito das dores na lombar, não deixe de conversar com seu médico sobre isso, ele vai te dar as indicações mais específicas ao seu caso.

Portanto, na maioria das vezes é normal sentir dores na lombar durante a gestação, busque seguir as dicas para prevenção que passamos e terá uma gravidez mais tranquila.