Calendário Menstrual: como calcular meu período fértil?

Calcular o período fértil é algo fundamental para as mulheres pois, dessa forma, é possível saber informações importantes do ciclo menstrual


O uso do calendário menstrual permite que as mulheres descubram se estão no momento ideal para engravidar ou, caso contrário, ajuda a prevenir uma gravidez indesejada.

O que é período fértil

O período fértil das mulheres dura em torno de 6 dias e consiste no momento do mês em que ocorre a ovulação, aumentando a possibilidade de que ocorra uma gravidez. Esse período tem início 14 dias antes da menstruação (isso no caso de mulher com ciclos regulares de 28 dias). Quando a mulher possui um ciclo regular, o cálculo é mais fácil e preciso, diferente do caso de ciclos irregulares.

No período fértil, o óvulo maduro se desloca do ovário para as trompas, dirigindo-se para o útero. Se o óvulo for fecundado por um espermatozoide, ocorrerá a concepção, iniciando assim a gravidez.

calendário menstrual período fértil
O sinal que indica que a mulher está nesse período é a presença de um muco vaginal semelhante à clara de ovo (transparente e claro), que não apresenta odor.

Esse muco serve para permitir que os espermatozoides nadem com mais facilidade em direção ao óvulo. Outro sintoma é um pequeno aumento na temperatura corporal, sintoma que ajuda no amadurecimento do óvulo.

Se o óvulo não for fecundado, ele se desintegra e sai na menstruação. O sangue que desce junto ao óvulo é um abrigo preparado pelo corpo proteger o feto. Por isso, quando não ocorre a gravidez, o sangue é eliminado junto ao óvulo.

Calendário Menstrual

O calendário menstrual permite acompanhar o seu ciclo menstrual pelos próximos meses e é usado para calcular a média de dias de duração da menstruação.

calculadora menstrual irregular
Fonte: NetDoctor

Isso é útil para poder organizar a agenda para visitar o ginecologista, por exemplo. Além disso, é ideal para que a mulher use quando for planejar as férias, principalmente se não deseja ter problemas para entrar na praia ou piscina.

Esse calendário também é útil para quem deseja engravidar e também para quem deseja evitar uma gravidez. Outro uso do calendário menstrual feito pelas mulheres é antes de planejar uma noite especial com o parceiro.



 App para Calendário Menstrual

Além de poder calcular o ciclo menstrual utilizando tabelas comuns, também é possível montar seu calendário Menstrual através de aplicativos para celular, que notificam o momento em que a mulher está, como o início do período fértil e quando ele irá se encerrar.

tabelinha da menstruação
Fonte: Bajo Palabra

É possível encontrar apps gratuitos, que também são úteis para informar caso ocorram atrasos na menstruação ou menstruações irregulares, além de outros pontos relacionados ao ciclo feminino. Isso permite que você seja lembrada sem a necessidade de fazer um cálculo manual.

Entre os apps mais conhecidos são:

  • -Clue
  • -Calendário Menstrual
  • -Calendário do período
  • -Calculadora da minha ovulação
  • -Gestor Período Pro

Lembre-se que é importante colocar as informações corretas, que vão desde o dia que ocorreu a última menstruação e os sintomas, que serão essenciais para que o cálculo seja mais preciso.

Calendário Menstrual: como calcular meu período fértil?
2.3 (45%) 4 votes

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*