Menstruação desregulada após parar anticoncepcional

You are currently viewing Menstruação desregulada após parar anticoncepcional
Woman hygiene protection

Quando a mulher para de tomar anticoncepcional, pode acontecer de a menstruação ficar desregulada, sofrendo atrasos ou até mesmo ficar ausente.

O anticoncepcional causa uma interferência no ciclo ovariano, por conta da adição de hormônios sintéticos que fazem com que a ovulação seja impedida.

Apesar de causar dúvidas nas mulheres, é um processo bem comum e que se resolve depois de um tempo.

 

Menstruação desregulada: causas

O motivo pelo qual a menstruação fica desregulada e demora para aparecer depois de parar de tomar a pílula é por causa da readaptação do corpo.

Isso acontece porque, quando o corpo para de receber a dosagem de hormônio no sangue, precisa repor essa dose perdida para que o ciclo menstrual seja reposto. Essa reposição pode levar alguns meses.

A ausência da menstruação nesse caso é chamada de “amenorreia pós-pílula”.

ciclo menstrual após parar anticoncepcional
Outro fator para a menstruação desregulada pode ser o psicológico. (Foto: 365 News)

Ao tomar a pílula por um período de tempo muito longo, o corpo pode “esquecer” que é capaz de ovular. Como consequência, a menstruação se torna irregular por um tempo, mais isso não é motivo para preocupação.

Quanto tempo leva para o anticoncepcional sair do organismo?

Cada organismo reage de um jeito. Mas, em geral, o anticoncepcional leva cerca de 5 ciclos para sair completamente do organismo. Após esse tempo, os hormônios do próprio corpo assumem o controle.

Quando ocorre a primeira menstruação após parar de tomar anticoncepcional, ela geralmente acontece de forma artificial, provocada ainda pela ação da pílula no organismo. Já as menstruações seguintes são as causadas pelo próprio corpo.

Quando o ciclo menstrual volta ao normal?

O ciclo menstrual voltará ao normal após um tempo, por volta de 1 a 3 meses. Porém, caso isso não aconteça depois de 6 meses, o recomendado é informar ao médico, pois pode haver uma dosagem errada de hormônios produzidos pelo corpo.

Leia mais:Menstruação marrom é sinal de gravidez?

Menstruação desregulada
(Foto: Penn Medicine)

O médico também deverá ser avisado se houver corrimentos com mau cheiro ou então coceiras após parar de tomar o anticoncepcional.

As mulheres que tinham o ciclo menstrual regular antes de começar a tomar pílula voltam mais rápido ao ciclo normalizado. Mas, se você já tinha uma menstruação desregulada antes de tomar pílula, é muito provável que isso volte a acontecer quando interromper o anticoncepcional.

É possível engravidar no período de readaptação?

Durante o período da readaptação do corpo, quando a ovulação volta a acontecer, ocorre a menstruação desregulada, o que pode trazer o risco de uma gravidez.

No período de readaptação, as relações devem ser feitas usando sempre a camisinha ou algum outro tipo de método contraceptivo.

Possíveis efeitos colaterais ao parar de tomar pílula

Pode acontecer de a ovulação ficar presa por um tempo na primeira metade do ciclo menstrual, por haver a presença de mais estrogênio. Por conta disso, é possível haver alguns sintomas como náusea, seios sensíveis e outros, que podem fazer com que a mulher se confunda e acredite se tratar de uma gravidez.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 5 comentários

  1. Luana de oliveira

    Parei de tomar anticoncepcional ha um mês estou cm tontura e menstruação atrasada ha 10 dias

  2. parei de tomar a injeção (Perlutam)e no mesmo tempo tive relaçao sexual, e nao usei preservativo. minha menstruação esta atrasada a 10 dias. posso esta gravida ? ou e efeito do anticoncepcional, devido eu ter parado de toma-lo ? me ajudem estou desesperada !

  3. Anonimo

    Tive relaçao s/ prevenção uma no dia 29/09 depois desse dia tomei aproximadamente uma semana o anti. depois esqueci no dia 12;10 tive relação novamente no dia 15 deceu normal entre 4 a 5 dias porem vinha sempre dia 22 o ant desregulou minha mestrução . esse mes veio ontem e bem poquinho e hj continua . a risco de gravidez ?

  4. Neca

    Veio menstruação dia 05/01/18 até 09/01/18, parei pílula dia 10/01 há 14 dias sem tomar, ele gozou 4 vezes dentro pode engravidar ? Quero muito grávida

  5. Fabíola

    Tomei vários comprimidos de nociclim achando que ia parar a menstruação .mas ficou 15 dias e até agora não voltou será efeito dos comprimidos? Ao todo tomei 9 comprimidos em três dias minha menstruação veio dia 24/12 e até agora nao veio mais

Deixe um comentário