Minha menstruação foi embora e depois voltou: pode ser gravidez?

Minha menstruação foi embora e depois voltou, pode ser gravidez? Não é só o fato de a menstruação atrasar que pode causar dúvidas se uma mulher está grávida ou não. O fato de a menstruação ir embora e voltar também pode deixar dúvidas se há um bebê a caminho.  Para esclarecer essa dúvida, veja o que pode causar a volta do sangramento e se isso é ou não sinal de uma gravidez.

A menstruação ir embora e depois voltar pode ser sim um sinal de gravidez, mas também existem outras possibilidades, que serão mostradas a seguir.

O fato ocorre da seguinte maneira: no momento em que o embrião é implantado na parede do útero, é possível que aconteça um sangramento, sendo então confundido com uma menstruação fora de hora. O retorno da menstruação pode ser, na verdade, a secreção proveniente da fecundação, porém isso não oferece riscos para a saúde. Por isso, se você possui uma vida sexual ativa, o ideal é fazer um teste para verificar uma possível gravidez.

Minha menstruação foi embora e depois voltou: pode ser gravidez?

pequeno sangramento depois da menstruação pode ser gravidez

Minha menstruação está irregular, estou grávida?

É possível também que a menstruação ocorra por duas vezes no mesmo mês, o que pode acontecer devido a um ciclo irregular ou por causa de um ciclo menstrual curto. Porém, outros fatores também podem estar relacionados com o fato da menstruação ir embora e depois voltar.

O que pode provocar a volta da menstruação?

A queda da produção de um hormônio chamado progesterona é o que determina o momento da menstruação. Por conta disso, quando os níveis desse hormônio se encontram baixos, ocorre uma desregulação e o tecido uterino acaba não sabendo qual é o momento de ser expelido do sistema reprodutor feminino em forma de menstruação, resultando em sangramento.

Outro fator possível é que a dosagem da pílula anticoncepcional não esteja de acordo, fazendo assim com que ocorra essa volta da menstruação. Além disso, quando a mulher se esquece de tomar o comprimido por uma ou mais vezes, também é possível ocorrer esse sangramento.

Caso o motivo do sangramento de forma inesperada for alguns dos citados acima, ele pode ser resolvido com tratamentos hormonais. Por isso, é importante consultar um médico para avaliar o problema e então indicar o tratamento adequado.

menstruação na gravidez

Foto: MomJunction

Como saber se estou grávida?

Se a sua menstruação foi embora e depois voltou diferente do habitual e você está em dúvida a respeito de estar ou não grávida, a forma mais segura de esclarecer essa questão é realizar um exame de gravidez.

A gravidez pode ocorrer caso nenhum método anticoncepcional tenha sido usado durante a relação sexual, ou ainda se não foi usado um método seguro. Usar um método anticoncepcional seguro de forma errada também pode resultar em gravidez.

Porém, se você utiliza um método seguro e de maneira correta, a gravidez não ocorrerá, mesmo que você esteja desconfiada ou insegura a respeito.

Se notar um sangramento anormal ao saber que está grávida, é importante consultar um médico o mais rápido possível para que ele possa avaliar a situação e assim indicar o tratamento mais adequado.