Menstruação marrom é sinal de gravidez?

A presença de uma menstruação marrom por alguns dias pode ser o motivo de suspeita de gravidez por algumas mulheres.

Mas, será que a ocorrência desse corrimento de tonalidade amarronzada pode ser mesmo considerada o sinal de uma gravidez? É o que será esclarecido logo a seguir.

A menstruação marrom significa gravidez?

Alterações hormonais podem provocar mudanças passageiras nos ciclos menstruais, fazendo com que o corpo forme corrimentos amarronzados. Por esse motivo, na maioria das vezes não significa necessariamente que se trata de uma gravidez.

O motivo para que isso aconteça pode ser devido a um sangramento de ovulação, uma baixa quantidade hormonal, o começo da menstruação ou então pode ser provocado devido à ingestão de pílulas do dia seguinte.

Quando a quantidade hormonal está baixa, há a ocorrência de um sangramento marrom por alguns dias, pois a quantidade de estrogênio será maior do que a parte de progesterona, o que resultará em um aspecto escurecido no sangue.

borra marrom antes da menstruação

A menstruação marrom também pode indicar uma infecção causada por bactérias. Foto: Xocials

Menstruação Borra de Café – O que é?

O corrimento marrom pode ser o sinal de gravidez quando ele surge em uma quantidade pequena, sem apresentar odor ou coceira, e vem em conjunto com outros sintomas comuns à gravidez, como náusea, menstruação atrasada e seios sensíveis.

Nesse caso, é possível que se trate de uma gravidez, já que o corrimento marrom pode ocorrer devido ao processo de nidação. Isso pode acontecer quando o óvulo se implanta no endométrio materno, provocando uma descamação, o que acaba provocando um pequeno sangramento.

A maioria das gestantes não apresenta uma nidação de forma aparente. Por isso, o recomendado é aguardar para verificar a quantidade de sangramento antes de suspeitar de uma gravidez.

É importante que a mulher não crie falsas expectativas a respeito. Caso a dúvida persista, o ideal é realizar um teste de farmácia ou um exame de sangue para se certificar ou descartar a possibilidade de gravidez.

corrimento marrom é sinal de gravidez

Foto: TotalHealthTips

Menstruação marrom, preciso procurar um médico?

Em geral, a menstruação marrom não precisa de nenhum tipo de tratamento, já que a probabilidade maior é que seja o resultado de alterações hormonais, que são normais nas mulheres.

Porém, caso o corrimento marrom continue por mais de 3 dias, aconteça junto a dores abdominais, coceira, cheiro forte ou intercalado com sangramento na cor vermelha, é recomendado que um ginecologista seja consultado. Isso porque pode indicar uma infecção ou inflamação, onde será necessário fazer o uso de antibióticos.

Leia mais: Menstruação escura e com pouco fluxo

Também há o tratamento feito a partir de outros tipos de medicamento ou chás. Mas, antes de iniciar um tratamento, é preciso se informar com um médico.

Para prevenir uma infecção na região íntima, o ideal é usar calcinhas de algodão, para que assim a transpiração seja maior e evite a proliferação de micro-organismos. A higiene deve ser feita diariamente no banho ou em seguida a relações.

De preferência, use sabonetes neutros e evite o uso de protetores diários de calcinhas que sejam perfumados.