É normal menstruar duas vezes no mês?

Algumas mulheres podem menstruar duas vezes no mês, e aí é normal isso acontecer? Entenda!

Há vários motivos para que isso aconteça, como ciclo mais curto, alterações hormonais e até mesmo gravidez.

Menstruar duas vezes no mês é sinal de gravidez?

Há casos onde uma ter mais de uma “menstruação” no mesmo mês é devido à uma gravidez. O motivo é porque quando o embrião se implanta a parede uterina pode provocar um pequeno sangramento, que não oferece risco algum à saúde.

menstruar duas vezes no mês pode ser gravidez

Por isso, você pode realizar o teste de gravidez para acabar com a dúvida caso haja alguma suspeita. (Heit & Mem)

Mas atenção: se você já sabe que está grávida e tiver um sangramento, procure um médico o mais rápido.

Menstruei duas vezes no mês: o que pode ser?

Veja alguns dos possíveis motivos da menstruação se repetir no mesmo mês:

Ciclo menstrual curto

Em geral, o ciclo menstrual dura cerca de 28 dias (a contagem começa no primeiro dia da menstruação até um dia antes da próxima), o que faz com que a maioria das mulheres menstruem apenas uma vez ao mês.

Mas há mulheres cujo ciclo é mais curto, o que pode resultar em menstruar duas vezes no mês. Por exemplo: se o seu ciclo for de 21 dias, pode acontecer de ter uma menstruação no início do mês e a ao final desse mês.

Alterações hormonais

Os hormônios são responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo, regulando o apetite, o sono e até o ciclo menstrual. Por esse motivo, menstruar duas vezes no mês pode ser ter como causa uma alteração hormonal.

Um exemplo é quando ocorre a queda dos níveis de progesterona no organismo, resultando em um sangramento fora do normal, já que o corpo interpreta que é hora de menstruar.

Mioma

Minha menstruação veio duas vezes

Foto: Reference Reference

O motivo de menstruar duas vezes no mês pode ser devido a um mioma, tumores benignos que podem resultar em menstruações irregulares e também sangramentos fora do ciclo.

Existem outras razões para que a menstruação se repita no mesmo mês, como o uso de certos tipos de medicamento, cisto no ovário, ovários policísticos, laqueadura e stress.

Por isso, se você menstrua duas vezes no mês, converse com o seu médico para que seja possível identificar a causa e realizar o tratamento adequado.

Menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional é possível?

Ao iniciar o uso de pílulas anticoncepcionais é preciso que o corpo e os hormônios fiquem regulados, o que pode resultar em escapes menstruais enquanto isso não acontece.  Caso a situação prossiga após alguns meses, informe seu ginecologista, pois pode ser necessário adequar a dosagem ao seu organismo.

A pílula anticoncepcional regula a menstruação e faz a mulher ter um ciclo de 28 dias. Nesse caso, é possível haver a menstruação por duas vezes num mês no caso de o mês tenha 31 dias.

Por isso, não há razão para preocupação quando isso acontecer, a menos que passe a ocorrer com frequência.


    1. Avatar
      valdete 3 de fevereiro de 2018

    Adicione um comentário

    *