Corrimento durante a gravidez é normal?

A gestação traz tantas mudanças para a mulher, seu corpo e organismo, que algumas vezes é difícil saber o que é normal e o que necessita de atenção. O corrimento durante a gravidez, por exemplo, é algo normal?

Corrimento na gestação

Muitas mulheres apresentam corrimento na gestação. O aspecto do corrimento precisa ser analisado para que se determine se ele é inofensivo ou não, o que deve ser feito por um médico. Se não tratado, o corrimento pode provocar parto prematuro, bebê com baixo peso ou com alguma infecção.

Leia ainda: Dicas para refrescar o bebê

Secreção vaginal x corrimento

De maneira geral, existe a secreção vaginal natural que ocorre durante a gravidez. Ela é incolor ou esbranquiçada, e decorre do aumento do fluxo sanguíneo na região. Sem odor, não causa coceira ou qualquer problema ao bebê.

Já os corrimentos são causados por infecções por fungos ou bactérias e podem fazer mal ao bebê e à gestação de maneira geral. Eles podem ser de três tipos: amarelado, marrom escuro e branco forte.

O corrimento amarelo é o mais comum entre as gestantes. Ele possui forte odor e é causado pela mudança de pH vaginal. O marrom, por outro lado, pode representar perda de sangue – é importante não confundir com o sangramento natural que pode ocorrer no início e no final da gestação.

Já o corrimento branco é geralmente causado por uma candidíase. Ele causa coceira forte e o tratamento inclui medicamentos e pomadas.

Como evitar os corrimentos?

  • Cuidar da higiene da região é importante. Utilize sabonete neutro e não lave o canal vaginal, apenas a parte externa da vagina. Também não lave a vagina com ducha;
  • Prefira calcinhas de algodão, pois elas promovem a transpiração da região íntima;
  • Não utilize roupas apertadas e quentes. Elas facilitam a proliferação de fungos e bactérias que podem causar infecções. Prefira roupas leves, frescas e folgadas, como saias e vestidos;
  • Não utilizar papel higiênico ou absorvente perfumado nem protetor diariamente.

 

 

 

 


  • Add Your Comment

    *