Engravidar tomando pĂlula anticoncepcional faz mal para o bebĂȘ? Tire suas dĂșvidas!
A gravidez é um universo mågico, simples e complexo ao mesmo tempo. Isso porque ela traz consigo um misto de emoçÔes: alegria, insegurança, autoconfiança, inquietação, serenidade e ansiedade, entre tantos outros sentimentos.
Quando uma mulher se descobre grĂĄvida, a vida dela serĂĄ regida pelos âpode ou nĂŁo podeâ tĂŁo recorrentes a esta fase. SĂŁo tantas as proibiçÔes que, na dĂșvida, muitas grĂĄvidas acabam nĂŁo fazendo determinadas atividades ou deixam de comer algo que jĂĄ estavam acostumadas sĂł para que seus bebĂȘs nĂŁo corram riscos.
Mas, e quando ela estĂĄ grĂĄvida e nĂŁo sabe. Como ficar tranquila em relação Ă rotina que vem levando? E se a mulher estiver fazendo uso de anticoncepcional, por exemplo, e se descobre grĂĄvida, o que fazer? SerĂĄ que isso traz riscos ao bebĂȘ?
Engravidar tomando anticoncepcional faz mal para o bebĂȘ?

Segundo especialistas, o uso da pĂlula que a mulher toma diariamente por trĂȘs semanas; fazendo uma pausa de sete dias e retornando uma semana depois (o anticoncepcional convencional) nĂŁo traz riscos ao bebĂȘ. Desde que, assim que a gravidez seja descoberta, a mulher interrompa o uso e informe o seu mĂ©dico.
A continuidade prolongada desta pĂlula pode prejudicar a formação de alguns ĂłrgĂŁos ou cĂ©lulas do feto (no primeiro trimestre de gestação) em virtude dos hormĂŽnios que existem na composição do anticoncepcional. Para a formação dos ĂłrgĂŁos sexuais do feto, por exemplo, sĂŁo necessĂĄrios fatores genĂ©ticos e hormonais. Se esses hormĂŽnios nĂŁo estiverem regulados ou adequados, poderĂŁo ocorrer alteraçÔes nessa formação.
Leia mais: Métodos contraceptivos após a gestação
O mais indicado Ă© que quando uma mulher tem o desejo de engravidar, ela interrompa o uso da pĂlula anticoncepcional com no mĂnimo trĂȘs meses antes de iniciar as tentativas. Mesmo com essa indicação, algumas mulheres acabam engravidando (de forma nĂŁo planejada) fazendo uso do anticoncepcional. Isso porque elas podem se esquecer de tomar a pĂlula; podem tomar em horĂĄrios errados ou podem ter alguma patologia que impeça a função do anticoncepcional.  AlĂ©m disso, a eficĂĄcia da pĂlula gira em torno de 98%, em mĂ©dia.
Por tudo isso, se a mulher suspeitar de uma gravidez â mesmo a suspeita seja pequena â e esteja tomando o anticoncepcional, ela precisa avisar o seu mĂ©dico e fazer um teste de gravidez. Evitando prejuĂzos Ă formação do bebĂȘ.
Outros métodos contraceptivos

A injeção trimestral e o adesivo, por exemplo, diminuem a chance de a mulher estar grĂĄvida fazendo uso destes mĂ©todos porque eles sĂŁo utilizados (aplicados) no inĂcio da menstruação; depois que o mĂ©dico certifica-se de que a mulher nĂŁo esteja grĂĄvida. Mas, caso a gestação aconteça, Ă© preciso avisar o ginecologista para que ele retire o adesivo ou pare de aplicar a injeção.
No caso da pĂlula do dia seguinte, se a mulher jĂĄ estiver grĂĄvida quando fizer uso, tambĂ©m nĂŁo farĂĄ mal ao feto, de acordo com especialistas, mas Ă© importante que o mĂ©dico seja informado.
Lembrem-se: Cada gravidez Ă© Ășnica, com suas particularidades e, fazer o prĂ©-natal e os exames solicitados Ă© fundamental e grande aliado de uma boa gestação!
Eu tenho dĂșvidas quanto ao CLOMID E O UTRAGESTAN TOMO OS DOIS FAZ UM ANO E QUERO SABER SE ELE IMPEDE EU DE ENGRAVIDAR
E quanto as injeçÔes? Quanto tempo depois da Ășltima dose posso pensar em engravidar? Achei este com informaçÔes sobre a injeção Cyclofemina http://cyclofemina.com.br/ mas nĂŁo achei sobre isso.