Feto com 2 meses: já se mexe? Qual o tamanho?

Como é um feto de 2 meses? O segundo mês de gravidez inicia-se na quinta semana da gestação, e é nessa fase que o bebê deixa de ser chamado de embrião e passa a ser chamado de feto.

Muitas mulheres descobrem que estão grávidas apenas nessa fase, seja pelo atraso da menstruação ou pela intensidade dos sintomas que costumam sentir na TPM, mas que começam a se apresentar de modo mais constante.

Fisicamente, algumas gestantes notam que já no segundo mês ocorre um aumento significativo do tamanho dos seios, além do escurecimento dos mamilos. Nesse período, ainda é importante que a gestante tenha atenção quanto a esforços físicos, levantar objetos pesados ou sofrer grandes emoções, pois o segundo mês ainda traz riscos de aborto espontâneo.

Nessa fase, o feto está em constante desenvolvimento, os órgãos vitais estão em formação (o coração já está formado) e começam a surgir pequenos vasos sanguíneos em todo o corpo do bebê. A circulação do sangue acontece entre a gestante e o feto.

2 meses de gravidez sintomas

Feto com 6 semanas.

Na oitava semana, que é a última do feto com 2 meses, já é perceptível os braços formados, que ficam com os pulsos flexionados sobre o coração, e as pernas e pés também estão cada vez maiores.

A cauda que o feto apresentava já está desaparecendo, mas por ficar muito encolhido, o bebê parece ter a forma de um caracol. Essa imagem será alterada já nas próximas semanas.

É nesse mês que os médicos geralmente solicitam o primeiro ultrassom, a ser realizado nos próximos dias, para verificação do desenvolvimento do feto e se é uma gestação única ou gemelar.

Apesar de toda a curiosidade que a grande maioria dos pais tem, nessa fase, ainda não será possível a percepção do sexo da criança, já que os órgãos genitais começam a se formar nesse mês, mas ainda não são suficientemente formados para uma correta observação.

Feto de 2 meses já se mexe?

feto com 2 meses dentro da barriga

Bebê com 8 semanas. (Foto: Eva)

A partir da sétima semana, o bebê já começa a fazer movimentos bruscos, como viradas repentinas e involuntárias.

Isso não ocorre durante todo o dia, mas a frequência dos movimentos tende a aumentar nos próximos dias, assim como o desenvolvimento da coordenação do bebê. Ao passar para o terceiro mês, o bebe já conseguirá engolir e mexer os braços e as pernas separadamente.

A maioria das mulheres que estão esperando o primeiro filho geralmente só conseguem sentir os movimentos do bebê por volta de 18 semanas. Já as gestantes que já passaram por essa experiência conseguem sentir um pouco mais cedo, a partir de 15 semanas.

Essas são estimativas, há casos em que as mulheres relatam a sensação de pequenos chutes antes ou depois, o que é normal, já que o desenvolvimento do bebê e a percepção dos movimentos varia de mulher para mulher.

gravidez 2 meses fotos

Foto: PreventoMed

Tamanho e medidas

No início do segundo mês de gestação, o feto com 2 meses mede cerca de três milímetros e pesa em torno de dois gramas. Já na oitava semana, apesar de não haver alteração com relação ao peso, o bebê já tem por volta de 16 milímetros.

É importante frisar que durante a primeira metade da gestação, os médicos consideram o tamanho do bebê com uma medida que vai da cabeça às nádegas, somente a partir de 21  semanas é que passa a ser considerado o tamanho do bebê da cabeça aos pés.

segundo mês de gravidez

Foto: megatest