Feto com 7 meses de gravidez

No decorrer do desenvolvimento do bebê, a curiosidade dos pais não é apenas em saber da formação dos órgãos vitais e dos membros, mas também outros detalhes, como os cabelos, unhas, entre outros. Por isso, mostraremos como está o desenvolvimento dessas características do feto com 7 meses de gestação.

Feto com 7 meses – Já tem cabelo?

O cabelo do feto com 7 meses está em formação acelerada. As estruturas capilares, que são chamadas de folículos pilosos, começam a se desenvolver a partir de 9 semanas de gestação. Quando o feto está entre 15 e 18 semanas, surge um pelo fino, conhecido como lanugo.

Essa penugem cobrirá o corpo do bebê por completo quando estiver com cerca de 22 semanas, o que corresponde a 6 meses de gestação. É nessa fase onde os cílios e sobrancelhas estarão sendo formadas e as unhas já cobrirão os dedos do bebê.

fotos de bebe com 7 meses de gestação

O cabelo dará lugar ao lanugo entre 38 e 40 semanas ficando mais espesso e, se o bebê nasce prematuro, ele possui mais dessa penugem. (Foto: educare.bio)

Os cabelos são formados dentro do útero com a função de servir como proteção após o nascimento do bebê, já que não há utilidade antes disso.

Esse cabelo é definitivo?

O cabelo ou penugem ainda não são definitivos e caem entre os 2 e 6 meses de vida. Essa queda acontece mais nas laterais, entradas e atrás da cabeça e é completamente normal, não havendo relação alguma com o fato de o bebê ficar deitado por tempo demais.

É também nesse período em que ele já pode abrir e fechar os olhos, além de possui uma percepção maior da luz. As papilas estarão formadas, o que torna possível que o feto com 7 meses já seja capaz de distinguir entre o sabor doce e salgado.

feto com 7 meses na barriga

Foto: The Bump

Feto com 7 meses de gravidez

Peso

O peso varia entre 1 kg a 1,3 kg e, por causa do peso do bebê, a mãe passa a se sentir mais a sensação de cansaço. Ela também pode sofrer com dores nas costas, azia, prisão de ventre, inchaço no tornozelo e também nos pés. É possível sentir apenas alguns dos sintomas, mas há mulheres que sentem todos eles quando estão com 7 meses de gestação.

Tamanho

O tamanho do feto com 7 meses pode variar entre 37 a 40 cm. Conforme ele cresce, ocupa cada vez mais espaço no útero. Por esse motivo, o bebê acaba se movimentando menos, justamente pela falta de espaço na barriga da mãe.

feto com 7 meses na barriga

Foto: Evensi

Feto com 7 meses de gestação: fotos

O momento do parto se aproxima  e os cuidados continuam necessários. Caso ocorra alguma infecção, é importante que o médico seja informado, pois isso poderá provocar um parto prematuro. É fundamental tomar bastante água e também consumir alimentos ricos em ferro, para que o bebê não tenha deficiência desse nutriente.

Imagem da posição do feto com 7 meses

Com 7 meses, o bebê estará se preparando para o momento do parto.

7 meses de gravidez são quantas semanas

Foto: Malysham