21 semanas de gravidez

Com 21 semanas de gravidez você está com 5 meses de gestação, e acabou de passar da metade da gestação.

Qual é o tamanho da barriga nesta etapa?

Nesta semana você notará sua barriga ainda maior, e irá perceber que já ganhou alguns quilos a mais. Seu umbigo também poderá ficar pra fora, o que é perfeitamente normal a partir desta fase.

Isso ocorre porque o útero pressiona o abdômen de tal forma que o umbigo acaba saltando pra fora. Também é possível que suas costas estejam mais doloridas, especialmente devido ao peso da barriga.

O que acontece na gestação de 21 semanas?

Por volta desta semana o médico deve pedir alguns exames de sangue, para que seja possível verificar se há algum problema de anemia ou qualquer outra coisa que possa estar afetando sua saúde. Também podem ser pedidos exames de urina, que são fundamentais para detectar infecção urinária.

21 semanas de gestação são quantos meses

Com as 21 semanas chegam novas mudanças no corpo da gestante.

Quais os sintomas desta etapa?

Você sentirá que os seios estão ficando cada vez maiores, e também é comum que eles comecem a coçar, que é um sinal de que estão surgindo estrias. Também poderá notar o surgimento de varizes nas pernas, que é provável que venham a desaparecer logo após o parto.

Para evitar as varizes, tome os seguintes cuidados:

  • Eleve suas pernas sempre que possível;
  • Não fique de pé por longos períodos;
  • Mantenha um peso adequado;
  • Use meias de compressão.

A pele poderá estar mais oleosa nesta semana e levar a um possível aumento da acne. Isso ocorre devido aos hormônios, que causam uma produção maior de óleo. Por isso, use produtos na pele que sejam pouco oleosos, para diminuir o problema.

bebe com 21 semanas na barriga da mae

Foto: Hamilesin

Qual é o peso do bebê nesta semana?

Nesta etapa o bebê tem cerca de 350 gramas, e, ao passar da metade da gravidez, é provável que ele comece a pesar mais do que a placenta. Não se preocupe se o bebê tem peso menor ou maior que a média, pois isso pode variar de acordo com cada um.

Como está o desenvolvimento do bebê?

Ele está medindo aproximadamente 26 centímetros nesta semana, ou seja, do tamanho de uma cenoura. Seu bebê está, muito provavelmente, entrando em uma rotina de dormir e acordar dentro da barriga, e, você vai começar a conhecer melhor os horários dele.

As sobrancelhas dele estão se formando, os lábios estão mais definidos e os olhos já estão se mexendo, embora fechados. Você poderá também notar um líquido saindo do seu seio, o nome que se dá a ele é colostro, e é a primeira forma de leite materno. ,Seu corpo já está se preparando e, em caso de um nascimento prematuro do bebê, você já terá leite.

feto com 21 semanas de gestação

Foto: BabySitio

É comum ter cólicas na gravidez com 21 semanas?

As futuras mamães ficam um pouco assustadas quando ocorrem cólicas, mas elas são normais, e o importante é saber quando elas são um problema, e quando não são.

A dor no ligamento redondo do útero é muito comum nesta fase, e ela ocorre na forma de uma “fisgada” e de maneira rápida.

Também costumam sentir mais dores as mulheres que possuem mioma uterino, que devem ter a gravidez acompanhada de perto por um médico.

Como é a gravidez gemelar de 21 semanas?

Mulheres que estão nas 21 semanas da gravidez gemelar, podem vivenciar cólicas bem mais doloridas, pois o útero já vai ter atingindo proporções que representariam o terceiro trimestre para uma mulher em uma gestação comum.

Grávidas de gêmeos têm maiores chances de desenvolver edema, que é o inchaço que ocorre devido à compressão dos vasos da região pélvica. Por isso tome muitas água e descanse para evitar os sintomas desagradáveis do edema, que desaparecem logo após o parto.

É importante que você busque o médico caso tenha sintomas que esteja considerando preocupantes, afinal, é melhor sanar a dúvida do que arriscar a saúde do bebê.


  • Add Your Comment

    *