8 semanas de gravidez: Sintomas, Barriga e Ultrassom

8 semanas de gravidez: fim do segundo mês de gestação!

 Na oitava semana de gestação é comum a mulher já sentir-se “completamente grávida”. Sintomas como náuseas, enjoos, cansaço intenso, tonturas, aumento das idas ao banheiro e refluxos não passam mais despercebidos, pois ocorrem com mais intensidade. Nesta fase o estômago também passa a produzir maior quantidade de ácido clorídrico, causando uma incômoda queimação.

A oscilação do humor também fica mais evidente. Em determinados momentos as gravidinhas se sentem lindas e radiantes só por estarem grávidas. Minutos depois já desabam em choros e lamentações com receio do que vão encontrar pela frente.

O aumento de peso, o parto e o pós-parto, o bebê, o choro do bebê, as adaptações na rotina e a mudança de papel de filha para mãe. Essas e outras preocupações costumam mexer com o humor das gestantes e até tirar-lhes o sono.

Tudo isso é normal e é resultado da combinação “alterações hormonais-ansiedade-medo-insegurança” que cerca o universo materno. É claro que sempre existem exceções. Há grávidas que vivem uma plenitude e uma calmaria durante toda a espera pela chegada de seus bebês.

Mas, para a maioria, os sintomas vêm com toda força e tanto as modificações físicas quanto as psíquicas ficam claras de agora para frente. Algumas oscilações podem durar toda a gestação. O segredo é manter a calma, relaxar e curtir a gravidez.

8 semanas de gravidez

8 semanas de gestaçao

 

A oitava semana de gestação representa os momentos finais do segundo mês de gravidez (de 4 semanas e meia a 9 semanas) e equivale à quinta semana de gestação, de fato. Calculada a partir da data da última menstruação (DUM).

Embriologia da 8ª semana de gravidez

Na oitava semana de gestação, o embrião já tem bracinhos e perninhas no formato de um bebê (dobráveis). Ele mede cerca de 20 mm e, embora menor do que um caroço de feijão, seu crescimento segue a todo vapor.

Órgãos como o baço, a traqueia, a laringe e os brônquios são formados neste período. É também nesta fase que a ponta do nariz, as dobras das pálpebras e as feições do futuro bebê começam a aparecer.

A placenta já consegue selecionar tudo o que vai virar alimento do embrião. De qualquer forma, é bom cuidar da alimentação e procurar ingerir alimentos mais saudáveis e leves.

 

8ª semana de gravidez: barriga

Embora algumas mulheres já venham apresentando uma barriga saliente desde a quinta semana de gestação, outras chegam à oitava semana sem ter aquela tão esperada barriga de grávida. Mesmo assim, lá dentro, o útero cresce, alarga-se e se desenvolve de forma a acomodar adequadamente o embrião, que está cada vez maior.

O útero – que antes da gestação tinha o tamanho de um punho fechado – na oitava semana passa a ter o tamanho de um mamão (do tipo papaia) pequeno.

barriga de 8 semanas

Foto: Journaldesfemmes

Gravidez de gêmeos: 8ª semana

O desenvolvimento da gestação gemelar é muito semelhante à de uma gravidez de embrião único. O que costuma acontecer é que sintomas como enjoos, náuseas, tonturas, queimações e quedas de pressão ficam mais exacerbados. Mas isso também não é regra e não serve para todas as gestantes.

Com 8 semanas, os órgãos de embriões gemelares se desenvolvem rapidamente. O coração de cada um bate aceleradamente (cerca de 150 batimentos por minuto). As células nervosas cerebrais estão se ampliando para fazer conexões umas com as outras. Os punhos já se articulam e os pés perdem as membranas que uniam os dedos.

nove semanas de gestacao


    1. Karla Andreza 25 de abril de 2017

    Add Your Comment