13 Sintomas de gravidez que ninguém sabe

Atraso da menstruação, enjoo, cansaço e aumento dos seios. Além desses sinais clássicos, existem vários outros sintomas de gravidez que ninguém sabe e, por isso, passam despercebidos pela gestante.

Eles surgem devido às transformações hormonais que acontecem no corpo para abrigar o bebê em formação.

Como alguns desses sinais podem não ser muito evidentes ou não costumam ser associados a uma gravidez, é comum que eles não sejam notados.

sintomas de gravidez que ninguém sabe

Apesar de nem sempre tais sinais indicarem uma gestação, é importante ficar atenta para realizar o teste de gravidez quando a suspeita surgir. Por isso, conheça agora mesmo quais são os 13 sintomas que podem indicar que há um bebê a caminho.

Sintomas de gravidez que ninguém sabe

No início da gestação, vários sintomas podem aparecer sem que a gestante se dê conta. Veja cada um deles a seguir.

Veja também: Como fazer teste de gravidez de farmácia passo a passo

1. Sensibilidade na gengiva

Na gravidez, há um aumento do fluxo sanguíneo, bem como dos hormônios progesterona e estrogênio.

Assim, o inchaço surge na região gengival, deixando-a mais sensível. Por isso, ao escovar os dentes ou fazer uso de fio dental, pode ocorrer o sangramento.

sintomas estranhos de gravidez nas primeiras semanas

(Foto: Acharya Dental)

2. Inchaço da vulva

Com o aumento do fluxo sanguíneo provocado pelas mudanças hormonais, há o inchaço da vulva. Isso ocorre porque a circulação do sangue se torna maior nessa região, fazendo com que a vulva pareça maior.

3. Problemas de pele

Problemas de pele podem se manifestar logo no começo da gestação. Entre os mais comuns estão a acne e sensibilidade ao sol.

Além disso, é possível que pequenas manchas surjam nos braços, pescoço, axilas, na região inferior da barriga e ao redor dos mamilos. O motivo se deve ao aumento do hormônio responsável por produzir a melanina.

4. Saliva em excesso

O aumento na produção de saliva é mais um sintoma que costuma passar despercebido pelas gestantes. Isso se deve às alterações hormonais e pode levar ao desconforto bucal e sensação de mal-estar.

5. Gosto de metal na boca

Com o aumento na produção hormonal, também é comum que o paladar fique mais sensível. Por conta disso, a gestante pode sentir um gosto de metal na boca no início da gravidez.

6. Ronco

Apesar de ser bastante incomum, o ronco também pode surgir como um indicativo de gravidez. Isso acontece devido às oscilações hormonais, que levam ao inchaço nas membranas nasais e mudanças nas cordas vocais.

Além do ronco, outros sinais costumam aparecer por conta do inchaço na região nasal, como ressecamento, sangramento e congestão.

sintomas estranhos de inicio de gravidez

(Foto: Snore Nation)

7. Crescimento dos pés

Mais uma vez, os hormônios são os responsáveis por essa mudança no corpo da gestante. O inchaço nos pés tem como causa o relaxamento dos ligamentos nas juntas, fazendo com que eles fiquem com aparência de “achatados”.

Assim, os pés parecem estar maiores ou mais compridos. Porém, esse efeito é temporário e, após o parto, os pés voltam ao tamanho normal.

8. Aumento da transpiração

O maior fluxo sanguíneo leva os vasos a se dilatarem, além de causar um aumento na temperatura do corpo da gestante. Com isso, é comum que ela comece a transpirar mais, já que a sensação de calor fica maior.

9. Coceira

Outro sintoma de gravidez pouco considerado é a coceira. Ela costuma aparecer devido ao aumento da transpiração, o que leva ao aparecimento de dermatites. Também ocorre por conta do ressecamento causado pelo aumento do hormônio HCF.

Com o avanço da gestação, é comum que esse sintoma se intensifique, sendo por isso fundamental que a gestante mantenha a pele devidamente hidratada.

10.  Flatulência e constipação

As alterações hormonais fazem com que o funcionamento do intestino fique mais lento, diminuindo a velocidade com que os gases são eliminados. Isso leva a uma concentração maior no intestino.

Além disso, há um aumento das contrações dos músculos intestinais, o que resulta em uma maior produção de gases. Com o aumento do útero, o intestino fica comprimido, o que também leva à prisão de ventre.

sintomas de gravidez que ninguem sabe

(Foto: Top Class Actions)

11. Veias e vasinhos salientes

Como o fluxo de sangue é mais intenso na gravidez, é possível notar o surgimento de pequenos vasinhos salientes na pele.

12. Infecções respiratórias

O aparecimento de tosses e infecções respiratórias podem ser confundidos com um resfriado. Porém é possível que se trate de um sinal de gravidez. Isso porque a gestante tem tendência a ficar com o sistema imunológico fragilizado.

13. Olhos ressecados

O ressecamento dos olhos no início da gravidez pode até mesmo deixar a vista um pouco embaçada. Além disso, a produção de lágrimas também pode ser afetada, o que se deve às mudanças hormonais no corpo da gestante.

É possível estar grávida e não ter nenhum sintoma?

A resposta é: sim. Apesar de existirem sintomas de gravidez que ninguém sabe, também pode acontecer de a gestante não sentir nenhuma mudança no corpo que indique que há um bebê em seu ventre.

Descubra: Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?

Apesar de não ser comum, algumas mulheres podem ter uma maior tolerância às alterações hormonais que ocorrem em seu corpo. Por esse motivo, os efeitos do aumento na produção de hormônio podem não ser notados.

Além disso, há mulheres que já possuem doses altas de hormônio sem estarem grávidas. Quando a gestação acontece, elas acabam não sentindo as mudanças causadas pelo pico hormonal.

É possível estar grávida e não ter nenhum sintoma

(Foto: Tears And Hope)

Porém, em alguns casos, a ausência de sintomas pode indicar que seja necessário fazer uma reposição hormonal de progesterona. Assim, o médico deve ser informado para seja avaliado se está tudo bem com a evolução da gestação.

Gravidez silenciosa

A gravidez silenciosa pode apresentar sintomas de uma gestação comum, mas que não são notados pela gestante. É comum que a mulher, por exemplo, apresente sintomas que acabam sendo confundidos com a menstruação, como:

  • Dores de cabeça;
  • Dores abdominais;
  • Cólica;
  • Seios inchados.

Há ainda casos em que a mulher tem um ciclo menstrual irregular, não percebendo que o atraso indica que ela está grávida. Além disso, muitas vezes o sangramento que surge é confundido com menstruação.

Porém, esse sangramento pode se tratar de uma nidação. Ela ocorre quando o embrião se implanta no útero, o que pode levar a um pequeno sangramento.

gravidez silenciosa

(Foto: 30Seconds)

O crescimento do feto pode não ser notado caso a mulher tenha um abdômen longo. Dessa forma, o bebê se desenvolve sem que a barriga fique muito saliente. Sintomas como tontura, enjoo e vômitos também podem não se manifestar durante a gestação.

Confira ainda: Tudo sobre gravidez de gêmeos

Vale ressaltar que mesmo identificando alguns desses sintomas de gravidez que ninguém sabe, é importante realizar um teste de farmácia ou exame de sangue para que seja possível confirmar a gestação.