Tudo sobre gravidez de gêmeos: Sintomas, Probabilidade e Riscos

Se você quer saber tudo sobre gravidez de gêmeos, esse artigo foi escrito para você.

Por se tratar de uma situação imprevisível, também pode-se dizer que a gemelaridade causa certo receio na mulher que recém descobriu estar grávida.

E não é para menos. Os riscos, o trabalho dobrado, as responsabilidades assumidas numa gravidez de gêmeos… tudo isso permeia os pensamentos de um casal que se vê esperando dois bebês.

Contudo, essa não é uma ocorrência simplesmente aleatória. Os fatores hereditários e de probabilidade são elementos que pesam e muito no momento da concepção.

tudo sobre gravidez semana a semana

Pensando nas diversas implicações de uma gravidez dupla, esse artigo tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre gravidez de gêmeos.

 

Como saber se estou grávida de gêmeos? 

Mesmo que as observações iniciais (como dores abdominais fortes e aumento do útero) possam sugerir uma gravidez múltipla, o ultrassom continua sendo o meio mais seguro de constatar uma gravidez gemelar.

Outro indicativo bastante confiável é o exame Beta HCG. Se os níveis hormonais apresentarem valores muito altos, não compatíveis com a idade gestacional, pode ser um sinal de gemelaridade na gravidez.

Probabilidade 

Quais as chances de uma gravidez gemelar acontecer?

Não é apenas o fator hereditário e os tratamentos de fertilização que influenciam nesse cálculo.

tudo sobre gravidez mes a mes

Foto: TuttoSu

Tudo sobre gravidez de gêmeos

Algumas situações podem favorecer a gravidez de gêmeos, tais como:

  1. Interrupção da pílula anticoncepcional

Quando há uma interrupção no anticoncepcional, o organismo entende que precisa produzir uma maior demanda de óvulos no primeiro ciclo menstrual. Esse aumento, pode aumentar a probabilidade de uma gravidez gemelar.

  1. Idade da mãe acima dos 35 anos

Depois dos 35 anos, a quantidade do hormônio FSH aumenta de produção para compensar o decréscimo da função ovariana. Isso pode fazer com que num mesmo ciclo menstrual exista mais de um óvulo maduro.

  1. Descendência

A descendência da mulher também conta para aumentar as chances de uma gravidez múltipla. Acredita-se que mulheres afrodescendentes tenham mais chances de apresentar gravidez gemelar, ao passo que as asiáticas têm as menores chances.

gravidez de gemeos bivitelinos

Foto: Hellosehat

Sintomas de gravidez de gêmeos 

Os sintomas da gravidez gemelar são similares aos de uma gravidez de apenas um feto.

Porém, existem diferenças significativas no aumento de peso, pois uma mulher grávida de gêmeos ganha mais peso mais rapidamente do que uma grávida de embrião único e a intensidade das dores abdominais é mais acentuada, devido ao crescimento excessivo do útero.

Outra coisa que se acentua é a intensidade dos sintomas. Câimbras constantes e enjoos mais fortes são comuns numa gravidez múltipla.

Gravidez de gêmeos dá muito enjoo?

Assim como todos os sintomas veem em dose dupla, é bem provável que você sinta duas vezes mais enjoo do que em uma gravidez de apenas um bebê.

gravidez de gêmeos sintomas

Foto: Tubedl

Cuidados durante a gestação 

Por se tratar de dois bebês, recomenda-se que o cuidado seja literalmente redobrado.

A alimentação, por exemplo, deverá ser de extrema qualidade e colocada como prioridade, tanto para o bem dos bebês como da mãe.

A ingestão de líquidos e fibra são imprescindíveis para o bom crescimento dos fetos e ajuda a evitar câimbras na mãe.

Vale também as regrinhas de ouro, como:

  • Evitar a ingestão de bebida alcoólica e o uso de cigarros;
  • Visitar o obstetra regularmente para o acompanhamento mensal;
  • Correr para uma emergência ao primeiro sinal de que algo está errado;
  • Evitar situações de risco e atividades que exijam muito esforço físico.
  • A necessidade de repouso também é mais precoce do que em uma gravidez de apenas um embrião, portanto, ao perceber que já está muito pesada para caminhar por vários metros, recomenda-se que a gestante aumente o período de repouso.
barriga gêmeos

Foto: LittleSpoon

Quando a barriga começa a crescer com gêmeos?

Estima-se que por volta da 12ª semana já seja possível notar uma leve saliência, cortesia do rápido aumento do útero.

A barriga aparece mais rápido quando são 2? 

O fato de a barriga estar grande, ou aparentar crescer mais rapidamente não quer dizer obrigatoriamente que se trate de uma gravidez múltipla.

Muitas vezes, o que acontece é um equívoco a respeito da data correta de quando houve a concepção.

Um ultrassom é o meio mais seguro e eficiente de determinar com quantas semanas de gravidez a mulher realmente está.

Embora o crescimento da barriga numa gravidez múltipla não seja tão rápido e incrível como se pode imaginar, o fato de existirem dois embriões faz com que o útero cresça mais e mais rápido do que em uma gravidez de um único embrião.

gravidez de gêmeos como saber

Foto: Thinkstockphotos

Riscos de uma gestação de gêmeos 

Entre os riscos que uma gravidez gemelar pode apresentar, além da alta taxa de prematuridade nos bebês são: hipertensão, diabete, taquicardia e problemas renais.

Obviamente, não é regra uma gravidez múltipla apresentar essas complicações. Apenas é mais comum acontecer nesse tipo de gravidez do que numa gravidez de apenas um embrião.

Daí a necessidade de maiores cuidados e um acompanhamento mais cuidadoso.

Gêmeos bivitelinos e univitelinos

Os gêmeos bivitelinos são aqueles que se originam da fecundação de dois óvulos diferentes. Resulta no que chamamos de gêmeos fraternos, aqueles que não são idênticos.

Gêmeos univitelinos são aqueles que nascem a partir de um único óvulo, que se dividiu durante a fecundação. O resultado são os gêmeos idênticos, que são extremamente parecidos um com o outro.

Esse tipo não possui um fator de influência ligado a ele, e ainda não se sabe exatamente porque acontece essa divisão.

gravidez gemelar o que é

Foto: Askideas

 O fator hereditário influencia? 

Absolutamente.

Não é preciso acompanhar tudo sobre gravidez para saber que a hereditariedade é um dos fatores mais apontados para a ocorrência de uma gravidez gemelar.

Quanto maior o número de casos na família em um menor grau de parentesco, maiores são as chances.

Gêmeos com indutor

Sempre há a possibilidade de uma gravidez múltipla quando mais de um óvulo maduro estiver disponível por ciclo.

A função dos indutores é promover a produção de óvulos, muitas vezes para reparar alguma anomalia comprovada no sistema reprodutor feminino, e pode sim levar à uma gravidez gemelar.

Contudo, é importante ressaltar que qualquer medicação com finalidade a induzir a ovulação deve ser prescrita por um médico especialista.

Agora que você sabe tudo sobre gravidez gemelar, deixe seu comentário abaixo!

Avalie este conteúdo!
  • Comente: