Search
Search
X

Como fazer teste de gravidez de farmácia passo a passo

Confira qual os melhores testes de farmácia para confirmar com exatidão uma suposta gestação

Quando uma mulher desconfia que pode estar grávida, normalmente, a primeira coisa que ela faz é um teste de gravidez de farmácia. Por oferecer mais facilidade e comodidade, esse tipo de exame é mais utilizado no primeiro momento. Hoje, já existem testes bem modernos, que conseguem descobrir se um bebê está a caminho antes mesmo do atraso da menstruação, mas o ideal é esperar que a menstruação falhe.

Tenha você um ciclo menstrual regular ou não, quatro dias de atraso é algo para levantar suspeitas. A conta é fácil e deve ter como base para a contagem o ciclo maior que a mulher teve nos últimos seis meses. Se ele foi de 30 dias, por exemplo, ela tem de considerar quando menstruaria, de acordo com esse ciclo, e contar quatro dias para trás para ter a melhor data para realizar do exame.

Precisão do teste de gravidez de farmácia

teste de farmácia

Foto: MedAboutMe

Os testes são confiáveis, independentemente do preço, porém a precisão dos resultados varia de 95% a 99%, dependendo do produto e do fabricante. Com o resultado positivo em mãos, a primeira recomendação dos especialistas é marcar logo uma consulta com seu ginecologista, para confirmar o resultado com teste de laboratório e iniciar o pré-natal.

Como funciona

Todos os testes da farmácia funcionam do mesmo jeito. Eles detectam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. O HCG é liberado pelo saco embrionário. A substância estimula o ovário a manter a produção da progesterona, hormônio necessário para que a gravidez tenha continuidade. O HCG só é liberado quando o embrião gruda na parede do útero.

Como fazer teste de gravidez de farmácia passo a passo

É necessário verificar alguns itens para ter certeza de que se está comprando um produto de qualidade. Observe se o teste tem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o número de registro no Ministério da Saúde. Depois, veja se o produto está bem armazenado e lacrado, pois se o produto tiver em contato com a umidade e o calor pode alterar suas características e comprometer o resultado. Por fim, olhe se ele está dentro da data de validade.

Veja também: Nomes de bebês bonitos

Qual é o sinal do teste de gravidez positivo?

Os testes de gravidez podem variar a coloração do resultado, mas o que realmente deve se observar é quantidade de linhas que determinaram se você está ou não grávida. Geralmente os testes são bem parecidos, caso apareça duas linhas, normalmente vermelhas ou rosas, indica que você está grávida!

teste de gravidez

São vários tipos de testes de gravidez de farmácia disponíveis no mercado (foto: divulgação)

Além dos dois tracinhos para a confirmação da gravidez, existem testes de farmácia que o substituem pelo símbolo de positivo (+).

teste de gravidez positivo fotos

Em alguns casos, o resultado do teste de gravidez positivo é indicado pelo sinal de mais “+”.

Teste de gravidez negativo pode estar errado?

O teste de farmácia com urina pode sim dar o falso negativo. Você pode ter feito muito cedo, e a taxa de HCG não era suficiente para identificar a gestação. Caso o teste deu negativo, mas os sintomas da gravidez persistirem, repita o depois de alguns dias. Mas para ter certeza, faça o exame de sangue, se der negativo (com hCG abaixo de 5 IU/l), você não está grávida mesmo.

 

Quando o resultado do teste de farmácia for negativo, só aparecerá uma listra ou um sinal de negativo (-).

Tipos de teste de gravidez

São vendidos, basicamente, dois tipos de teste. Um vem com um recipiente pequeno para se colocar a urina. Depois que o líquido for colido, é só mergulhar a tira branca do teste no copo e aguardar o tempo recomendado pelo fabricante. Se aparecer uma linha, o resultado é negativo e duas, positivo. Caso não apareça nenhuma, o teste falhou e você terá que fazer mais um.

O outro é mais prático, mas também mais caro. Você fará o xixi na própria caneta-bastão e esperará o tempo indicado para aparecer o resultado.Independente do tipo e da marca que você escolher, leia bem a bula. Elas são bem explicativas e não deixam dúvida para o azar, trazendo o passo a passo correto do uso do produto. Existem alguns dias que pedem que o teste seja feito com a primeira urina do dia, outros não.

Teste de gravidez Confirme

O teste mais conhecido no mercado é o Confirme em Tira, você encontra na Drogaria Onofre por apenas R$9,98 .

Teste de gravidez Confira

O teste de gravidez Confira é muito parecido com os seus similares, sua diferença é a largura do teste que é maior, o que permite facilidade no manuseio e aumenta área do teste. Outra vantagem do Confira é o recipiente exclusivo para coletar a urina do teste.

Teste gravidez Confira 5 minutos. Foto: Trocando fraldas.

Teste de gravidez Maxtest

Assim como o Confira, Maxtest detecta a gestação através do hormônio HSG, que em caso de gravidez, estará presente na urina. Quando o resultado é a formação de uma faixa rosa na área de teste da fita é sinal de positivo para a gestação. A vantagem do Maxtest é a eficiência do resultado, o teste pode ser efetuado já no primeiro dia de atraso da menstruação.

Teste de gravidez Strip Easy Test



Para que o resultado do teste seja correto, coloque o Strip Easy na amostra por 10 a 15 segundos sem ultrapassar a linha máxima. Espere por 3 a 10 minutos para ler o resultado. Quando positivo, duas linhas vermelhas e negativo uma única linha vermelha.

 

Teste de gravidez Unitest Plus

Unitest também tem um método rápido, seguro e eficaz para a confirmação da gestação. Quando feito corretamente, ele garante precisão melhor que 99%. Veja como fazer o teste de gravidez de farmácia passo a passo:

como usar um teste de gravidez

teste gravidez farmacia preço

Passo a passo da bula Unitest Plus. Fonte: Onofre.

Teste de gravidez BioEasy

O teste de farmácia da Bioeasy qualifica por sua alta confiabilidade e segurança, além da facilidade na realização e interpretação dos resultado, que impressionam no tempo: apenas 2 minutos.

teste de gravidez de farmacia pode dar errado

Teste de farmácia rápido, seguro, prático e eficaz. Foto: Pharmasu

Teste de gravidez GravTest

Para realização do teste, se utiliza uma amostra da urina da manhã, que contém concentração maior de HCG. O Gravtest recomenda não urinar por, pelo menos, 6 horas antes de fazer o teste. A precisão do Gravtest é de 99,5% quando realizado corretamente.

teste de gravidez farmácia confiável

Teste de Gravidez Farmácia Gravitest e sua eficacia. Foto: Name-list.

Teste de gravidez Clearblue Digital

A Clearblue inovou no mercado de testes, e agora além do teste comum, em que quando o sinal é positivo (+) você está grávida e quando negativo (-) o resultado é de não grávida, recentemente foram lançados os testes de gravidez digital, no qual, em caso de gravidez, indica o período em semanas da gestação. (Adquira seu Clearblue digital aqui)

 

Como fazer Testes de Gravidez caseiros?

Caso não queira comprar nenhum teste de farmácia, existem algumas opções caseiras de testes de gravidez, mas é importante frisar que nenhum destes testes são 100% confiáveis. Para confirmar sua gestação, faça o exame de sangue. Vamos aos testes caseiros?!

Teste de gravidez com vinagre

Para esse teste você vai precisar de: 1 copo/recipiente de plástico transparente, 1 palito de picolé e 2 colheres de sobremesa de vinagre.

Reserve a urina coletada no copo, acrescente o vinagre e com o palito misture os líquidos. Se a mistura espumar bastante e alterar sua cor ficando semelhante a cerveja, o resultado é positivo.

Teste de gravidez com cloro

Neste teste você só precisará de uma tampinha de cloro e da urina reservada em um recipiente.

Misture os dois e caso a coloração do liquido fique escura, você provavelmente está grávida.

Teste de gravidez com água sanitária

Utilize um copo para reservar a urina, acrescente uma tampinha de água sanitária e misture.

Neste teste de gravidez caseiro, o positivo será indicado se o líquido ficar em uma tonalidade laranja, se não alterar a cor da mistura o teste deu negativo.

Teste de gravidade qual a cor do positivo

Teste de Gravidez com a urina caseiro- feito com água sanitária. Foto: YouTube

Teste de gravidez com agulha

Para o teste caseiro você precisará de: 1 recipiente com tampa e 1 agulha, de preferência nova e sem ferrugem.

Coloque a urina no recipiente junto com agulha, e reserve o recipiente fechado por cerca de 8 horas. Se a agulha mudar sua cor natural, você poderá está grávida, se a agulha não mudar de cor, o teste deu negativo.

Teste de gravidez-ferver a urina

Um dos mais simples testes caseiros é de ferver a urina, basta colocar o liquido em uma panela de alumínio, levar ao fogo e esperar até ferver. Se a fervura ficar semelhante a do leite, com a espuma branca, o teste deu positivo, e quando ferver como a água, negativo.

Teste de gravidez- exame de sangue

IMPORTANTE: Todos os testes citados, sejam caseiros ou de farmácia, não possuem 100% de comprovação da gravidez. Para confirmar a veracidade de uma gestação, é preciso fazer um exame Beta HCG, só este teste pode ser considerado qualificado para a confirmação exata de que esteja grávida.

Como fazer teste de gravidez de farmácia passo a passo
Avalie esta matéria!






Um comentário em “Como fazer teste de gravidez de farmácia passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*