Dor no útero: o que pode ser?

A dor no útero pode causar desconforto e apreensão nas mulheres que sofrem com esse problema. Dúvidas sobre o motivo dessas dores são comuns e podem ter diversos motivos, acontecendo principalmente durante a gravidez. Conheça quais são as possíveis causas.

Dor no útero pode ser gravidez?

Durante a gravidez, o útero se torna mais sensível, pois está passando por uma fase de transformação para acomodar o bebê e se adaptar ao seu crescimento.

dor no útero

É normal sentir uma sensibilidade maior e dores na região do útero.

Infecção urinária é comum em gestantes?

Sim! A infecção urinária é comum na gravidez e causa ardência ao urinar, dor no pé da barriga e vontade de fazer xixi a toda hora. O odor da urina também pode se tornar mais forte.

Essa infecção é diagnosticada através de exames rotineiros de pré-natal e o seu tratamento é feito à base de antibióticos, que evita a proliferação das bactérias que provocam a infecção.

Prisão de ventre pode causar dor no útero?

Outra causa para a dor no útero pode ser por motivo de gases e prisão de ventre. Isso costuma ocorrer no fim da gestação por conta do peso do bebê, que acaba comprimindo o intestino e causando retenção de gases.

Para evitar que isso aconteça, o recomendado é tomar uma boa quantidade de água, além de consumir alimentos com fibras.

pontadas no utero

Foto: MomJunction

Deslocamento da placenta traz riscos para o bebê?

Após o primeiro trimestre da gravidez, pode ocorrer o deslocamento da placenta, trazendo riscos para a continuidade da gravidez. Os sintomas desse deslocamento são dor no útero, dores abaixo das costas, contrações e sangramento, podendo resultar em aborto ou então um parto prematuro.

Gravidez ectópica não é comum!

A gravidez ectópica ocorre quando o bebê está sendo formado do lado de fora do útero. Esse fato não acontece com frequência e só pode ser observado por volta da 10ª semana da gravidez, através de um ultrassom. Os sintomas são fortes dores em um lado da barriga, náusea, sangramento vaginal e tontura. Após a confirmação da gravidez ectópica, o tratamento deve ser feito imediatamente.

Dor no útero pode indicar trabalho de parto?

Dor no útero na gravidez

Foto: El Embarazo

A dor no útero também pode indicar o trabalho de parto quando acontece no último trimestre da gestação. Por isso, é preciso observar se as dores estão acompanhadas de um corrimento, secreção vaginal e contrações, pois pode significar que a hora do bebê nascer chegou.

Se você tiver dúvidas em relação a dor no útero que estiver sentindo, o melhor a fazer é informar ao obstetra o que está acontecendo.

Atenção para a dor no útero na gravidez!

Na fase gestacional, apesar de ser comum sentir certo desconforto na região uterina, é preciso observar se as dores estão acompanhadas de outros sintomas, como sangramento, inchaço na região da vagina ou corrimentos, o que pode sinalizar algum problema que pode causar riscos para a gravidez.

Caso isso aconteça, será necessário informar imediatamente ao médico, para que exames sejam feitos para analisar as causas desses sintomas e iniciar o tratamento mais adequado.